Ana Luiza (Minuto Saudável)
11/12/2018 20:00

Quais são os sintomas de hemorroida? Saiba quando ir ao médico

Nem sempre as hemorroidas causam sintomas, como dores ou coceira na região, sendo que, nesses casos, o sangramento costuma ser o primeiro sinal de alerta.

É importante lembrar que sangue nas fezes sempre precisa ser investigado e que há diversas condições que podem estar associadas.

Em geral, o paciente não sente dor e, por isso, tem dificuldade em perceber que há alguma coisa errada no organismo. Como a região anal é de difícil visualização, mesmo que a hemorroida esteja no grau 2 (quando fica expostas ao evacuar), pode ser demorado percebê-la.

Somente quando há alguma lesão ou ruptura do vaso hemorroidário, fazendo com que sangramentos ocorram, é que o paciente começa a notar alterações no corpo.

Entre os pacientes que manifestam sintomas, os sinais mais frequentes e comuns são:

  • Coceira (prurido) na região do ânus;
  • Irritação;
  • Dores e desconforto ao evacuar;
  • Presença de sangue após ir ao banheiro (geralmente com coloração vermelho-vivo);
  • Presença de nódulos sensíveis ou doloridos no ânus;
  • Dificuldade de controlar a evacuação;
  • Presença de muco nas roupas íntimas ou nas evacuações.

Outras condições que podem se manifestar nas hemorroidas e configuram quadros mais graves e intensos:

Trombose hemorroidária

A trombose hemorroidária é caracterizada por um nódulo ou saliência, geralmente bastante doloroso e com coloração diferenciada (podendo apresentar tons azulados).

Normalmente, a manifestação não é gradual, ou seja, ela se inicia rápida e abruptamente, em que a dor se intensifica nas primeiras 48 horas e tende a regredir após 4 dias.

A trombose ocorre porque as veias estão dilatadas e o fluxo de sangue tende a ser mais lento nessa parte, fazendo com que ele se acumule e coagule. Algumas condições podem favorecer essa coagulação, como a desidratação ou o consumo de álcool.

Com a coagulação, forma-se um nódulo (massa endurecida) extremamente dolorido, sendo possível que ocorram necroses e ulcerações na pele que recobre a hemorroida com trombose.

Crise hemorroidária

A crise hemorroidária é a manifestação dos sintomas, caracterizando os episódios de hemorroidas. A condição é geralmente muito dolorosa e ocorre devido ao prolapso (ou seja, a saída das hemorroidas internas).

Qual a diferença entre hemorroida e fissura anal?

Apesar da hemorroida e da fissura anal poderem apresentar sinais e sintomas bastante semelhantes, como dor e sangramento, as condições são bem diferentes.

Fissura anal são pequenas lesões ou rachaduras que ocorrem na parede anal, que são ocasionadas por traumas, geralmente devido às fezes duras, pois o tecido intestinal se estica exageradamente para a permitir a evacuação.

Algumas condições, como constipação, doenças que afetam o intestino (como doença celíaca e doença do Crohn), traumas devido ao sexo anal e pós-operatórios estão entre as causas da fissura.

Ou seja, fissuras são pequenas lesões na região anal, enquanto hemorroidas são dilatações ou inchaços das veias hemorroidárias.

Como a dor e a presença de sangue são sintomas semelhantes em ambas as condições, é preciso que haja uma consulta médica para determinar as causas.

11/12/2018 19:17

Ana Luiza (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*