Já foi o tempo que era comum ouvir que manter a barba é sinal de desleixo ou rebeldia. Atualmente, o jogo virou e ela é símbolo de personalidade e estilo. Além de ajudar a valorizar a beleza masculina.

Mas devido à enorme variedade de modelos, é comum que as pessoas fiquem um pouco indecisas para escolher.

Não há regras e o melhor é usar aquela que mais se adapta à preferência do homem, porém, há alguns modelos que, em geral, combinam mais com cada formato de rosto.

Então, nada melhor e mais prático do que conferir as principais barbas e escolher aquela que melhor combina com você.

Para ficar mais fácil, nós vamos separá-las por tamanho, ou seja, modelos de barba curta e outros de barba grande.

Leia mais: Dicas e cuidados para cada tipo de cabelo masculino

4 modelos de barba curta

Começando pela barba curta, há alguns modelos que são, em geral, mais próximos à aparência formal e clean, logo que deixa a pele do rosto mais à mostra. 

Apesar de ser um tamanho curto, isso não significa que não precisa cuidar dela. Ela exige tanto cuidado como uma barba grande, o que vai diferenciar é a maneira de como cuidar.


Para estes casos, uma boa espuma de barbear, lâminas adequadas e hidratantes devem ser essenciais para mantê-las de uma forma saudável. 

Acompanhe alguns modelos de barba curta:

Barba por fazer

O modelo “barba por fazer” é um dos mais comuns. De um modo descontraído, é como se você esquecesse o caminho da barbearia por uns dias e não tivesse nenhum aparador em casa.

Mas não tão é simples assim.

Apesar do nome, esse modelo necessita de cuidados, principalmente no tamanho, sendo necessário apará-la com certa regularidade, sempre de 3 a 4 dias. 

Você pode usar um barbeador, de maneira uniforme, ou criar um degradê em áreas com falhas, diminuindo os defeitos.

Isso porque a sua principal característica são os pelos bem curtos ao redor de todo o rosto, capaz de trazer um visual mais rústico.

Mas também existem algumas variações, como barbas mais serradas ou com pelos ralos, que ficam mais espalhados no rosto.

Ela é ideal para homens com rostos quadrados, retangulares e ovais.

Barba real

A barba real era muito comum no século XVI e está voltando como tendência. Esse modelo se caracteriza por causa dos pelos concentrados no bigode e no queixo, mas que não contornam a boca.

Já para o formato do rosto, esse modelo combina mais aqueles redondos ou quadrados, pois é como se fosse a junção do bigode e do cavanhaque.

O modelo é perfeito para aqueles homens que desejam afinar o rosto, deixando o queixo mais alongado.

Cavanhaque

Como acabamos de mencionar o cavanhaque, nada melhor do que falarmos dele na sequência. Nesse modelo, os pelos se concentram no queixo e somente nessa região.

Muito comum nas décadas de 80 e 90, essa barba resistiu ao tempo e continua muito comum atualmente.

Embora todos os tipos de cavanhaque sigam o mesmo aspecto, com mais volume de pelos na região do queixo, existem vários tipos. O que diferencia um do outro é a forma, o design e o comprimento. 

Assim como a barba real, esse modelo pode dar uma afinada no rosto, inclusive até mais do que o modelo anterior.

Já para os rostos quadrados e redondos ele também pode combinar muito bem, justamente para dar um sensação de simetria na face.

Jawline (na linha do maxilar)

Por último, dentro do tamanho de barba curta, está aquele modelo conhecido como Jawline. Se for traduzido de maneira livre, é quando os pelos se concentram na linha do maxilar.

Nesse estilo, os pelos são aparados e desenhados, justamente para acompanhar o maxilar. Com um acabamento degradê, esse modelo pode ser uma boa opção.

Para quem sofre com falhas nessas regiões, a Jawline pode ser uma ótima escolha, porque ela concentra os pelos na linha do queixo, seguindo todo o maxilar.

Como os pelos da bochecha são removidos, qualquer falha que houver ali não será notada.

Ela é recomendada para aqueles rostos em formatos mais ovais e retangulares.

4 modelos de barba grande

Depois de falarmos de alguns modelos de barba curta, chegou a hora da barba grande ou longa. 

Adotada por muitos há alguns anos, esses modelos fazem bastante sucesso hoje. Inclusive, é comum observar produtos e salões especializados no modelo.

São usadas especialmente para dar aquela impressão mais rústica e combinam com qualquer estilo de rosto.

Porém, é preciso ter alguns cuidados na hora de cuidar delas. Isso porque é necessário sempre mantê-las limpas e hidratadas, e dependendo do tamanho isso pode não ser uma tarefa tão fácil.

Por tratar-se de uma barba grande, os cuidados são essenciais. Óleos, shampoos, e cremes são excelentes armas para deixar essa barba ainda mais estilosa.

Mas, por outro lado, uma barba dessas bem cuidada é de dar inveja a qualquer viking. 

Leia mais: Melhores perfumes masculinos: 11 opções nacionais e importadas

Então confira alguns dos principais modelos de barbas grande a seguir.

Lenhador ou Lumberjack

Para começar, que tal já irmos falando da mais conhecida. A tal barba de lenhador, ou Lumberjack, é um dos modelos mais populares e estilosos. 

É caracterizada por pelos longos, bem alinhados e pontas grossas ou arredondadas, enquanto que nas regiões das bochechas os fios são menores e diminuem de forma gradual. Isso cria um efeito mais alongado no queixo.

Ela consegue trazer toda a ousadia para o visual, sendo perfeito para rostos de formatos quadrados e retangular.

Full Beard

Na sequência, nós temos a Full Beard, uma barba com grande volume de pelos e capaz de proporcionar uma aparência mais uniforme à face.

É recomendada para um formato de rosto arredondado ou triangular.

É muito semelhante com o modelo lenhador. Porém, a diferença é que a Full Beard possui os pelos uniformes, enquanto a lumberjack tem um tamanho menor nas bochechas, justamente para criar esse efeito alongado.

Ducktail

Outro modelo muito comum de quem usa a barba grande é a Ducktail, também conhecida como bico de pato. 

Apesar de ser considerada uma barba grande, a lateral dela possui um comprimento médio. Já na região mais central do rosto esse estilo de barba é mais cheio. 

É muito comum que as pessoas usem ela combinando com um degradê nas costeletas, que vai até o cabelo. Assim, dá aquela sensação de que a barba vai afunilando nas extremidades.

Ou seja, ideal para rostos ovais ou redondos, pois é capaz de afinar o queixo.

Bandholz

Por último, temos um dos modelos mais ousados até aqui. A bandholz possui características inconfundíveis: bigode comprido e barba longa.

Esse modelo é perfeito para homens com um formato de rosto mais triangular, pois devido ao seu aspecto cheio e longo, acaba equilibrando o visual.

Combina bem para quem possui um estilo mais ousado e espírito aventureiro. Mas, ao mesmo tempo, ela consegue trazer uma aparência mais clássica.


A barba está em alta e, hoje, é um cuidado comum de muitos homens.

Além do modelo, manter os cuidados com os pelos é essencial para uma face harmônica e uma barba saudável.

Veja mais matérias de beleza masculina no Minuto Saudável!! 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *