O consumo de chás tem se difundido cada vez mais, tanto nos seus usos medicinais quanto apenas alimentício.

Um deles é o chá preto, conhecido por possuir baixo nível calórico e contribuir para o bom funcionamento do organismo.

Continue lendo e saiba mais sobre as qualidades e características da bebida!

O que é e qual a origem do chá preto?

O chá preto é uma bebida muito popular por conta de suas propriedades antioxidantes e por ser um aliado no emagrecimento.

A planta Camellia sinensis dá origem aos chás branco, vermelho, preto e verde, sendo que a diferença consiste na época de colheita, fermentação e partes usadas no processamento (folhas, caule, raízes, etc). O chá preto, em geral, é produzido a partir das folhas mais velhas da planta. 

Com origem asiática, a bebida é chamada de chá vermelho na China, isso porque sua coloração é avermelhada.

Qual a diferença do chá preto e chá verde?

Tanto o chá preto quanto o chá verde são produzidos a partir da planta Camellia sinensis e o que os diferencia é a forma e período em que são extraídos. 

No chá preto, as folhas utilizadas são envelhecidas e passam por um processo de fermentação. Ou seja, são deixadas expostas ao oxigênio, em temperaturas controladas de acordo com o objetivo.


Já no chá verde, as folhas são frescas e não ocorre esse procedimento. 

Por conta dessa fermentação, o chá preto passa por uma maior oxidação, o que o torna menos antioxidante que o verde. Além disso, ele possui uma quantidade superior de cafeína em sua composição, logo, maior ação estimulante. 

Além disso, a coloração e o sabor são alterados. O chá verde é, de fato, esverdeado e seu sabor é mais amargo. Já o chá preto tem uma coloração avermelhada, com sabor menos acentuado e mais amadeirado.

Apesar das diferenças, ambos possuem benefícios semelhantes, sendo o chá verde mais aconselhado para pessoas com sensibilidade à cafeína.

Indicações: é bom pra quê?

O chá preto promove diversos benefícios para a qualidade de vida de quem o consome, atuando em áreas como o coração, cérebro, sistema digestivo e até mesmo na melhora do humor. 

Confira para que a bebida é boa:

Para o emagrecimento

Além de possuir apenas 2kcal a cada xícara (200mL), o chá preto possui grande quantidade de cafeína em sua composição.

Essa substância acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, auxiliando na redução de peso.

Além disso, a bebida possui propriedades antioxidantes, o que ajuda a diminuir o apetite. 

Entretanto, é importante lembrar que a bebida só auxiliará no processo de emagrecimento quando combinada a uma alimentação balanceada e vida ativa.

Se consumido isoladamente, o chá não necessariamente trará resultados significativos para a redução de peso.

Vale ressaltar que, para manter o baixo nível de calorias da bebida, o consumo deve ser feito sem a adição de açúcares. 

Para o humor

O chá preto possui substâncias como a teanina — aminoácido —, que proporciona o aumento dos níveis de serotonina e dopamina no organismo, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.

Isso reduz os sintomas de estresse e ansiedade.

Para o coração

Por conta da presença de polifenóis — antioxidantes — em sua composição, o chá ajuda a bloquear a oxidação do colesterol ruim (LDL), responsável por acumular gordura na parede das artérias. 

Além disso, a cafeína presente na bebida também auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, ajudando na prevenção de ataques cardíacos. 

Para o cérebro

Parte do processo de degeneração do cérebro é causado por conta de radicais livres — moléculas capazes de provocar o envelhecimento das células do nosso corpo. 

As propriedades antioxidantes do chá preto ajudam a neutralizar esse efeito, protegendo o cérebro de doenças como o Alzheimer. 

Além disso, a cafeína auxilia no fluxo sanguíneo cerebral, o que estimula a atenção e concentração.

Para a imunidade

A bebida também auxilia na melhora do sistema imunológico. 

Os antioxidantes presentes em sua composição ajudam a melhorar a imunidade, prevenindo, entre outras coisas, contra gripes e resfriados.

Essas substâncias também ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de tumores cancerígenos.

Para a pele

A ingestão do chá preto pode ser um aliado para manter uma pele bonita e saudável.

Os antioxidantes presentes na bebida são responsáveis atuar contra a oxidação das células da pele e combater problemas como a acne

Além disso, aplicá-lo na pele também auxilia no combate da oleosidade. O indicado é, assim que o chá estiver morno, fazer compressas com um algodão.

Deixe agir por alguns minutos e lave o rosto logo em seguida.

Para o sistema digestivo

O chá atua na no bom funcionamento do sistema digestivo, pois estimula a produção de ácidos que facilitam a digestão.

Além disso, algumas de suas propriedades, como o tanino — polifenol —, atuam no alívio da inflamação intestinal, prevenindo sintomas de diarreia e promovendo a saúde do órgão. 

Apresentações 

Existem no mercado diferentes  apresentações do chá preto. Ele pode ser encontrado em folha (in natura) ou até mesmo em cápsula. Confira as principais:

Saquinho

O chá em sachê é o mais comum de ser encontrado. Ele é, juntamente com a cápsula, uma das formas mais industrializada do produto, e pode ser encontrado em mercados ou casas de produtos naturais.

Devido aos processo de industrialização, essa apresentação tende a ter menos nutrientes se comparada com a versão in natura.

Folhas

A versão em folhas é a mais natural e saudável para o preparo da bebida. Encontrada em casas de produtos naturais, as folhas liberam com maior intensidade e qualidade o sabor do chá.

Cápsulas

Para quem não tem tanto tempo para preparar o chá em forma de infusão, as cápsulas são uma possibilidade de consumir a bebida de forma rápida.

Na verdade, as cápsulas de chá podem ser encontradas de duas formas. Uma é aquele bem tradicional, tipo um comprimido oral, que é ingerido igual um remédio. Seu uso é melhor para quem tem dificuldades em consumir a bebida.

O segundo tipo é semelhante às cápsulas de café expresso, sendo usada para o preparo em cafeteiras compatíveis. 

Elas possuem cerca de 2,5g cada pacote e estão prontas para extração. A versão é uma facilidade na hora de preparar a bebida.

Em pó

O chá em forma de pó é considerado o menos eficiente entre as opções oferecidas.

Isso ocorre pois, assim como na versão em saquinho, há um processo de torra, trituração e industrialização das folhas do chá durante o preparo. Isso provoca a perda de algumas propriedades e reduz os benefícios para a saúde.

Quais são os benefícios do chá preto?

São vários os benefícios proporcionados pelo consumo do chá preto. Ele atua em diversas áreas do organismo como os sistemas imunológico, cardiovascular e digestivo. Também é bom para o cérebro e ajuda a diminuir os sintomas de estresse e ansiedade. Confira os principais benefícios da bebida:

  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Acelera o metabolismo;
  • Promove a sensação de bem-estar;
  • Reduz o colesterol ruim;
  • Melhora a imunidade;
  • Promove o bom funcionamento do intestino.

Além disso, uma forma de consumo popular é combinado a outros ingredientes, o que em alguns casos pode aumentar ainda mais as vantagens da bebida.

Algumas opções geralmente utilizadas são: 

Com limão

Se o chá preto isolado já possui benefícios, quando combinado ao suco do limão, a bebida traz ainda mais vantagens para a saúde.

Além de ser um fruto rico em vitamina C, o limão é fonte de minerais, o que ajuda a promover um bom reparo dos tecidos do corpo e o fortalecimento ainda maior do sistema imunológico .

A soma das propriedades do chá e do limão também promove a prevenção do cálculo renal (pedra nos rins). 

Com leite

Muito conhecido na Inglaterra, o chá com leite é uma receita típica britânica — conhecida como chá inglês — , adotada por algumas pessoas no Brasil.

Mas, apesar do leite e o chá preto possuírem qualidades benéficas para a saúde, a combinação das duas bebidas pode não ser tão boa assim.

Estudos comprovam que o consumo do leite juntamente com o chá diminui e pode até anular os benefícios proporcionados pelo chá.

Isso ocorre pois as proteínas do leite se unem às propriedades do chá, neutralizando os efeitos positivos da infusão. 

Por isso, se a intenção for aproveitar as vantagens que as bebidas oferecem, o indicado é tomá-las isoladamente

Apesar disso, se o objetivo for apenas apreciar o sabor, não há malefícios à saúde. 

Gelado

Apesar de, em geral, o chá ser uma bebida popular quente, consumi-lo frio pode ser uma opção para quem quer ingerir a bebida mesmo no verão. 

Ao preparar o chá, não há grandes diferenças. A infusão é feita em água quente e a diferença é que, em vez de ingerir o líquido na hora, é necessário deixá-lo esfriar.

O sabor é agradável e é um bom aliado para manter o corpo hidratado em dias quentes.

No entanto, vale ressaltar que o chá gelado pode ser considerado apenas como um refresco. Suas propriedades medicinais só tem efeito quando o líquido é ingerido quente.

Com canela

A associação com a canela é uma boa alternativa para pessoas que querem reduzir o peso. A canela é um alimento termogênico — capaz de aumentar o gasto calórico do organismo.

Essa propriedade, somada à capacidade de aumento metabólico do chá preto, pode possibilitar a perda de peso.

Contudo, é importante lembrar que o emagrecimento significativo só acontece quando há uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos. 

Chá preto tem cafeína?

Sim. O chá preto possui grande quantidade de cafeína em sua composição, variando de 30mg a 70mg a cada 200mL, dependendo do tempo de infusão — quanto maior o período de infusão, maior a quantidade de cafeína liberada pelo chá.

Principalmente se comparado ao café, fonte de cafeína mais popular, é possível notar o nível elevado da substância no chá, uma vez que uma xícara de café (200mL) possui entre 80mg e 100mg.

Chá preto faz mal?

O chá preto não faz mal, desde que consumido com moderação. O indicado é o consumo de no máximo 3 xícaras por dia. 

Mais do que isso, a bebida pode causar alguns malefícios à saúde.

Por conta de sua alta concentração de cafeína, a ingestão em excesso pode provocar:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Variações no ritmo cardíaco;
  • Alterações gástricas.

Por isso, na hora do consumo vale sempre a moderação para aproveitar o chá de forma saudável. 

Contraindicações: quem não pode tomar?

O consumo do chá não é indicado para mulheres grávidas e que estejam amamentando e também para pessoas com problemas gástricos, de hipertensão e de insônia

Por conta de suas substâncias e da quantidade de cafeína, o chá pode estimular de forma intensa o sistema nervoso, afetando de forma negativa a saúde e causando sintomas de ansiedade, aumento da pressão arterial e até taquicardia.

Preço e onde comprar

O chá preto pode ser encontrado em diversos estabelecimentos e, dependendo de sua apresentação, o preço pode variar.

Em geral, o chá vendido em saquinho é a opção mais em conta, podendo ser encontrado em mercados com valor entre R$3 e R$10, dependendo do número de sachês.

Entre as opções estão o Sanitas chá preto, sachê, 15 unidades e o Sanitas chá preto e canela, sachê, 15 unidades.

Já as cápsulas podem ser encontradas também em mercados e custam entre R$10 e R$20.

Por fim, as folhas a granel estão disponíveis em lojas de produtos naturais e possuem preço de aproximadamente R$6 a cada 100g. 


O chá preto tem se popularizado cada vez mais por conta de seu sabor característico e auxílio na perda de peso.

Ele pode ser encontrado em diversas formas como cápsulas, sachê e em pó, trazendo diversos benefícios para a saúde de quem o consome. 

Você já conhecia os benefícios da bebida? Conta nos comentários!O Minuto Saudável tem outras informações sobre chás e remédios naturais para você! Confira!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.