Não há regra, mas normalmente os primeiros sintomas e sinais da gravidez surgem por volta da 5ª semana, o que representa aproximadamente 40 dias.
Eles têm intensidades e frequências diferentes para cada mulher.
De maneira geral, o primeiro sinal percebido é o atraso da menstruação. Em alguns dias, começam a surgir outros, como aumento da frequência urinária, náuseas e vômitos.Fatores emocionais também estão envolvidos nesse começo. Por isso, alterações de humor podem ser comuns nas primeiras semanas.
Os primeiros sintomas de gravidez nem sempre são notados, pois é frequente que no começo sejam sutis e aconteçam com menor intensidade. Assim, logo no começo eles podem passar despercebidos. Mas, quando ocorrem, geralmente envolvem:
Muitas mulheres que ainda não desconfiam da gravidez podem, inclusive, confundir a condição com a TPM, logo que os sintomas podem ser bastante semelhantes.
Os enjoos começam, em geral, a partir de 6ª semana e podem permanecer até o final da gravidez. É um dos sintomas mais relacionados à gestação e pode ocorrer acompanhado com outras manifestações, como vômitos, maior frequência urinária e sensibilidade nos seios.
As náuseas geralmente acontecem pelo período da manhã, sendo que algumas mulheres podem senti-las mais frequentemente ou por maior tempo, enquanto outras podem ter casos isolados.
No segundo e no terceiro mês, em geral, ocorre uma diminuição dos enjoos, mas tudo depende do organismo de cada mulher.
Em geral, os exames de urina e sangue têm boas taxas de detecção após o 1º dia do atraso menstrual. Isso porque o teste detecta a gestação por meio da taxa de um hormônio, o HCG.
Ele começa a ser produzido quando o embrião se implanta no útero, o que pode levar até 14 dias após a relação sexual. Isso depende de de fatores, como o período fértil.
O diagnóstico pode ser de diferentes maneiras, seja em testes de farmácias ou por exames laboratoriais, como de sangue e de urina.
Por isso, o melhor período para realizar o teste e minimizar os riscos de resultados incorretos é a partir do 1º dia do atraso menstrual.
Leia mais: Como fazer teste de gravidez (farmácia e exame de sangue)?
Estar por dentro das principais informações sobre a gravidez e esclarecer as dúvidas sobre esse assunto é fundamental para que a sua gestação aconteça de forma saudável, garantindo mais saúde para o bebê e para você.
Então acompanhe mais conteúdos como esse no Minuto Saudável!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.