Exame Clearance de Creatinina: o que é, para que serve, resultados

4

O que é o clearance de creatinina?

Clearance de creatinina é um exame feito para avaliar a função dos rins. Ele faz isso comparando a quantidade de creatinina no sangue e na urina. Os rins servem para filtrar o sangue e entre outras substâncias eliminam a creatinina extra nele.

A creatinina é uma substância produzida naturalmente pelos músculos e eliminada pelos rins. Se os valores estiverem alterados, pode significar que a função dos rins está alterada.

Índice – neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. O que é o clearance de creatinina?
  2. Creatinina
  3. Pra que serve o clearance de creatinina?
  4. Como é feito o exame de clearance de creatinina?
  5. Quando o exame deve ser feito?
  6. Contraindicações do exame de clearance de creatinina
  7. Cuidados pré-exame e pós-exame
  8. Resultados do exame de clearance de creatinina
  9. O que pode afetar os resultados?
  10. Grávidas podem fazer o exame de clearance de creatinina?
  11. Riscos do exame de clearance de creatinina
  12. Perguntas frequentes

Creatinina

Trata-se de uma substância produzida pelos músculos a partir da creatina, um composto de aminoácidos. Quanto mais massa muscular a pessoa possui, maior a quantidade de creatina em seu corpo e mais creatinina é produzida.

Esta substância é usada como marcador. Se a creatinina está elevada no sangue, significa que os rins não estão conseguindo filtrá-la de maneira efetiva. Se a creatinina não está sendo filtrada, é provável que outras substâncias, como toxinas, também estejam se acumulando no sangue.

O excesso de creatinina no sangue é sinal de que os rins podem estar trabalhando de maneira insuficiente.

Sintomas de excesso de creatinina

Apesar de a substância não ser perigosa, seu excesso pode causar alguns sintomas. São eles:

  • Cansaço;
  • Falta de ar;
  • Inchaço das pernas ou braços;
  • Confusão frequente;
  • Náuseas e vômitos.

Pra que serve o clearance de creatinina?

O exame de clearance de creatinina serve para avaliar a funcionalidade dos rins. A creatinina é uma substância produzida pelo corpo que os rins eliminam o tempo todo.

A comparação entre a creatinina do sangue e da urina pode indicar problemas nos rins. Os resultados são excessos da substância. Se houver pouca creatinina na urina e muita no sangue, os rins podem não estar conseguindo realizar seu trabalho, causando acúmulo de creatinina e de outros materiais que deveriam ser filtrados pelos rins.

Este exame é capaz de detectar a insuficiência renal em fases iniciais.

Como é feito o exame de clearance de creatinina?

Os processos para o exame de clearance de creatinina são os seguintes:

Coleta de urina

A coleta de urina deve ser feita no decorrer de 24 horas. É fornecido um recipiente onde o paciente deve urinar durante este tempo e, no final, ele deve ser fechado e levado para o laboratório ou hospital.

No caso de mulheres, recomenda-se que a coleta da urina não seja realizada durante o período menstrual.

Coleta de sangue

A coleta de sangue é realizada no hospital ou laboratório. Ela precisa ser realizada com no máximo 72 horas de diferença da coleta de urina, então é comum que seja realizada logo no início ou no final do processo de coleta de materiais.

O paciente, sentado, tem um garrote (tubo de látex ou elástico) amarrado no braço para interromper o fluxo de sangue, permitindo que as veias fiquem mais visíveis para o profissional que fará a coleta.

Uma agulha é inserida na veia (este procedimento pode ser repetido caso o profissional não consiga acertar a veia na primeira tentativa) e o sangue é retirado por uma seringa e depositado em um tubo.

Depois disso, a agulha é retirada e um curativo é feito para estancar o sangramento. O material então é enviado para o laboratório junto da urina.

Exame

No laboratório, é feita a medição da quantidade de creatinina no sangue e na urina. Os valores são colocados em uma fórmula que leva em consideração o peso, idade e sexo biológico do paciente. Os valores que resultam da fórmula são os resultados, que saem em poucos dias após a realização da coleta.

Quando o exame deve ser feito?

O exame de clearance de creatinina deve ser realizado a pedido do médico, que decide se ele será necessário. Algumas indicações são:

Histórico de doença renal na família

Doenças renais podem ser genéticas, portanto se você tem alguém na família com este tipo de doença, o exame é recomendado de tempos em tempos para que haja o acompanhamento do estado dos rins.

Pacientes de doenças que podem causar problemas nos rins

Algumas condições podem representar riscos para o sistema renal. Entre elas estão a diabetes, hipertensão, obesidade, infecções urinárias, gota, pessoas com ácido úrico elevado, rins policísticos, entre outras. O exame é recomendado nesses casos para prevenir doenças renais.

Uso de medicamentos que alteram função renal

Diversos medicamentos são filtrados pelos rins e podem alterar a função renal. É necessário acompanhar os pacientes que tomam este tipo de medicamento. Seu médico irá lhe informar ao receitar um medicamento que possa alterar suas funções renais.

Fumantes

Tabagismo pode causar disfunções em todos os órgãos do corpo. Fumantes devem estar sempre atentos ao seu estado de saúde, e exames como o clearance de creatinina devem estar inclusos nessa atenção.

Acima dos 50 anos

Com a idade, os órgãos podem começar a mostrar falhas. Fazer exames de rotina para acompanhar o funcionamento dos rins pode ser indicado acima dos 50 anos de idade.

Contraindicações do exame de clearance de creatinina?

O exame de clearance de creatinina envolve apenas a retirada de uma pequena quantidade de sangue e coleta de urina, portanto não existem contraindicações.

Cuidados pré-exame e pós-exame

Por ser um exame extremamente simples, poucos cuidados são necessários.

Pré-exame

Carne

Recomenda-se evitar comer carne durante no dia anterior e durante a coleta de urina, já que a carne altera a quantidade de creatinina no sangue.

Jejum

Alguns tipos de exame de sangue pedem jejum, mas nem todos os laboratórios o requisitam para o exame de creatinina. Quando ele for requisitado, deve ser em torno de 3 a 8 horas antes da retirada de sangue.

Pós-exame

Movimentos

Após a retirada de sangue, recomenda-se não fazer força ou movimentar muito o braço do qual o sangue foi removido durante o resto do dia para evitar sangramentos.

Comer

Nos casos em que o jejum é requisitado para o exame de sangue, recomenda-se uma alimentação leve logo após a retirada do sangue.

Resultados do exame de clearance de creatinina

Os resultados do exame indicarão se existe alteração na quantidade de creatinina de seu sangue. Qualquer alteração na funcionalidade do rim pode reduzir sua capacidade de filtragem e de outras funções que ele realiza.

Caso haja deficiência na filtração dos rins, a creatinina se acumula no sangue e aparece na urina. Isso também acontece com outras substâncias que deveriam ser filtradas pelos rins e isso pode causar sérios problemas.

Quando a função dos rins está diminuída, o resultado é menor do que os valores de referência e quando ela está aumentada, o valor sobe. Isso acontece porque o exame não mede a quantidade de creatinina no sangue, mas a quantidade de creatinina filtrada pelos rins.

Valores de referência

Estes são os resultados esperados do exame. Se seu exame de clearance de creatinina está dentro destes valores, ele está saudável. A medida mostra a quantidade de creatinina que é filtrada por minuto nos rins.

  • Homens: 85 – 125 mL/min/1,73 m²;
  • Mulheres: 75 – 115 mL/min/1,73 m²;
  • Crianças: 70 – 140 mL/min/1,73 m².

O que pode afetar os resultados?

Função renal reduzida

A função renal reduzida indica insuficiência renal e irá fazer com que os resultados estejam abaixo dos valores de referência. A condição precisa ser tratada, já que rins pouco eficientes não conseguem filtrar o sangue e acontece acúmulo de substâncias tóxicas nele.

Exercícios

Exercícios aumentam os valores de creatinina filtrada por minuto nos rins.

Carne

A carne aumenta a quantidade de creatinina no sangue.

Medicamentos

Certos medicamentos podem alterar a função renal, o que aparece no exame de clearance de creatinina, podendo aparecer como um excesso da substância na urina ou no sangue. Seu médico pode dizer quais são estes medicamentos e, se você toma algum deles, isso será levado em consideração durante o exame.

Dependendo do tipo de medicamento, pode ser necessário suspender seu uso para o exame. Por exemplo a hidantoína, ácido ascórbico e trimetoprim são medicamentos que podem causar problemas para urinar. Entretanto, apenas o médico pode indicar isso e você não deve interromper o uso de medicamentos por conta própria.

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas neste site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Grávidas podem fazer o exame de clearance de creatinina?

Não existe contraindicação para grávidas fazerem o exame, mas a gravidez deve ser levada em consideração para os resultados, já que eles serão alterados. A gravidez aumenta a velocidade de filtração dos rins, mas isso é um fato conhecido pelos médicos.

Sabendo que a gravidez existe, ela entra na conta e os resultados considerados normais se alteram, ficando um pouco acima do normal.

Este exame não costuma ser requisitado para grávidas, mas pode ocorrer caso a mulher tenha alguma doença renal já diagnosticada.

Riscos do exame de clearance de creatinina

O maior risco que existe no exame de clearance de creatinina é o profissional coletando o sangue errar a veia muitas vezes ou atravessá-la sem querer com a agulha, o que é bem chato, mas não é perigoso.

É importante que, caso existam problemas de coagulação ou haja utilização de medicamentos anticoagulantes, o médico seja avisado, já que sangramento contínuo após a coleta é possível.

Não existem riscos relacionados ao exame de clearance de creatinina.

Perguntas frequentes

Por que a urina deve ser coletada no decorrer de 24 horas?

A coleta de urina acontece no decorrer de um dia inteiro pois a quantidade de creatinina nela varia de acordo com o momento do dia por conta da alimentação e outros fatores. É necessária uma média da quantidade de creatinina na urina durante um dia inteiro para que o exame seja preciso.

Para isso, a primeira urina do dia deve ser ignorada, seu horário deve ser anotado e, a partir desse momento, todas as urinas feitas nas 24 horas seguintes devem ser coletadas no mesmo frasco.


O exame de creatinina é realizado para identificar a possibilidade de insuficiência renal precoce. É um exame importante que pode ser feito com facilidade. Compartilhe este texto com seus amigos para que eles saibam mais sobre este exame.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,83 de 5)
Loading...

4 Comentários

Atenção: os comentários abaixo são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Faço hemodiálise e minha creatinina tá baixando. Ela tava 12 mês retrasado e mês passado caiu pra oito e agora tá sete

  2. Gostei muito dos esclarecimentos. Tenho 60 anos, há 20, em tratamento de DM II. Mãe e irmãos diabéticos. Muitos diabéticos na família materna. Nunca médico algum tinha solicitado esse exame. Agora um Endocrinologista o solicitou com urgência, por isso a curiosidade de pesquisar sobre o assunto. Deveríamos ser mais bem informados pelos médicos. Vou compartilhar essa informação com meus irmãos e amigos.

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.