Os anticoncepcionais são um dos principais métodos utilizados pelas mulheres para não engravidar e também para manter o ciclo menstrual regular. Embora muito conhecido, seu uso deve ser feito com acompanhamento médico, pois pode causar riscos à saúde.

A visita ao ginecologista

A orientação médica é primordial para esclarecer dúvidas das pacientes como modo de funcionamento do anticoncepcional no organismo, quando deve ser tomado, em que casos suspender o uso, entre outras recomendações para auxiliar na sua utilização.

Como podem ser encontrados diversos tipos, com variadas composições, a escolha deve ser feita com base na orientação médica.

Riscos

Sem uma avaliação prévia, o seu uso pode acarretar em efeitos colaterais e riscos, como amenorréia, sangramentos incomuns, aumento de peso, riscos de trombose e doenças cardiovasculares.

Como usar

  • Devem ser tomados sempre de acordo com o indicado pelo médico;
  • Caso haja esquecimento de duas pílulas ou mais, o uso da cartela deve ser suspenso e outro método contraceptivo (como a camisinha) deve ser utilizado. Após a menstruação, neste caso, a medicação pode ser retomada;
  • A utilização de alguns medicamentos pode afetar o seu efeito contraceptivo e diminuí-lo. É o caso de antibióticos como a rifampicina, ampicilina, tetraciclinas, e barbitúricos, fenitoína, carbamazepina;
  • Caso a pílula seja esquecida, esta deve ser tomada o quanto antes, mesmo próximo da dose seguinte;
  • Se um dia já tiver passado e a pílula tenha sido esquecida, as duas doses devem ser tomadas no horário normal.

Embora os anticoncepcionais se mostrem efetivos na prevenção à gravidez, outros métodos como o uso de camisinhas e do DIU (Dispositivo Intra-Uterino) podem ser utilizados. A camisinha, além de ajudar a evitar a gravidez, também auxilia na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, AIDS, gonorreia, entre outras.


Consultar o ginecologista, antes do uso de qualquer anticoncepcional, é essencial para que este oriente sobre qual seja o melhor tipo a ser utilizado e quais cuidados que devem ser tomados.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui