As 3 semanas de gestação representam o momento em que ocorre de fato a fecundação do óvulo. Por isso, na verdade, ela é a primeira semana de gestação.

Portanto, em geral, não há muitos indícios de gravidez antes desse momento, considerando que são 3 semanas desde a última menstruação da mulher

Alguns sinais podem aparecer a partir da terceira semana, e exames podem confirmar a gravidez. Neste texto, vamos falar sobre essa fase gestacional e o desenvolvimento do feto. Vamos lá?

Quantos meses são 3 semanas de gestação?

O cálculo de meses da gestação é feito a partir da última menstruação da mulher. Assim, mesmo sendo a semana onde de fato ocorre a fecundação, a terceira semana é considerada a metade do primeiro mês de gravidez, que vai até as 4 semanas e meia. É quando o feto começa a desenvolver-se dentro do útero.

Esse cálculo gestacional é baseado no DUM (Dia da Última Menstruação) pois, em geral, é difícil determinar a data precisa da fecundação. Por isso, adota-se internacionalmente a DUM como início da contagem gestacional.

É muito comum que a mulher ainda não saiba que está grávida nesse momento, visto que os sintomas não apareceram (ou são muito sutis). 

Exames com 3 semanas de gestação

O momento da fecundação é a marca onde a produção dos hormônios começa a acelerar. Graças a isso, é possível verificar se está realmente grávida a partir das 3 semanas de gestação. Os exames feitos nessa fase são:

Beta HCG

O exame mais comum de gravidez mede as concentrações hormonais na mulher do beta HCG. O hormônio é produzido pelas células formadoras da placenta e é uma fração do hormônio específico da gravidez, o HCG.


Assim, se há um nível hormonal elevado, há um indicativo da gravidez. Por isso, são feitos exames para medir os níveis hormonais na urina (teste de farmácia) e no sangue (exame em laboratório).

A princípio, o exame de sangue tem maiores chances de identificar a concentração de HCG logo nos primeiros dias da gravidez. Porém, há testes de farmácia que podem ser feitos já no 1º dia de atraso da menstruação. 

Ainda assim, com 3 semanas de gestação, as alterações hormonais ainda não são tão intensas. Na próximas semanas, elas serão mais acentuadas e ficará mais fácil ter a confirmação da gravidez.

Ultrassom

O exame de ultrassom só poderá identificar o bebê (o saco gestacional, inicialmente) a partir da quinta ou sexta semana de gestação. Por isso, a ultrassonografia não é necessária no primeiro mês de gestação.

Como está o desenvolvimento fetal?

Com 3 semanas de gestação, acontece a fecundação. O zigoto (primeira célula do feto) começa a multiplicar-se e formar o embrião, que dará origem aos primeiros órgãos do bebê.

Nesse momento, o embrião tem o tamanho aproximado de apenas 0,15mm. Nos próximos dias, o embrião será direcionado ao útero e fixado na parede uterina, onde receberá os nutrientes necessários para começar o seu desenvolvimento.

Sangramento

No momento em que o óvulo se fixa na parede uterina, é comum que ocorra um corrimento vaginal intenso, acompanhado de sangramento.

Esse sangramento, chamado de nidação, é algo natural e, muitas vezes, é confundido com a menstruação. Porém, também pode ser um dos primeiros indicativos para a mulher suspeitar de sua gravidez. 


A terceira semana de gestação é apenas o início do desenvolvimento do embrião, que em breve começará a crescer exponencialmente. 

Ao fim do primeiro mês, com a confirmação de que está grávida, a mulher precisa iniciar o acompanhamento médico da gestação (pré-natal) e tomar os cuidados necessários para que tudo ocorra bem na gravidez.

Esse é o momento que marca o início de um longo processo. É importante controlar a ansiedade, respirar fundo e esperar que as próximas fases cheguem.

Para saber tudo sobre gravidez, continue acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *