Remédios

Medicamentos genéricos: são seguros e têm o mesmo efeito?

Publicado em: 18/02/2020Última atualização: 18/02/2020
Publicado em: 18/02/2020Última atualização: 18/02/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Os medicamentos genéricos são utilizados por milhares de pessoas diariamente. Entretanto, muitas pessoas não sabem exatamente qual a sua diferença com relação aos medicamentos de referência.

Muitas vezes são escolhidos por recomendação farmacêutica ou por questões financeiras.

Neste texto vamos explicar pra você exatamente o que são os genéricos. Você também vai entender no que eles diferem dos chamados medicamentos de referência e medicamentos similares. Além disso, vamos ver fatores como sua segurança, preço e vantagens.

O que são os medicamentos genéricos?

Medicamento genérico é aquele que não tem nome comercial, mas que é vendido a partir de seu princípio ativo (fármaco). Esse precisa apresentar a mesma posologia, forma farmacêutica e deve ser administrado pela mesma via que o medicamento referência no país. 

Ou seja, ele tem características iguais e deve produzir o mesmo efeito que medicamentos de marca (referência). Além disso, passa por testes rígidos para garantir sua qualidade e eficácia.

Para que o medicamento seja considerado intercambiável (equivalente ou seguro para troca) com o medicamento de referência, ele deve ser aprovado em testes de bioequivalência e biodisponibilidade apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A farmacêutica Francielle Mathias explica que os testes servem para “comparar medicamentos genéricos e similares aos medicamentos referência” e que “são usados para comprovar qualidade, eficácia e segurança desses produtos”.

Somente após ser considerado apto pelos testes, é que o medicamento passa a ter autorização para seu registro e comercialização.

Publicidade
Publicidade

Qual a diferença entre genérico, referência e similar?

Vimos que o genérico atua como uma alternativa para o  medicamento de referência. Mas o que caracteriza um medicamento como tal? 

Além disso, também existe o medicamento similar. Qual a sua diferença e característica?

Vamos ver a seguir:

Medicamento de referência

Um medicamento é denominado como referência quando se trata de uma fórmula inovadora. Ou seja, um remédio novo registrado no país.

Também é comum chamá-lo de “medicamento de marca”, considerando que precisa possuir um nome comercial (marca) em sua embalagem para que seja disponibilizado à venda.

Assim como os genéricos, antes de obterem a autorização para registro e comercialização, os medicamentos de referência passam por uma série de testes rigorosos. Dessa forma, é possível comprovar sua eficácia, segurança e qualidade.

Devido ao tempo de pesquisa e o dinheiro investido, o laboratório desenvolvedor da fórmula ganha o direito de exclusividade de comercialização durante o período de patente. Esse período pode ter uma duração de 10 a 20 anos.

O desenvolvimento de um medicamento novo pode custar em torno de 2,6 bilhões de dólares. Esse é o principal motivo para que a patente expire somente após um longo período de tempo, já que a expectativa é que parte do dinheiro investido possa ter retorno a partir da venda exclusiva da fórmula.

Após a expiração, a fórmula pode ser utilizada por outros laboratórios, dando origem a novas opções (genéricas e/ou similares).

Medicamento similar

Além dos medicamentos de referência e os genéricos, temos os similares.

De acordo com a Lei Nº 13.235 de 2015, o medicamento similar pode ser caracterizado como aquele que possui os mesmos princípios ativos (fármacos), forma farmacêutica, via de administração, posologia, indicação farmacêutica e concentração que o medicamento referência.

Entretanto, a mesma Lei explica que ele pode diferir quanto “ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos”. 

A farmacêutica Francielle Mathias explica que os veículos se tratam de ingredientes inativos terapeuticamente e que transportam a substância ativa. Normalmente, estão presentes na formulação de remédios líquidos (por exemplo, o xarope).

Igualmente ao produto de referência, o similar deve sempre possuir uma identificação por nome comercial ou marca.

Vale destacar que o similar também precisa comprovar sua eficácia, segurança e qualidade à ANVISA, passando por testes de biodisponibilidade e equivalência farmacêutica.

Publicidade
Publicidade

Medicamentos genéricos são seguros?

Sim. Os medicamentos genéricos são seguros devido aos rigorosos testes que são submetidos antes de seu registro e comercialização. Assim, emitida a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o genérico pode ser considerado intercambiável com o medicamento de referência, ou seja, pode substituí-lo conforme orientação médica.

Por que o medicamento genérico é mais barato que o medicamento de referência?

Em geral, os medicamentos genéricos são mais baratos pois neles não estão inclusos custos relacionados à pesquisa para desenvolvimento de seu princípio ativo (fármaco). Além disso, como não possuem marca, não há gastos com propagandas, resultando no barateamento do produto.

Publicidade
Publicidade

Quais as vantagens dos medicamentos genéricos?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aponta como vantagens dos genéricos:

  • A disponibilidade de medicamentos com menor preço a consumidores(as). Isso pois o genérico deve ser ao menos 35% mais barato que o medicamento de marca;
  • Redução do preço do medicamento de referência, considerando a possibilidade de concorrência (medicamentos genéricos e similares);
  • Contribuição para a facilidade e aumento do acesso a remédios com qualidade, segurança e eficácia certificadas.

É possível trocar um medicamento de referência por um genérico?

Sim. Para um medicamento genérico obter autorização para registro e comercialização, precisa ser considerado intercambiável com o medicamento de referência. Ou seja, ser considerado seguro para substituição.

Assim, ao emitir a autorização para venda, a ANVISA garante ao público a  aquisição de um medicamento com a mesma qualidade e eficácia que o de marca.

Vale destacar que a troca só deve ser feita após a validação e orientação de especialistas.


Em casos de dúvidas sobre esse assunto, o ideal é que você procure ajuda especializada. Profissionais da saúde são sempre fundamentais para auxiliar e fornecer informações confiáveis.

Além disso, consulte sempre médicos(as) de confiança, ou farmacêuticos(as), para garantir substituições seguras de medicamentos e realizar sempre o tratamento ideal para você.

Acompanhe o Minuto Saudável para ter acesso a novas dicas e informações sobre saúde, bem-estar e mais!

Fontes consultadas

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade