Hipertensão e outros problemas estão associados ao excesso de ácido úrico

0

A gota não é o único problema causado pelos níveis elevados de ácido úrico no organismo. Esta substância, que é produzida naturalmente pelo corpo, também pode causar problemas como hipertensão e pedras nos rins.

Como acontece

A sua produção é resultado da metabolização da proteína purina. Contudo, esse composto também pode estar presente em diversos alimentos. E, é possível que o seu excesso aconteça quando o organismo sente dificuldade em eliminar a substância, ou quando acontece a sua ingestão em grandes quantidades.

Esse distúrbio metabólico pode levar a cristalização da substância, ocasionando a gota. Casos de hipertensão, problemas cardiovasculares, pedras no rim e artrite também são consequências dessa alteração. Os cristais se assemelham à pequenas agulhas, e se depositam em qualquer parte do corpo, inclusive em articulações e órgãos.

 

O que evitar nas refeições?

Pessoas com excesso de ácido úrico devem estar atentas aos alimentos consumidos, pois grande parte deles pode contribuir para o surgimento de crises:

  • Bacon;
  • Carne vermelha;
  • Bacalhau, sardinha e salmão;
  • Embutidos;
  • Bebidas que contenham álcool;
  • Miolo, fígado e outros miúdos;
  • Tomate e seus derivados.

O tratamento

Os cuidados devem começar ainda em casa, com a mudança dos hábitos alimentares e o controle do peso. O tratamento de determinadas doenças como, diabetes e colesterol alto também ajuda a evitar maiores complicações.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.