Saiba como tomar a pílula do dia seguinte

0

Revisado por: Dra. Francielle Tatiana Mathias (CRF/PR 24612) – Farmacologista

Utilizar a pílula do dia seguinte é fácil. Ela pode vir em um ou dois comprimidos, dependendo do fabricante.

Quando o comprimido é único, basta tomá-lo preferencialmente acompanhado de água. No caso de dois comprimidos, deve-se ler a bula para se ter certeza da ordem em que eles devem ser tomados, mas em geral deve-se tomar o primeiro comprimido o quanto antes e o segundo 12 horas depois.

Leia mais: confira a bula do Levonorgestrel, princípio ativo da pílula.

De quanto em quanto tempo é possível tomar a pílula do dia seguinte?

Médicos indicam tomar a pílula no máximo até uma vez por ano. Ela é considerada um método contraceptivo de emergência e é apenas nesses casos em que deve ser usada.

Apesar dessas indicações, muitas mulheres usam com frequência exagerada, algumas chegando a três vezes no mesmo mês, sofrendo os diversos efeitos colaterais da repetição.

Eu só posso tomar ela no dia seguinte?

A pílula do dia seguinte tem um nome que engana. Ela não foi feita para se tomar no dia seguinte, mas o mais rápido possível após a relação sexual. Quanto mais cedo você a toma, mais eficaz ela será.

Ela pode ter efeito até cinco dias depois da relação, mas as chances não estarão do seu lado nesse caso. Portanto, o recomendado é ir atrás da pílula do dia seguinte logo após a falha de seu método anticoncepcional ou esquecimento dele.

PUBLICIDADE

Fonte consultada

Dra. Francielle Tatiana Mathias (CRF/PR 24612), farmacêutica generalista (CRF/PR 24612) com mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2018)

Leia mais: Como colocar camisinha masculina, feminina e os erros mais comuns

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.