As 3 semanas de gestação representam o momento em que ocorre de fato a fecundação do óvulo. Por isso, na verdade, ela é a primeira semana de gestação.
Portanto, em geral, não há muitos indícios de gravidez antes desse momento, considerando que são 3 semanas desde a última menstruação da mulher
Alguns sinais podem aparecer a partir da terceira semana, e exames podem confirmar a gravidez. Neste texto, vamos falar sobre essa fase gestacional e o desenvolvimento do feto. Vamos lá?
O cálculo de meses da gestação é feito a partir da última menstruação da mulher. Assim, mesmo sendo a semana onde de fato ocorre a fecundação, a terceira semana é considerada a metade do primeiro mês de gravidez, que vai até as 4 semanas e meia. É quando o feto começa a desenvolver-se dentro do útero.
Esse cálculo gestacional é baseado no DUM (Dia da Última Menstruação) pois, em geral, é difícil determinar a data precisa da fecundação. Por isso, adota-se internacionalmente a DUM como início da contagem gestacional.
É muito comum que a mulher ainda não saiba que está grávida nesse momento, visto que os sintomas não apareceram (ou são muito sutis).
O momento da fecundação é a marca onde a produção dos hormônios começa a acelerar. Graças a isso, é possível verificar se está realmente grávida a partir das 3 semanas de gestação. Os exames feitos nessa fase são:
O exame mais comum de gravidez mede as concentrações hormonais na mulher do beta HCG. O hormônio é produzido pelas células formadoras da placenta e é uma fração do hormônio específico da gravidez, o HCG.
Assim, se há um nível hormonal elevado, há um indicativo da gravidez. Por isso, são feitos exames para medir os níveis hormonais na urina (teste de farmácia) e no sangue (exame em laboratório).
A princípio, o exame de sangue tem maiores chances de identificar a concentração de HCG logo nos primeiros dias da gravidez. Porém, há testes de farmácia que podem ser feitos já no 1º dia de atraso da menstruação.
Ainda assim, com 3 semanas de gestação, as alterações hormonais ainda não são tão intensas. Na próximas semanas, elas serão mais acentuadas e ficará mais fácil ter a confirmação da gravidez.
O exame de ultrassom só poderá identificar o bebê (o saco gestacional, inicialmente) a partir da quinta ou sexta semana de gestação. Por isso, a ultrassonografia não é necessária no primeiro mês de gestação.
Com 3 semanas de gestação, acontece a fecundação. O zigoto (primeira célula do feto) começa a multiplicar-se e formar o embrião, que dará origem aos primeiros órgãos do bebê.
Nesse momento, o embrião tem o tamanho aproximado de apenas 0,15mm. Nos próximos dias, o embrião será direcionado ao útero e fixado na parede uterina, onde receberá os nutrientes necessários para começar o seu desenvolvimento.
No momento em que o óvulo se fixa na parede uterina, é comum que ocorra um corrimento vaginal intenso, acompanhado de sangramento.
Esse sangramento, chamado de nidação, é algo natural e, muitas vezes, é confundido com a menstruação. Porém, também pode ser um dos primeiros indicativos para a mulher suspeitar de sua gravidez.
A terceira semana de gestação é apenas o início do desenvolvimento do embrião, que em breve começará a crescer exponencialmente.
Ao fim do primeiro mês, com a confirmação de que está grávida, a mulher precisa iniciar o acompanhamento médico da gestação (pré-natal) e tomar os cuidados necessários para que tudo ocorra bem na gravidez.
Esse é o momento que marca o início de um longo processo. É importante controlar a ansiedade, respirar fundo e esperar que as próximas fases cheguem.
Para saber tudo sobre gravidez, continue acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.