Armários, banheiros, paredes e inclusive roupas podem ser locais favoráveis para o crescimento do mofo. A umidade é a principal responsável pelo seu aparecimento, por isso é necessário estar atento.

Quando algum ambiente fica muito tempo sem a circulação do ar, é possível que os objetos e roupas guardadas passem a sofrer com a formação de fungos e mofo. Armários que ficam próximos a locais como banheiros merecem cuidados redobrados. Conheça algumas dicas e evite maiores incômodos:

Problemas e doenças causadas pelo mofo

O mofo pode causar problemas alérgicos e até mesmo respiratórios por conta do fungo. Sinusite, bronquite e rinite são muito comuns em pessoas expostas a essas condições. Realizar exames de sangue e testes para descobrir a causa das doenças é o mais indicado na hora de iniciar o tratamento mais adequado.

Como manter a casa sem mofo?

Roupas

Usar vinagre branco em cima das manchas do mofo e deixar agir por 15 minutos é o suficiente para que a mancha saia e a peça volte a ser usada. Após usar o vinagre, é preciso retirá-lo com água quente e deixar secar.

Armários

Quando nos armários, o vinagre branco também pode ser aplicado nos cantos do móvel. Com propriedade ácida, ele inibe o desenvolvimento desses fungos. Fazer essa limpeza mensalmente é o suficiente.

Para manter os armários sem umidade uma dica simples pode funcionar. Coloque dentro de um copo de plástico um giz de quadro negro. Ele absorve a umidade, e quando estiver bastante úmido deve ser colocado ao sol e depois utilizado novamente.

Banheiro

Por conta do vapor liberado durante o banho, este local da casa costuma ser um dos mais suscetíveis ao acúmulo de mofo. Para retirá-lo dos rejuntes e azulejos é possível utilizar um pedaço de limão, aplicando-o diretamente no local e depois enxaguando com água.

Paredes

Para limpar a parede é preciso misturar água, sabão líquido ou em pó e água sanitária. Um pano umidificado com a mistura deve ser passado na parede e, por último, um outro pano úmido – este somente com água – deve finalizar o processo.


Manter a casa e as roupas sempre limpas e arejadas são cuidados simples que evitam o aparecimento do fungo e os problemas de saúde que ele pode trazer.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *