Pele seca
A pele seca tem como principal característica a falta de oleosidade, que a deixa mais opaca e, sem os cuidados necessários, descascada. É um tipo mais sensível. Com facilidade, pode apresentar alergias e irritações em relação a produtos, roupas e temperatura. Em estações mais frias, como outono e inverno, a pele seca sofre ainda mais. Por isso, a hidratação se torna indispensável para evitar que o tecido cutâneo seja agredido.

Principais características da pele seca

As glândulas sebáceas de uma pessoa com pele seca normalmente são menores em tamanho e quantidade. Como consequência, a derme não tem oleosidade na quantidade certa e, por isso, acaba sendo bem o oposto em quem tem a pele oleosa ou até mesmo mista. Outras características desse tipo de pele é a sua incapacidade em não reter muito bem a água, perdendo facilmente a hidratação. Assim, torna-se seca tanto pela falta de oleosidade quanto de água. Por esses fatores, a pele seca é um tipo de pele que tende as seguintes condições:
  • Ressecar;
  • Descamar;
  • Ter coceira mais facilmente;
  • Ser mais sensível e fina do que os outros tipos de pele;
  • Ficar repuxando (especialmente sem hidratação e no inverno, com temperaturas baixas);
  • Ter um aspecto opaco e sem brilho.

Diferença entre pele seca e ressecada

Muitas pessoas se referem à pele seca como um tipo ressecado ou desidratado, como se fossem sinônimos. No entanto, não é a mesma coisa. Esse tipo é caracterizado pela falta de oleosidade, por não ter glândulas sebáceas em grande quantidade. Ou seja, é a falta de óleo na pele. Uma pele ressecada ou desidratada está relacionada à falta de água. Por isso, é possível que alguém com pele mista ou oleosa também tenha uma pele ressecada.

Como cuidar da pele seca?

Por ser mais sensível, a pele seca exige alguns cuidados extras no dia a dia. A limpeza, a hidratação, a escolha certa dos produtos, o cuidado com a temperatura da água no banho e o uso de algumas máscaras hidratantes são algumas das principais dicas para uma rotina de beleza para a pele seca.

Limpeza

Mesmo não sendo uma pele oleosa, a pele seca precisa também ser bem higienizada. Uma limpeza correta é ideal para livrá-la de impurezas como poluição e maquiagem, que também fazem mal ao tecido cutâneo. A maior preocupação nessa etapa é saber escolher produtos que não removam a oleosidade. Para isso, o ideal é procurar sabonetes que sejam também hidratantes.

Hidratação (rosto e corpo)

A hidratação é um dos cuidados mais importantes com a pele seca. Para o rosto, região mais exposta a agentes externos, como frio e poluição, o uso de hidratantes deve ser feito rotineiramente. Além de ajudar a devolver a hidratação da pele, os cremes ajudam a atrair a umidade e retê-la na camada mais superficial da pele (epiderme). Isso é importante para que a pele fique mais bonita, viçosa e saudável. O uso de cremes hidratantes para o corpo também é necessário, pois quem tem a pele seca também sofre com ressecamento em outras regiões além do rosto, especialmente nas mãos, joelhos, canelas, cotovelos e pés. A falta desse cuidado pode provocar rachaduras, dor, coceira e descamação na pele.

Banho morno ou frio

Quem tem pele seca deve estar atento à temperatura da água na hora do banho, pois a água quando muito quente é capaz de remover a gordura da pele. O ideal é tomar sempre banhos mornos ou frios.

Produtos certos para o tipo de pele seca

Os produtos certos para a pele seca devem ser aqueles com ação hidratante, para preservar a oleosidade da derme. As maquiagens, cremes hidratantes e protetores solares também não precisam ser com toque seco ou oil free. Preferencialmente, os produtos devem ser em cremes, pois são mais emolientes e, assim, devolvem o brilho à pele que é normalmente opaca. Na hora da compra de algum produto, as pessoas de pele seca devem evitar aqueles que possuem ácido salicílico (que pode afinar ainda mais a pele) ou hidratantes com álcool.
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade