A autoimunidade acontece devido a uma falha no sistema imunológico que não consegue diferenciar os invasores de suas próprias células, órgãos e tecidos saudáveis. Em alguns casos, ela atinge o sangue, ossos, articulações e os músculos. A doença não tem cura.

A autoimunidade não é causadora de enfermidade na maioria dos casos, porém existem vários tipos de doenças que podem desencadeá-la, as mais conhecidas são lúpus, diabetes tipo 1 e artrite reumatoide.

Causas

Um dos principais fatores da doença autoimune é a hereditariedade, porém nem todas as pessoas que tem predisposição a doença necessariamente são afetadas por esse problema.

Sintomas

Os sintomas podem variar. Mas, os mais comuns são: cansaço, mal-estar, febre, até manchas avermelhadas na pele, sensação de fadiga e dor nas articulações.

Diagnóstico

A constatação pode ser feita a partir dos sintomas sentidos e exames realizados, após a visita ao médico.

Tratamento

Como esta doença pode afetar qualquer parte do corpo, as formas de tratamento podem ser variadas. Com o objetivo de reduzir e controlar o sistema imunológico, os procedimentos podem incluir suplementos vitamínicos e hormonais, assim como substâncias corticosteroides e não esteroides.

Prevenção

Alguns fatores podem favorecer o aparecimento da autoimunidade, como estresse, tabaco, pílulas anticoncepcionais, infecções frequentes e até mesmo consumo em excesso de café.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *