O consumo de água e alimentos contaminados é a principal forma de transmissão da cólera. A doença é comum principalmente em locais sem saneamento básico. Cuidados simples com a higiene são o suficiente para evitar o problema.

A doença infecto-contagiosa, que afeta o intestino delgado, é causada pela bactéria vibrio colérico ou vibrio cholerae. Sua transmissão acontece por meio do contanto com alimentos mal lavados, água com presença de fezes ou pessoas que já foram infectadas.

Principais sintomas

Locais com pouca higiene são os mais afetados por esse problema de saúde. Um dos principais sintomas é a diarreia com aspecto acinzentado e líquido, que surge de maneira súbita, além do vômito.

Os riscos

Os sintomas podem levar a perda exagerada de sais minerais e líquidos do organismo, o que pode gerar desidratação, insuficiência renal, hipotensão e, em casos mais graves, levar à morte.

Constatação

A constatação dos sintomas é feita pelo médico, o qual pode exigir a realização do exame de fezes, para diagnosticar a doença. Depois de descoberta o seu tratamento consiste na reidratação por meio de soro. O uso de antibióticos pode ser necessário.

Cuidados no dia a dia

Evite consumir alimentos mal preparados, crus ou pouco cozidos;

Em caso de dúvida sobre a procedência da comida, é melhor evitá-la;

Mantenha a cozinha e seus utensílios sempre higienizados;


Lave as mãos após ir ao banheiro;

Beba água potável;

Prefira comprar alimentos em estabelecimentos de confiança;

Antes de preparar verduras, frutas e legumes mergulhe-os em água e acrescente poucas gotas de hipoclorito (uma colher de água sanitária pode substituí-lo caso seja necessário).


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *