Fitness

Como consumir ovos na dieta? Aprenda 4 formas de preparo

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 30/11/2018Última atualização: 31/08/2021
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 30/11/2018Última atualização: 31/08/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Receitas à base de ovos, como suspiros e gemada, são formas em que é possível que características alimentares e nutricionais sejam perdidas ao cozinhar ou assá-lo. Por isso, o ovo cozido é geralmente a forma mais indicada para quem está de dieta, mas existem diversas formas de preparar uma refeição saborosa, variando o cardápio e usufruindo dos benefícios e nutrientes do alimento. 

Alguns cuidados também devem ser tomados no preparo do alimento. Por exemplo, o consumo de ovos crus aumenta o risco de contrair infecção por salmonella, bactéria presente no intestino das galinhas e que pode afetar o ovo.

A dica principal é evitar o consumo do alimento cru. Bastam alguns minutos de cozimento para que a salmonella não represente mais riscos à saúde. Por isso, confira como consumir ovos de diferentes maneiras!

Como preparar ovos cozidos?

O ovo deve estar em temperatura ambiente e colocado diretamente na água fervente. A técnica é para que a casca não se quebre durante o cozimento. Nesse sentido, o tempo pode variar entre 6 e 10 minutos, dependendo da consistência que se deseja o ovo:

  • 4 minutos: gema mole e quente, mas ainda líquida;
  • 6 minutos: a gema fica macia e parcialmente cozida;
  • 8 minutos: gema dura e no centro meio mole;
  • 10 minutos: tanto a clara, quanto a gema ficam duras.
Ovos cozidos

Leia também: Gema do Ovo: tem colesterol? Quantas consumir por dia? | MS (minutosaudavel.com.br)

Publicidade
Publicidade

Ovos pochê

Em primeiro lugar, deve-se aferventar uma panela com água e, quando levantar fervura, acrescentar uma colher de vinagre branco. Isso evita que a gema se disperse ou espalhe, fazendo o ovo perder a forma.

Após isso, em fogo brando, os ovos devem ser adicionados com cuidado para que não se misturem e mantenham a forma. Um dos modos tradicionais de cozimento indica que, após inseridos os ovos, o fogo deve ser desligado e a panela tampada. Assim, o cozimento ocorre através do calor.

Por fim, com uma escumadeira, retire delicadamente os ovos depois de 4 minutos.

Ovos pochê
Publicidade
Publicidade

E os ovos mexidos?

O ideal é preparar os ovos mexidos com pouca ou nenhuma gordura, para que seu valor calórico não seja alterado.

Ovos mexidos

Deve-se quebrar os ovos em um recipiente, colocar sal e mexer bem até a mistura ficar homogênea. Com uma frigideira antiaderente aquecida sem óleo ou com o mínimo possível, os ovos devem ser cuidadosamente despejados e mexidos vagarosamente até estarem no ponto desejado. 

Veja mais em: Ovo e colesterol: o segredo é o equilíbrio na ingestão | MS (minutosaudavel.com.br)

Omelete

Assim como com os ovos mexidos, o processo é bem parecido. Porém, após despejar os ovos batidos na frigideira, ela deve ser tampada até que o alimento esteja cozido. 

Em geral, o omelete é acrescido de temperos ou outros alimentos. Para deixar a refeição mais enriquecida, pode-se adicionar atum, peito de peru, queijo branco, salsinha, tomate, além de ervas, como orégano e pimenta.

Omelete
Publicidade
Publicidade

Como conservar os ovos?

Nem todo mundo consegue comprar ovos diretamente das granjas, por isso, é sempre necessário estar atento à validade. Para isso, escolher produtos de procedência conhecida é fundamental, portanto, observe a data de validade que vem marcada na embalagem.

Em geral, caixas de ovos que possuam alguma unidade rachada ou quebrada devem ser evitadas. Mas se as cascas rachadas só forem percebidas na hora de preparar o alimento, deve-se evitar aquela unidade.

Caixa de ovos

Também é recomendado não deixar outros alimentos ou produtos próximos ao ovo, logo que sua casca é porosa e tende a absorver odores. 

Apesar da maioria das geladeiras terem espaços específicos para eles na porta, recomenda-se que sejam armazenados nas prateleiras para que a variação de temperatura constante seja evitada.

Além dos cuidados de armazenagem, manter o produto fresco nem sempre é possível. Por isso, recomenda-se testar cada unidade antes de começar o preparo.

Para isso, é possível mergulhar os ovos em um recipiente com água. Quando o alimento está fresco e apto para consumo, ele afunda. Assim, quanto mais velho, mais leve o ovo fica.

Depois de rompida a casca, a gema pode ficar armazenada na geladeira por até 24 horas, desde que esteja em um recipiente tampado. Já a clara tem duração de até 3 dias.


Gostou deste conteúdo? Siga acompanhando o Minutos Saudável para ler mais sobre saúde, beleza e bem-estar!

 Fontes consultadas:

  • O ovo — Associação Portuguesa dos Nutricionistas.
Imagem do profissional Angela Federau
Este artigo foi escrito por:

Esp. Angela Federau

CRN-8: 5047CompletarLeia mais artigos de Esp. Angela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade