Como se livrar do mofo?

0

Armários, banheiros, paredes e inclusive roupas podem ser locais favoráveis para o crescimento do mofo. A umidade é a principal responsável pelo seu aparecimento, por isso é necessário estar atento.

Quando algum ambiente fica muito tempo sem a circulação do ar, é possível que os objetos e roupas guardadas passem a sofrer com a formação de fungos e mofo. Armários que ficam próximos a locais como banheiros merecem cuidados redobrados. Conheça algumas dicas e evite maiores incômodos:

Problemas e doenças causadas pelo mofo

O mofo pode causar problemas alérgicos e até mesmo respiratórios por conta do fungo. Sinusite, bronquite e rinite são muito comuns em pessoas expostas a essas condições. Realizar exames de sangue e testes para descobrir a causa das doenças é o mais indicado na hora de iniciar o tratamento mais adequado.

Como manter a casa sem mofo?

Roupas

Usar vinagre branco em cima das manchas do mofo e deixar agir por 15 minutos é o suficiente para que a mancha saia e a peça volte a ser usada. Após usar o vinagre, é preciso retirá-lo com água quente e deixar secar.

Armários

Quando nos armários, o vinagre branco também pode ser aplicado nos cantos do móvel. Com propriedade ácida, ele inibe o desenvolvimento desses fungos. Fazer essa limpeza mensalmente é o suficiente.

Para manter os armários sem umidade uma dica simples pode funcionar. Coloque dentro de um copo de plástico um giz de quadro negro. Ele absorve a umidade, e quando estiver bastante úmido deve ser colocado ao sol e depois utilizado novamente.

Banheiro

Por conta do vapor liberado durante o banho, este local da casa costuma ser um dos mais suscetíveis ao acúmulo de mofo. Para retirá-lo dos rejuntes e azulejos é possível utilizar um pedaço de limão, aplicando-o diretamente no local e depois enxaguando com água.

Paredes

Para limpar a parede é preciso misturar água, sabão líquido ou em pó e água sanitária. Um pano umidificado com a mistura deve ser passado na parede e, por último, um outro pano úmido – este somente com água – deve finalizar o processo.

Manter a casa e as roupas sempre limpas e arejadas são cuidados simples que evitam o aparecimento do fungo e os problemas de saúde que ele pode trazer.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.