A gota não é o único problema causado pelos níveis elevados de ácido úrico no organismo. Esta substância, que é produzida naturalmente pelo corpo, também pode causar problemas como hipertensão e pedras nos rins.
Como acontece
A sua produção é resultado da metabolização da proteína purina. Contudo, esse composto também pode estar presente em diversos alimentos. E, é possível que o seu excesso aconteça quando o organismo sente dificuldade em eliminar a substância, ou quando acontece a sua ingestão em grandes quantidades.
Esse distúrbio metabólico pode levar a cristalização da substância, ocasionando a gota. Casos de hipertensão, problemas cardiovasculares, pedras no rim e artrite também são consequências dessa alteração. Os cristais se assemelham à pequenas agulhas, e se depositam em qualquer parte do corpo, inclusive em articulações e órgãos.
Leia mais: Ácido úrico baixo: o que pode ser? Quais são os sintomas?
O que evitar nas refeições?
Pessoas com excesso de ácido úrico devem estar atentas aos alimentos consumidos, pois grande parte deles pode contribuir para o surgimento de crises:
- Bacon;
- Carne vermelha;
- Bacalhau, sardinha e salmão;
- Embutidos;
- Bebidas que contenham álcool;
- Miolo, fígado e outros miúdos;
- Tomate e seus derivados.
O tratamento
Os cuidados devem começar ainda em casa, com a mudança dos hábitos alimentares e o controle do peso. O tratamento de determinadas doenças como, diabetes e colesterol alto também ajuda a evitar maiores complicações.