Com 28 semanas, a gestação está no 7º mês.
O último trimestre, assim como toda a gestação, é repleto de mudanças. Mas agora a hora do parto está ficando efetivamente mais próxima.
É recomendado que a gestante tente relaxar e aproveite para fortalecer os laços com a criança. Alimentação rica em frutas, verduras e legumes, e boa qualidade de sono também são fundamentais.
Na 28ª semana de gravidez, os sintomas são contrações de treinamento e dificuldade de respirar. Estrias também podem ser comuns nessa fase.
Saiba um pouco mais sobre cada um deles:
É normal que a gestante tenha a sensação de que o útero endureceu e depois de alguns segundos relaxou.
A essa sensação se dá o nome de falsa contração ou contração de treinamento e servem para preparar a musculatura do útero e do canal vaginal para o momento parto.
Elas não indicam que a mulher está prestes a dar à luz ou que o parto vá ocorrer em breve. De forma geral, não devem causar preocupações quando forem passageiras, durando menos de 1 minuto.
Essas contrações não são acompanhadas de dores intensas, sangramentos ou febre. Se a grávida manifestar esses sintomas, deverá procurar orientação médica com urgência.
Leia mais: É normal sentir cólicas na gravidez? Até quando elas ocorrem?
Como o bebê está crescendo, o útero precisa expandir junto. Isso pode acabar espremendo o diafragma, causando dor nessa região, soluços e dificuldade para respirar.
Os movimentos do neném, como chutes e socos, também podem causar esses desconfortos. Nessas situações, a gestante pode sentar-se ou deitar-se numa posição confortável, respirar profunda e calmamente, e fazer leves massagens na barriga.
Com o crescimento do bebê, é normal que a pele (principalmente da barriga) estique. Isso pode causar as estrias.
Nessa fase, a gestante pode fazer massagens com óleos e cremes hidratantes específicos para a gravidez, que podem prevenir as estrias.
Leia mais: Estrias na Gravidez: tipos (vermelhas), melhor creme, como evitar?
Com 28 semanas de gestação, o bebê tem aproximadamente 37cm e seu peso varia entre 900g e 1,1kg. Alguns sistemas (como o respiratório e imunológico) ainda estão em formação e vão amadurecer até o momento do parto.
Se o neném não se virou ainda, encaixando a cabeça na pélvis, o médico pode avaliar a posição que ele está e, se necessário, passar algumas dicas, como os exercícios físicos.
Ele consegue identificar sons, como a voz da mãe, e os olhinhos podem abrir durante alguns momentos, o que permite que ele reconheça a luz. Nessa fase, a visão e audição está sendo aperfeiçoados.
Apesar de estar aprendendo a usar os sentidos, a atividade favorita do bebê dentro da barriga é dormir, podendo chegar até 12 horas consecutivas de sono.
Além disso, o espaço está reduzindo-se o que dificulta os movimentos, que tendem a ocorrer cada vez com menos frequência.
Entretanto, as mamães devem procurar sentir o bebê se mexendo, principalmente depois de comerem um doce ou se estiverem deitadas.
Afinal, a movimentação é um indício que o neném está saudável e cheio de vitalidade.
Com a chegada da 28ª semana, a mamãe deve procurar descansar e alimentar-se saudavelmente.
Alguns desconfortos como contrações de treinamento, dificuldade para respirar e estrias podem marcar essa fase da gestação.
Mas o bebê se desenvolve tranquilamente, gosta de dormir bastante e aprende coisas novas sobre o próprio corpo.
O Minuto Saudável traz outras informações sobre gestação. Confira nossas postagens sobre as outras semanas:
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.