Banana é uma fruta tropical de origem asiática, muito utilizada no preparo de vitaminas e bolos. Possui diferentes espécies e seu consumo pode trazer diversos benefícios à saúde. Confira mais sobre essa fruta:
Existem diferentes tipos de bananas, algumas mais comuns em mercados e feiras do que outras. As principais consumidas no Brasil são:
A banana prata é uma das mais consumidas no país e é uma boa escolha para compor receitas, já que tem polpa consistente. Seu sabor é pouco doce e levemente ácido.
Uma das principais vantagens dessa banana é a sua duração, pois pode ser consumida até 4 dias depois de madura.
Em relação a calorias, juntamente com a banana-maçã possui o menor teor calórico, cerca de 89kcal a cada 100g.
Apesar do nome, a banana nanica não é o menor tipo de banana existente. A nomenclatura faz referência a sua árvore frutífera, que tem pequeno porte.
Ela também é conhecida como banana d’água, e é a mais rica em potássio e magnésio.
Dessa forma, é ideal para repor o potássio sobretudo de pessoas que fazem o uso de diuréticos — substâncias que aumentam o volume de urina produzida — ou que realizam atividades físicas, em que há a perda do mineral.
Sua polpa é doce e macia.
Um dos tipos menos calóricos, a banana-maçã possui cerca de 87kcal a cada 100g consumidos.
Com seu sabor que combina o doce e o ácido, a fruta lembra o gosto e aroma de uma maçã, por isso o nome.
É a variedade de digestão mais fácil e possui o maior teor de manganês e fósforo entre as bananas.
O tipo ouro é a menor variedade brasileira, tendo cerca de 10cm. Em algumas regiões, também é conhecida como banana-dedo-de-moça.
Sua característica principal, além de seu tamanho, é a polpa doce e perfumada, sendo uma ótima opção para quem gosta de comer a fruta in natura.
Ela é um dos tipos mais calóricos, já que 100g da fruta possui cerca de 158kcal.
Muito utilizada em preparos culinários, a banana da terra é o maior tipo da fruta, podendo alcançar até 26cm de comprimento.
Sua polpa é densa e menos adocicada do que as outras.
Quando consumida in natura, pode ser mais difícil de digerir, por isso, o indicado é fazer o uso em receitas.
Juntamente com a banana ouro, é uma das variedades mais calóricas, com aproximadamente 122kcal a cada 100g.
Uma de suas características é possuir mais amidos do que açúcar em sua composição.
A banana possui diversas propriedades nutritivas, já que é fonte de vitaminas e minerais. Entre eles estão:
As vitaminas são compostos que atuam em diversas áreas do corpo e auxiliam na qualidade da saúde física e mental. As principais vitaminas e suas funções encontradas na banana são:
Essas substâncias devem ser ingeridas pela alimentação balanceada, garantindo as quantidades diárias recomendadas. Assim, são fundamentais para o bom desempenho das atividades do corpo.
Minerais são substâncias responsáveis pelo funcionamento correto do metabolismo do organismo.
A banana crua, em geral, possui:
Mineral | Quantidade (100g) |
Cálcio | 5mg |
Ferro | 0,26mg |
Fósforo | 22mg |
Magnésio | 27mg |
Potássio | 358mg |
Sódio | 1mg |
Zinco | 0,15mg |
Presente em maior quantidade na fruta, o potássio atua, entre outras coisas, no controle da pressão arterial.
O cálcio, em conjunto com o fósforo, auxilia na fortificação dos ossos e dentes e age na coagulação sanguínea.
O magnésio, combinado ao sódio, atua na contração muscular. Já o ferro, auxilia a prevenir doenças como a anemia.
Juntamente com as vitaminas, esses minerais ajudam a manter a boa saúde do organismo.
A banana é rica em fibras, composto vegetal que auxilia no processo da digestão. Por isso, ela atua no funcionamento do sistema digestivo.
Em geral, as frutas são boas fontes de fibras, e as bananas estão incluídas nisso. Mas existem dois tipos diferentes de fibras: as insolúveis e as solúveis.
As insolúveis ajudam no aumento da formação do bolo focal e, dessa forma, facilitam o trânsito intestinal. Já as solúveis, podem causar constipação intestinal.
Para facilitar o trânsito intestinal, é indicado o consumo da banana nanica, pois é fonte de fibras insolúveis. E quanto mais madura, maior a concentração de fibras.
Já a banana-maçã e a banana-prata são ricas em fibras solúveis. Dessa forma, são recomendadas para casos de diarreia. Mas vale lembrar que, em geral, essa constipação costuma ser leve e ocorrer em crianças ou bebês. Adultos tendem a não ser tão sensíveis.
Não. Não há comprovação de que o consumo da banana em jejum possa provocar algum problema para a saúde.
Entretanto, pessoas que possuem problemas com excesso de magnésio no organismo ou problemas cardíacos devem ter uma atenção especial.
A fruta possui certa quantidade de magnésio e, quando consumida em jejum, pode provocar a rápida absorção do nutriente, resultando em excesso do mineral no corpo.
Dessa forma, em excesso, pode provocar um problema chamado Hipermagnesemia (quantidade elevada de magnésio no corpo), que provoca a fraqueza muscular, respiração lenta e pressão baixa.
Além disso, o magnésio participa da contração muscular do coração e, quando ingerido em quantidades muito grandes, pode alterar o ritmo cardíaco.
Muito consumida por conta de sua grande quantidade de potássio, a banana não é a única opção para absorção do nutriente. Existem outros alimentos que proporcionam quantidades do mineral.
Duas opções que podem ser utilizadas como substitutas são: o abacate e a ameixa.
O abacate é uma fruta de casca verde que possui cerca de 206mg de potássio a cada 100g. Já a ameixa é uma frutinha nutritiva de cor vermelha escura. Ela possui aproximadamente 134mg do mineral a cada 100g.
Apesar de muito consumida, a banana possui propriedades muitas vezes desconhecidas para algumas pessoas. Você já conhecia todos os nutrientes que a fruta possui? Conta pra gente!
O Minuto Saudável traz outras informações sobre frutas e alimentação! Confira!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.