A Varfarina Sódica, ou apenas Varfarina, é um dos princípios ativos mais prescritos no tratamento de algumas doenças que causam trombos na corrente sanguínea, impossibilitando o fluxo normal do sangue e acarretando em diversas condições perigosas para a saúde.
Encontrada em plantas ricas em Cumarina, o ativo é usado desde os anos 50, tendo sua eficácia comprovada e segura quando administrada de forma correta e levando em consideração as necessidades do (a) paciente.
Para mais informações, como quando é indicada, como tomar e contraindicações, continue acompanhando o artigo!
Índice – neste artigo você vai encontrar as seguintes informações:
Varfarina Sódica é um princípio ativo utilizado na composição de medicamentos anticoagulantes. Ela age na prevenção primária e secundária da formação de coágulos na corrente sanguínea e, consequentemente, na prevenção de doenças trombóticas (que causam trombos) por meio do afinamento do sangue.
O princípio ativo é indicado e prescrito por médicos (as) em casos de risco de o (a) paciente desenvolver condições trombóticas como:
Em casos específicos, o princípio ativo também pode ser prescrito por médicos (as) para pacientes com Arritmia Atrial, Doença Cardíaca Reumática e com risco de desenvolvimento de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.
O princípio ativo inibe os fatores responsáveis pela coagulação, sobretudo os dependentes da vitamina K, agindo como um antagonista. Por consequência, ele também age prevenindo sangramentos espontâneos.
A Varfarina Sódica é comercializada na forma de comprimidos de 1mg, 2mg, 2,5mg, 5mg, 7,5mg e 10mg, podendo ser encontrados em embalagens com 10, 30, 50, 60, 100 e 150 comprimidos.
Os medicamentos que levam o princípio ativo como princípio ativo na composição são o Marevan®, Coumadin®, Marfarim® e os genéricos que levam seu nome.
São diversos os medicamentos que não podem ser consumidos ao mesmo tempo que o princípio ativo. Entre os que aumentam sua ação estão:
A Rifampicina (tratamento de germes) e a Carbamazepina (tratamento de epilepsia) inibem a ação anticoagulante do medicamento, portanto, também não devem ser utilizados ao mesmo tempo.
Para ter acesso a lista completa de medicamentos que merecem atenção, clique aqui.
Também é conhecido que a suplementação e o consumo de alimentos ricos em vitamina K alteram a eficácia do medicamento, portanto, a mesma não é aconselhada durante a administração de medicamentos com Varfarina.
Caso haja a necessidade de acrescentar qualquer um desses ou outros medicamentos em sua rotina, o (a) médico (a) precisa ser alertado (a) sobre o uso da medicamento.
Sim! A receita emitida pelo (a) médico (a) para a compra da Varfarina é a branca comum. Isso quer dizer que você só conseguirá comprar o medicamento mediante apresentação de receita médica válida.
Leia também: Receita digital: o que é, benefícios e validade
Marevan é o medicamento de referência usado como base para a criação de medicamentos genéricos e similares. Já a Varfarina Sódica é o princípio ativo, portanto, pode ser encontrada em outros medicamentos com a mesma finalidade.
O medicamento deve ser consumido após as refeições com um copo de água nos horários estipulados por seu (a) médico (a).
Em hipótese alguma diminua, aumente ou suspenda a administração sem consentimento e recomendação médica. Para que o tratamento seja efetivo, é preciso que as orientações do (a) seu (a) médico (a) sejam seguidas à risca.
Portanto, caso tenha alguma dúvida, procure o (a) profissional novamente para reforçar as recomendações iniciais.
Caso tenha esquecido de tomar a dose e lembre no mesmo dia, tome o medicamento no mesmo dia! Não adicione outra dosagem no dia seguinte, basta seguir com o horário de costume ou recomendado pelo (a) médico (a). A dose não deve ser duplicada.
O medicamento é contraindicado a pessoas alérgicas a qualquer componente do medicamento, além de grupos diversos grupos como gestantes, recém operados (as), em mulheres que passaram por aborto incompleto e pacientes que apresentam hemorragias, por exemplo.
Portanto, para saber se você faz parte de um dos grupos de contraindicação, leia a bula do medicamento ou converse com seu (a) médico (a).
Entre os possíveis efeitos colaterais da princípio ativo estão hemorragias (sangramentos), anemia, reações alérgicas na pele, dor abdominal e no peito.
Para ter acesso à lista completa, acesse a bula do medicamento clicando aqui.
A Varfarina pode ser adquirida em farmácias físicas e online, desde que mediante apresentação de receita médica.
Já os preços variam de acordo com a farmacêutica, quantidade de comprimidos e mg. Uma caixa com 30 comprimidos de 5mg, por exemplo, pode ser encontrada a partir de R$5,70.
Na plataforma Consulta Remédios, você encontra as melhores ofertas nas melhores farmácias e ainda recebe seu pedido em casa! Além disso, é possível ver quais farmácias próximas vendem o medicamento e solicitar a retirada no balcão.
A automedicação traz riscos à saúde, portanto, só use medicamentos com prescrição médica. Caso tenha alguma dúvida, consulte um (a) profissional.
Para mais informações sobre saúde e tratamentos, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.