Saúde

Síndrome Nefrótica: o que é, o que causa e sintomas

Publicado em: 18/03/2022Última atualização: 18/03/2022
Publicado em: 18/03/2022Última atualização: 18/03/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

A Síndrome Nefrótica é uma condição na qual há um aparecimento de diversos sintomas que indicam que há um mau funcionamento dos rins. A condição pode atingir desde as crianças até idosos, mas tem grande incidência entre as crianças de 2 a 5 anos, afetando mais meninos do que meninas. 

Continue lendo o artigo para descobrir o que causa, quais os sintomas, diagnóstico e tratamento para este distúrbio dos rins.

O que é e o que causa a Síndrome Nefrótica?

A Síndrome Nefrótica é um distúrbio dos rins que elimina de forma abundante proteínas por meio da urina (proteinúria). A condição tem como consequência níveis reduzidos de proteínas como a albumina (responsável por regular os níveis de líquidos nos vasos sanguíneos) no sangue, maior chance de formação de coágulos e maior vulnerabilidade a infecções.

A síndrome é desencadeada por uma modificação do glomérulo renal, parte dos rins que filtra o sangue, ou seja, que separa aquilo que o organismo precisa do que ele não precisa. 

Suas causas podem ser classificadas como  primárias e secundárias, sendo as primárias doenças que afetam apenas os rins, a glomeruloesclerose segmentar focal (GESF). Já as secundárias podem surgir por conta de uma série de outros distúrbios, como a hepatite, AIDS, diabetes mellitus ou lúpus.

Além disso, medicamentos nefrotóxicos (tóxicos para os rins) e hereditariedade também podem desencadear a condição.      

Publicidade
Publicidade

Quais são os sintomas da Síndrome Nefrótica?

Os sintomas da síndrome são:

  • Inchaço (edema) nas pálpebras, rosto, tornozelo, pés e abdômen;
  • Mal-estar;
  • Dor abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Urina com espuma.

Se você possui algum dos sintomas citados acima, procure imediatamente ajuda médica! Quando mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o resultado do tratamento.

Publicidade
Publicidade

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico do distúrbio é feito por meio de exames de urina, sangue e por biópsias e/ou imagens dos rins. O (a) médico (a) baseia-se nos sintomas, exame físico e laboratoriais e, a partir do diagnóstico, investiga as prováveis causas da síndrome.    

Exames de sangue são feitos para o diagnóstico da condição.

Leia também: O que é e o que causa anúria, sintomas e tratamento 

Tratamentos para Síndrome Nefrótica

Para tratar a síndrome é necessário tratar o distúrbio que a desencadeou. Normalmente, o (a) médico (a) busca reduzir a eliminação abundante de proteínas pela urina e os sintomas com o tratamento. Podem ser receitados medicamentos para pressão alta, anti-inflamatórios, antibióticos, diuréticos, ou imunossupressores, dependendo do quadro atual do (a) paciente. 

É importante ressaltar que apenas um (a) médico (a) pode receitar e orientar o tratamento para a síndrome.   

Publicidade
Publicidade

Dieta para pacientes diagnosticadas (os) com Síndrome Nefrótica

Devido ao alto número de nutrientes excretados na urina, os (as) pacientes diagnosticados com a síndrome podem ter deficiência nutricional, e, por isso, em conjunto com o tratamento médico, devem ter acompanhamento com nutricionista especializado (a) em nutrição para pacientes com problemas nos rins.

Os (as) pacientes devem seguir uma dieta controlada, com baixo teor de sódio, gorduras e colesterol. A prioridade é consumir grãos integrais, frutas e vegetais e demais alimentos que auxiliam a controlar o inchaço e a diminuir o colesterol total e o LDL.      

O paciente deve ter acompanhamento de um (a) nutricionista.

Síndrome Nefrótica tem cura?

A Síndrome Nefrótica tem cura apenas quando é desencadeada por distúrbios que podem ser curados, como infecções e pelo consumo de medicamentos nefrotóxicos. Nos casos em que a síndrome foi desencadeada por distúrbios crônicos, como o lúpus e a diabetes mellitus, não há cura e sim o tratamento para a redução dos sintomas com o uso de medicamentos e de dieta específica. 

Além disso, é importante ressaltar que o (a) paciente é considerado curado (a) quando os sintomas da síndrome não se manifestam por um período de 5 anos. 

É possível prevenir a Síndrome Nefrótica?

A maioria das causas da síndrome não podem ser prevenidas, mas as seguintes ações devem ser tomadas para prevenir danos ao glomérulo renal: 

  • Manter a pressão alta e a diabetes sob controle;
  • Se vacinar contra infecções como a hepatite;
  • Quando receitado medicamentos nefrotóxicos, seguir corretamente as orientações do (a) médico (a) a respeito do uso. 

____________________

É importante se manter atento aos sinais e sintomas, principalmente se você possui alguma condição que pode afetar os rins. Ao aparecimento de quaisquer sintomas, procure um (a) médico (a). 

Acesse a categoria saúde do Minuto Saudável, para mais informações sobre doenças, sintomas, exames e tratamentos!

Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade