Ana Luiza (Minuto Saudável)
22/10/2018 14:48

Como fazer teste de gravidez (farmácia e exame de sangue)?

Para quem nunca fez um exame de gravidez, as informações são sempre facilitadoras. Confira como funciona e como proceder em cada tipo de exame:

Teste de farmácia

O teste de farmácia é bastante rápido e o resultado aparece em menos de 5 minutos. Indica-se realizá-los com a primeira urina do dia. Ainda que, segundo os fabricantes, possam ser feitos com qualquer amostra de xixi ao longo do dia, é na primeira amostra que as chances de falso negativo são menores, pois não há riscos da urina estar diluída.

Se você já fez algum exame de urina, sabe que a recomendação é desprezar o primeiro jato e colher o restante do xixi. Então você pode seguir o mesmo procedimento.

Além disso, o mais indicado é que o método seja feito a partir do 1º dia do atraso, pois antes disso são maiores as chances de ocorrer um falso negativo.

Se o teste der negativo, mas a menstruação continuar atrasada ou houver sintomas indicativos (como náuseas), a mulher deve repetir o teste após, pelo menos, 3 dias.

Leia mais: Menstruação atrasada (dias ou meses): o que pode ser, é normal?

Os testes são, em sua maioria, bastante similares em sua realização, mas é sempre necessário ler atentamente o folheto de instruções que vem em cada produto. Tanto o teste de fita quanto o digital podem, no geral, ser feitos com o coletor de urina ou colocando o medidor diretamente no jato.

Antes de realizar, confira de o modelo que você comprou pode ser feito de ambas as formas.

Com coletor

Em geral, para fazer, basta seguir os seguintes passos:

  1. Abra o teste (somente na hora do uso para não correr riscos de alteração);
  2. Se o teste vier acompanhado do copinho coletor, faça xixi no recipiente e mergulhe a ponta da haste indicada na urina, garantindo que toda a região necessária seja mergulhada no líquido. Caso não venha o copinho, você pode adquirir um separadamente em farmácias;
  3. Aguarde 10 segundos e retire o medidor do copinho coletor, deixando-o em repouso em uma superfície plana.

O ideal é que o xixi seja utilizado no teste logo após ser realizado, no entanto alguns fabricantes indicam que, após fazer xixi no coletor, você pode utilizá-lo em até 2 horas se deixado em temperatura ambiente, ou em até 4 horas se mantido em geladeira.

Alguns testes podem apresentar uma linha cor-de-rosa já nos segundos iniciais, mas isso é apenas um indicativo de que o medidor está reagindo. Você deve esperar entre 1 e 3 minutos para o resultado final.

Diretamente no jato de urina

Se você preferir dispensar o coletor ou não quiser adquirir um separadamente, pode realizar o teste da seguinte maneira:

  1. Abra o teste (somente na hora do uso para não correr riscos de alteração);
  2. Identifique a ponta de detecção e coloque-a sob o jato de urina por 5 segundos (ou conforme recomendação do fabricante);
  3. Repouse o medidor em uma superfície plana e aguarde entre 1 e 3 minutos, de acordo com as instruções.

Exame de laboratório

O exame de sangue para detectar a gravidez segue o procedimento tradicional de coleta, em que uma amostra será colhida da veia do braço, a menos que não seja possível ou viável fazer a punção no local.

Não é preciso estar em jejum para realizar o exame qualitativo ou quantitativo. No caso do primeiro, a leitura do exame é simples, apresentando resultados como “positivo/reagente” ou “negativo/não reagente”.

O tipo quantitativo, muitas vezes, precisa de mais cuidados. Alguns laboratórios podem recomendar que a paciente não tenha feito o uso de biotina (vitamina B7) nas últimas 72 horas, nem exames de contraste nas últimas 48 horas.

Leia mais: Calculadora Gestacional (semanas, meses): como calcular, ultrassom

22/10/2018 15:05

Ana Luiza (Minuto Saudável)

Redatora e revisora, estudou Terapia Ocupacional na UFPR, é jornalista, mestre em Estudos de linguagem e doutoranda em Sociedade e Tecnologia, pela UTFPR. Produz matérias sobre alimentação e bem-estar.

Ver comentários

  • Oi , o meu nome e emili Reis Ferreira e quero saber qual e o sexo do meu bebe . E se vai ser menino ou menina , e que fique bem claro que eu nao moro com o pai do meu futuro filho ou filha ....

    Cancelar resposta

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá Emili!

      A identificação do sexo do bebê é feita por meio de exame de ultrassom (a partir da 13ª semana de gravidez) ou da sexagem fetal (a partir da 8ª semana). Você pode tirar a dúvida consultando um médico. O governo disponibiliza atendimento e acompanhamento pré-natal gratuito às gestantes por meio do SUS. Busque a unidade de saúde mais próxima :)

      Cancelar resposta

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*