Com 12 semanas de gestação, o período mais complicado e com maior risco de aborto espontâneo está chegando ao fim.
Se a mulher ainda não contou a notícia para amigos e familiares, talvez se sinta mais segura para conversar sobre isso nesse momento. A gestação já provoca mudanças cada vez mais perceptíveis no corpo.
Pequenas mudanças, embora sejam sutis, já podem ser percebidas. Por exemplo a barriga, as mamas, as coxas e até os braços e pés tendem a aumentar o volume.
Também é normal que tonturas e dores de cabeça estejam mais presentes enquanto os enjoos podem começar a diminuir. Continue a leitura para saber mais sobre essa semana gestacional!
12 semanas de gestação correspondem ao final do 3º mês, ou seja, a gravidez está quase entrandono segundo trimestre.
O pequeno já se mexe com bastante frequência (quase sem parar) embora ainda seja muito cedo para a mamãe senti-lo.
Nessa fase da gravidez, é muito comum algumas gestantes sentirem mais fome do que o normal.
Isso acontece porque o processo de desenvolvimento do neném não para e ele precisa de energia para crescer.
Por isso, é importante que a gestante se alimente de maneira equilibrada, evitando períodos de jejum prolongado e dando preferência a uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, cereais e carnes magras. Ter o acompanhamento de um nutricionista pode ser uma opção.
Leia mais: 12 semanas de gestação correspondem a quantos meses?
Na 12ª semana, o bebê pesa, em média, 14g e mede (da cabeça até o bumbum) cerca de 7cm. Órgãos vitais (coração e pulmão) já estão formados e agora vão crescer e passar pela maturação.
O bebê também está desenvolvendo uma fisionomia mais humana e o rosto está ganhando os traços da bochecha, dos lábios e queixo.
Parte do aparelho auditivo já está formado e as orelhas (cartilagem que os envolvem) está se desenvolvendo na lateral da cabeça.
As unhas do neném já podem estar começando a crescer nas pontinhas dos dedos. Muitos bebês nascem com as unhas grandes e precisam cortá-las ainda na maternidade.
O exame de imagem (ultrassom) feito na 12ª semana é um momento importante e de ansiedade já que a mamãe poderá ver o seu neném pela primeira vez. Chamamos esse exame de ultrassonografia morfológica de primeiro trimestre, e pode ser feita entre 11 e 14 semanas de gestação, sendo que 12 semanas é o tempo ideal.
Antes desse tempo, a imagem pode não estar tão nítida justamente porque o bebê ainda é muito pequeninho.
Durante essa fase, esse exame é fundamental pois, através dele, será possível fazer o rastreamento síndromes cromossômicas.
Se houver a suspeita, o obstetra poderá solicitar outros exames e todas as dúvidas devem ser esclarecidas com esse profissional.
A ultrassom com 12 semanas ainda pode revelar outras coisas como a presença de outro neném (gêmeos) ou estimar a provável data do parto com base na idade fetal.
A consulta geralmente dura entre 30 e 60 minutos e no final dela, o médico obstetra já informa se há a necessidade de fazer outros exames ou seguir outras recomendações.
A 12ª semana de gestação pode trazer muitas surpresas para a mamãe, que verá seu neném pela primeira vez em 3 meses. O pequeno cresce cada dia mais e não para um segundo. Por isso, a gestante deve se alimentar corretamente dar preferência para uma dieta saudável.
O Minuto Saudável traz outras informações sobre gravidez e saúde do bebê. Não deixe de conferir nossas postagens.
Dra. Fernanda Freire
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.