A coceira no ânus, ou prurido anal, é um sintoma comum que pode ser desencadeado por diversas causas. O prurido atinge pessoas de todas as idades, porém é mais comum entre homens dos 40 aos 70 anos.
No artigo a seguir, você descobre mais sobre o sintoma, o que o causa, diagnóstico, quando procurar ajuda médica e complicações. Confira!
Como o nome sugere, a coceira no ânus, também conhecida como prurido anal, é uma condição que causa coceira na região do ânus e da pele ao redor. Além disso, ao coçar a região, o (a) paciente acaba gerando mais coceira e piorando o desconforto.
As causas da coceira no ânus são divididas em 2 tipos:
A seguir, vamos conferir algumas das causas mais comuns da condição:
Tanto a falta quanto o excesso de higienização do local desencadeiam a coceira no ânus. A higiene inadequada da região, resulta no acúmulo de resíduos de fezes ou de suor. Além disso, a higiene correta da região pode ser prejudicada caso o (a) paciente tenha hemorroidas e é preciso buscar tratamento para a condição.
Já a limpeza excessiva, com sabonetes agressivos e lenços sanitários resseca a pele e, em alguns casos, causa reação alérgica que pode desencadear coceira também.
O músculo conhecido como esfincter anal é o encarregado por controlar a saída do ânus e a manter fechada. A incontinência fecal (problema para controlar as fezes) ocorre quando o (a) paciente perde o controle do músculo e não consegue o manter fechado e isso causa infecções na pele que desencadeiam o prurido.
Entre as possíveis causas do prurido anal está a alimentação. Os sintomas se apresentam após o (a) paciente consumir alimentos e bebidas como:
A coceira pode ser causada por alergias que se desenvolvem após o uso de alguns produtos na região como pomadas, cremes, lenços sanitários e sabonetes.
O uso recente ou atual de antibióticos é uma das possíveis causas do prurido anal.
A principal verminose que tem como sintoma o prurido anal é a infecção por oxiúrus, causada pelo verme intestinal Enterobius vermicularis, mais comum entre as crianças.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) que causam a coceira anal são a candidíase, que tem como sinal erupção cutânea em volta da região e a infecção por HPV que causa verrugas perianais e genitais com sangramento, desconforto, ardência e coceira.
Infecções bacterianas tem como sintoma o prurido anal e tem como sinal área avermelhada e com arranhões. A principal infecção bacteriana que causa coceira é a sarna que tem como características coceira, que piora durante a noite, linhas finas e protuberâncias na região.
As doenças que tem como sintoma o prurido anal são:
Ademais, a coceira no ânus acarretada por doença é rara e considerada grave, é fundamental procurar atendimento médico para tratar a situação.
Em conjunto com a coceira, o (a) paciente pode ter outros sintomas como:
Além disso, os sintomas podem variar de acordo com a causa secundária e estes ajudam o (a) médico (a) a identificar a condição que está gerando o prurido anal.
O (a) paciente deve procurar ajuda médica quando perceber alguns sinais como:
Além disso, é necessário procurar auxílio médico quando a coceira no ânus durar mais do que uma semana.
Leia também: Quais os sintomas de hemorroida? Saiba quando ir ao médico
O diagnóstico do sintoma é clínico e feito por um (a) médico (a) que, no consultório, questiona o (a) paciente a respeito de seu histórico médico, dos sintomas, dos hábitos de higiene e intestinais, e, a respeito do consumo recente de alimentos que podem causar irritação.
Após as perguntas, é realizado exame físico para verificar possíveis alterações visíveis na pele e a partir disso, o (a) médico (a) pode solicitar alguns exames específicos. Entre os exames que são realizados para o diagnóstico da condição estão a biópsia da pele, a anuscopia e exames específicos para detectar infecções por vermes ou fungos, por exemplo.
O tratamento para a coceira no ânus visa tratar a condição que a causa, portanto, o (a) médico (a) pode receitar medicamentos para infecções parasitárias, cremes para infecções fúngicas e pomadas com corticoide e hidrocortisona.
É importante ressaltar que o uso de medicamentos e/ou pomadas tópicas só deve ser feito mediante recomendação e acompanhamento médico.
Ademais, outras formas de tratamento são:
Sim, o prurido anal tem cura. Os casos de causa idiopática costumam desaparecer em alguns dias. Já nos casos que tem como causa condições secundárias é importante identificar a condição de base e tratá-la adequadamente.
As possíveis complicações quando não há o diagnóstico e tratamento da condição são o agravamento do sintoma e o diagnóstico tardio das diversas causas secundárias da coceira.
Entre as medidas para prevenir o prurido anal estão:
Leia também: Fissura anal: veja como tratar e quais os cuidados
____________________
Este artigo tem caráter informativo e não substitui a consulta e avaliação médica. Se os sintomas persistirem, procure auxílio médico imediatamente!
Para mais informações sobre saúde, tratamentos e prevenção, continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.