Muitas vezes, dores podem surgir e trazer incômodos que parecem comuns, como pressão ou desconforto na região da barriga. Às vezes, é só uma condição passageira, decorrente de uma cólica intestinal ou mesmo gases. Porém, outras vezes elas podem indicar condições mais sérias e precisam de investigação médica.
É o caso da dor no pé da barriga, assim descrita por muitas pessoas. Entenda o quadro e saiba como buscar ajuda:
A dor no pé da barriga pode ocorrer por diversas razões distintas. Na maioria das vezes, esse desconforto está relacionado com alguns órgãos internos localizados na região da barriga, como bexiga, útero e intestino. Mas também há casos em que a dor começa em outro local e chega até o pé da barriga.
Por ter diferentes causas, é importante se atentar para os sintomas e sinais que aparecem concomitantemente.
E, se for possível, buscar ajuda médica o quanto antes para ter um diagnóstico preciso e começar o tratamento adequado, diminuindo a dor no pé da barriga e descartando outros problemas de saúde mais graves.
Quem está com dor no pé da barriga pode estar com gases, também chamado de flatulências. Ocorre quando o gás se acumula dentro do sistema digestivo e causa desconfortos abdominais.
Geralmente, é bastante comum engolir ar enquanto a pessoa se alimenta, podendo ocasionar os gases. Além disso, alguns alimentos contêm hidrogênio, metano e dióxido de carbono e em excesso causam os gases abdominais.
Entre os alimentos que causam mais gases, podemos citar o repolho, o feijão, o brócolis, a lentilha, entre outros.
Não é considerado um problema grave de saúde. Com alguns medicamentos e mudanças na rotina alimentar, como beber mais água, consumir mais fibras e evitar alimentos que causam gases, é possível controlar ou evitar a dor na pé da barriga decorrente da flatulência.
É importante dar atenção quando, além dos gases, surgem dores persistentes na barriga, diarreia, vômitos, constipação e sangue nas fezes, pois pode ser indicação de alguma doença intestinal.
Algumas mulheres podem sentir dor no pé da barriga quando estão ovulando. O problema é conhecido como dor de ovulação ou dor do meio do ciclo. Pode acontecer com qualquer mulher em idade fértil.
Geralmente, aparece uma dor aguda ou uma cólica suave do lado do abdômen onde o ovário está liberando um óvulo. É menos comum mais pode ocorrer dos dois lados da barriga e é mais frequente entre o 10 e 16 dias antes da menstruação descer.
Essa dor de ovulação não causa perigo e costuma passar sem precisar de medicação, pois, na maioria das vezes, é um desconforto leve. A mulher também pode ter sangramento vaginal e algumas ainda sentem enjoos.
Mas, se a dor no pé da barriga persistir por vários dias e for intensa, é importante consultar um(a) ginecologista, que é responsável pela saúde feminina.
Isso porque essa dor no pé da barriga pode significar outros problemas de saúde mais graves como endometriose, ou seja, crescimento de tecido endometrial fora do útero, causando fortes dores na região.
Também pode indicar cistos nos ovários, quando aparece um tipo de bolsa de líquido dentro ou em torno do ovário.
As causas para a dor no pé da barriga pela ovulação ainda não estão totalmente claras. Sabe-se que pode ser devido a uma ruptura do ovário que libera sangue e fluidos em pequenas quantidades, levando a uma dor na região da barriga.
As gestantes podem sentir uma leve cólica e inchaços abdominais nas primeiras semanas de gravidez. Há um aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica e isso pode causar a dor no pé da barriga.
No entanto, se a dor for muito intensa, é importante consultar com um(a) obstetra para checar se está tudo bem com a gestação. Isso porque o sintoma pode estar presente na gravidez ectópica, ou seja, quando o embrião se desenvolve fora do útero.
Nesses casos, há dores fortes de um lado, inchaços e até mesmo pequenas hemorragias. Essa situação pode colocar em risco tanto o bebê quanto a mãe. Por isso, é fundamental buscar ajuda especializada.
Depende. Geralmente, a dor do lado direito da barriga indica excesso de gases no intestino. Mas, se a dor for muito intensa ou se prolongar por vários dias, pode ser um sinal de algo mais sério como apendicite ou pedra na vesícula.
A apendicite é uma inflamação no apêndice, que fica localizado no intestino grosso. A sensação de desconforto podem variar de acordo com cada pessoa.
Mas, além da dor intensa do lado direito, é comum surgirem enjoos, calafrios, febre e constipação. Quando há ruptura do órgão, a cirurgia é indicada para evitar infecção no peritônio (parede do abdômen).
Já a pedra na vesícula ocorre quando se formam cristais dentro da vesícula biliar. As pessoas com esses problemas podem não ter sintomas, mas se uma pedra bloquear o ducto cístico ou o ducto biliar comum, a pessoa pode sentir uma dor bastante semelhante com uma cólica abdominal. Ela, em alguns casos, irradia para as costas.
Já a dor no pé da barriga é do lado esquerdo pode indicar vários problemas de saúde como as doenças inflamatórias intestinais. Por exemplo, doença de Crohn, que pode afetar todo o sistema digestivo e ser fator de risco para câncer no intestino.
É bastante comum que as dores abdominais não sejam causadas apenas por um órgão. Além disso, o problema pode ocorrer no lado direito e depois irradiar para o lado esquerdo. Dessa forma, a pessoa sente uma dor forte na barriga inteira.
Além disso, sentir dor do lado esquerdo da barriga pode indicar outras condições de saúde como endometriose, obstrução intestinal, pedras nos rins, cistos no ovário, inflamação da vesícula e até câncer no intestino, por exemplo.
Por isso, é fundamental procurar um(a) médico e realizar exames para ter um diagnóstico e o tratamento adequado.
Quem tem dor no pé da barriga e apresenta algum tipo de corrimento vaginal pode ter algum tipo de doença inflamatória pélvica.
Esse problema de saúde acontece devido a uma infecção que pode afetar a vagina ou o colo do útero. Pode também atingir outras regiões como trompas e os ovários. Além disso, pode ocorrer devido a uma doença sexualmente transmissível.
Estima-se que uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica apresente sequelas a longo prazo. Entre elas, destaca-se a infertilidade, ou seja, incapacidade de ter filhos.
O sintoma mais comum é a dor abdominal baixa, que pode ocorrer durante o ato sexual. Também é comum aparecer febre, calafrios, náuseas, além de corrimento. Algumas mulheres podem ter coceira na vagina, sangramentos e forte odor vaginal.
A dor no pé da barriga pode ocorrer devido a diversas doenças. Por isso, o tratamento varia de acordo com o que causou a dor.
É importante se atentar se a dor vem acompanhada de outros sintomas como febre ou sangramentos. Nesses casos, é fundamental buscar ajuda médica imediata para evitar complicações ou colocar a vida em risco.
Mas, na maioria dos casos, o sintoma é resolvido com o uso de medicamentos apropriados para cada caso ou passa de forma espontânea.
A dor no pé da barriga pode indicar diferentes condições, desde as mais simples e corriqueiras, como os gases, até uma gestação. Por isso, vale prestar atenção em outros possíveis sintomas e buscar ajuda sempre sempre que alguma alteração surgir.
No Minuto Saudável você encontra mais informações sobre bem-estar e saúde!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.