Saúde

Cateterismo: para que serve? Quem precisa fazer?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Sendo um recurso específico da área cardiológica, o cateterismo é uma forma de conferir se a saúde cardiovascular está em dia e, assim, contribuir para a prevenção ou tratamento de doenças que podem comprometer o funcionamento adequado dessa estrutura.

Dado à importância, é válido conhecer melhor o procedimento como, por exemplo, quem deve realizá-lo e os riscos do exame. Por isso, na sequência, você irá saber tudo sobre cateterismo. Confira! 

Índice — neste artigo você vai encontrar: 

  1. O que é cateterismo?
  2. Qual é a diferença entre cateterismo e angioplastia? 
  3. Para que serve: qual a finalidade do exame de cateterismo?
  4. Quem precisa fazer cateterismo? 
  5. Como é feito o procedimento de cateterismo?
  6. É perigoso? Quais são os riscos?
  7. Como é a recuperação?

O que é cateterismo?

Estetoscópio e um objeto em forma de coração.
O cateterismo é um dos procedimento importantes para a saúde cardíaca.

O cateterismo cardíaco, também chamado de cinecoronariografia, angiografia coronária ou ainda estudo hemodinâmico, é uma técnica considerada invasiva, que tem como objetivo diagnosticar alterações que estejam afetando o sistema cardiovascular.

Também serve para  beneficiar intervenções terapêuticas, como a angioplastia coronária (procedimento para desobstruir as artérias restabelecendo a passagem do fluxo sanguíneo corretamente) e o valvuloplastia percutânea (modo de desobstruir as válvulas cardíacas). 

O sistema cardíaco compreende vários arranjos que garantem o transporte de sangue para todos os órgãos presentes no corpo, assim como a nutrição de oxigenação das células. Dessa forma, é importante averiguar com regularidade essa estrutura para não ter complicações, que quando estão em estágio avançado, podem levar à morte.

Por isso, o cateterismo é um meio de avaliar o sistema cardiovascular, em especial as artérias do coração, denominadas artérias coronárias, permitindo também analisar válvulas e o músculo do coração.

Além disso, o procedimento também é útil no tratamento de doenças como infarto (quando um coágulo impede o fluxo sanguíneo para o coração) e angina (acúmulo de placas de gordura nos vasos). Isso porque o cateterismo possibilita uma análise minuciosa do interior dos vasos sanguíneos e a remoção de gordura, melhorando a circulação cardíaca. 

Qual é a diferença entre cateterismo e angioplastia? 

A diferença entre cateterismo e angioplastia é que enquanto o cateterismo é classificado como um exame invasivo, que tem o propósito de diagnosticar doenças que estão prejudicando a estrutura cardiovascular, a angioplastia refere-se a uma intervenção cirúrgica tida como pouco invasiva, com a finalidade de abrir as artérias para que o fluxo sanguíneo ocorra de forma saudável.

Dessa forma, o cateterismo faz parte dos métodos empregados por um(a) médico(a) cardiologista para efetuar um diagnóstico com precisão, já a angioplastia é um tratamento destinado a pacientes que necessitam melhorar a circulação cardíaca.

Para que serve: qual a finalidade do exame de cateterismo?

Cateteres utilizados no exame de cateterismo.
O cateter é um tubo inserido em um vaso sanguíneo para estudar com maior detalhadamente essa estrutura.

O cateterismo  serve para detectar irregularidades que podem comprometer o fluxo sanguíneo. Portanto, com o exame é possível analisar diferentes áreas do sistema cardíaco, tanto do lado direito (parte que bombeia sangue rico em gás carbônico para os pulmões) quanto do esquerdo (responsável por bombear sangue rico em gás oxigênio para os órgãos).

De forma geral, as principais funcionalidades do cateterismo são:

  • Averiguar se as artérias coronárias estão dentro do padrão correto;
  • Verificar se as válvulas e o músculo cardíaco que formam o miocárdio, apresentam alguma lesão;
  • Retirar placas de gordura que estão obstruindo artérias e válvulas; 
  • Estudar a anatomia do aparelho cardíaco para saber se há alguma alteração na estrutura;
  • Identificar com maior precisão doenças congênitas em crianças. 

Quem precisa fazer cateterismo? 

Por ser de caráter invasivo, o cateterismo pode ser feito, na maioria dos casos, por pessoas que apresentam indícios de doença arterial coronariana (angina e infarto), da válvula cardíaca, dos vasos pulmonares, da artéria aorta ou defeitos congênitos cardíacos. Ou seja, trata-se de condições que comprometem o fluxo sanguíneo oferecido ao coração.

Dessa forma, se o paciente apresentar sintomas como dor e pressão no peito, o cateterismo pode ser recomendado para confirmar se alguma dessas doenças ou alterações congênitas estão  afetando o sistema cardiovascular da pessoa.

Como é feito o procedimento de cateterismo?

O procedimento de cateterismo é feito por meio da introdução de cateteres (tubos) dentro dos vasos sanguíneos, presentes tanto em membros superiores quanto inferiores. Dessa forma, juntamente com um equipamento de raio-x, o médico cardiologista poderá estudar o interior das artérias e averiguar as condições dessas estruturas. 

Ademais, para uma melhor visualização, é utilizada uma fórmula de contraste, um pigmento que ressalta placas ateroscleróticas (de gordura), possibilitando constatar a obstrução das artérias e assim retirá-las.

Algumas das orientações antes de realizar o exame são:

  • No dia anterior, consumir em torno de 2L de água;
  • O uso de medicamentos para diabetes deve ser suspenso 48 horas antes;
  • Pessoas com diabetes tipo 1, que necessitam de injeções de insulina, também devem suspendê-las por 48 horas antes do procedimento;
  • Remover os pelos da virilha (tricotomia) do lado direito e esquerdo; 
  • As unhas devem estar sem esmalte.

Vale destacar que outras recomendações podem ser feitas por um especialista responsável. Em geral, o exame dura cerca de 30 minutos, no entanto, considerando o tempo de preparo, pode levar de 5 a 9 horas.

É perigoso? Quais são os riscos?

Hematoma na pele.
Hematomas são uma das complicações que podem surgir pós exame.

Em função do cateterismo ser feito com instrumentos de alta tecnologia, o exame é seguro para a maior parte dos pacientes. No entanto, por ser um procedimento invasivo, em alguns casos podem ocorrer situações como:

  • Hematomas;
  • Sangramento;
  • Infecções;
  • Reação alérgica;
  • Danificação da parede das artérias;
  • Formação de coágulos;
  • Alteração na frequência de batimentos cardíacos;
  • Perfuração do tecido cardíaco.

Dependendo das condições de saúde do paciente, outras complicações podem ocorrer. Por isso, é importante comunicar ao médico o histórico clínico atual. Dessa forma, é possível evitar os riscos com maior precisão.

Como é a recuperação?

A recuperação do cateterismo envolve descanso prolongado e monitoramento do paciente (de 4 a 6 horas dentro da unidade hospitalar) para assegurar que não haja nenhuma alteração nas funções cardíaca e respiratória, assim como verificar se a pressão arterial está regular.  

Também é fornecido líquido para que o contraste aplicado para o exame seja eliminado do organismo. Ademais, outras orientações serão feitas pelo hospital para que o indivíduo possa retomar as atividades da rotina com cuidado.


Cuidar da saúde é imprescindível para ter qualidade de vida e continuar fazendo as atividades que você gosta. Por isso, além de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e o consumo de alimentos nutritivos, é necessário realizar check-ups com certa frequência, possibilitando a prevenção de doenças ou o diagnóstico precoce.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o Minuto Saudável e fique por dentro de tudo sobre saúde.

Fontes consultadas:

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade