Anualmente, são registrados cerca de 10 casos de maus tratos a cada 1.000 crianças. Além disso, cerca de 1 milhão de crianças são vítimas de maus tratos todos os anos, sendo que diversos fatores podem impactar diretamente no desenvolvimento da criança, seja positiva ou negativamente.
Esses fatores podem aumentar o risco de desenvolver transtornos mentais na idade adulta ou idosa, além de provocar outros riscos como uso de substâncias ilícitas e comportamentos disruptivos diante de um transtorno de conduta.
Portanto, o impacto dos maus tratos na infância causa modificações e podem durar toda a vida da criança, ocasionando, muitas vezes, depressão em idosos, redução da saúde física e piora da saúde mental, além de impactar diretamente no declínio cognitivo, ou seja, perda acentuada nas funções mentais.
Para saber mais sobre como os maus tratos infantis podem causar depressão, e os impactos da depressão na saúde, continue acompanhando o artigo!
Índice — Nesse artigo, você vai encontrar:
A depressão na infância pode ser causada por diversos fatores, pois, durante o período de desenvolvimento, vários eventos podem impactar diretamente no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos.
Por isso, as causas da depressão na infância podem estar relacionadas ao sistema familiar, muitas vezes prejudicial para o desenvolvimento da criança, fatores genéticos, abuso físico e sexual, problemas escolares e separação dos pais, por exemplo. Além disso, perdas na infância, principalmente se for perda de um dos pais ou parentes próximos, também é um fator agravante.
O rompimento abrupto de um vínculo afetivo também aumenta a probabilidade de desenvolver transtorno depressivo na fase adulta. Como consequência, o(a) paciente apresenta alterações na visão de futuro, de mundo e da percepção de imagem de si mesmo da pessoa.
Por fim, a quantidade de experiências negativas vivenciadas na infância e na adolescência formam um conjunto de fatores de risco potenciais para desenvolver depressão, dificultando, tanto a criança quanto o adulto, a enfrentarem novas frustrações durante a vida.
Leia mais: Mídias sociais aumentam sintomas de depressão em adolescentes
Os sinais de depressão na infância muitas vezes passam despercebidos, pois se diferenciam dos sintomas expressos na vida adulta. Sendo eles:
Além disso, outros sinais poderão ser separados conforme o período de desenvolvimento, contudo, a identificação de sinais e diagnóstico poderá ser realizado apenas por um(a) profissional.
Na primeira infância, crianças com sintomas depressivos poderão apresentar os seguintes sinais:
Crianças na pré-escola podem manifestar comportamentos regressivos, como linguagem, controle esfincteriano e motor. Existem outros sintomas comumente apresentados por crianças com depressão, sendo eles:
Por fim, é comum que essas crianças apresentem manifestações somáticas como dores de cabeça e visão pessimista sobre si mesmas.
Os impactos dos maus tratos são significantes, pois, quando há a interação do processo de desenvolvimento cerebral com os eventos estressores e traumas, há alterações na química do cérebro, contribuindo para um ciclo doentio desde a infância.
Além disso, a pessoa apresenta sempre um sentimento de pessimismo em todos os contextos e sentimento de desaprovação, culminando na manutenção de sintomas depressivos.
Os maus tratos na infância podem causar diversos transtornos psiquiátricos, principalmente depressão e ansiedade social.
Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!
Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.