Manter a casa limpa, o ambiente de trabalho e lembrar-se de higienizar o corpo corretamente, são maneiras simples e eficazes para evitar o contágio por diversos vírus e bactérias. A limpeza nasal, apesar de incomum, também pode fazer diferença no dia a dia com o uso de uma solução simples: o soro fisiológico.

Poucas pessoas dão a devida importância ao nariz. Ele é uma das principais portas de entrada para vírus e bactérias, os quais podem ocasionar qualquer tipo de doença, desde um simples resfriado até um vírus mais agressivo. Por isso, sempre que possível é importante limpá-lo da forma correta.

Limpeza nasal       

Quando realizada com frequência pode ser um ato extremamente eficaz contra problemas de saúde. Ela pode evitar casos de rinite, sinusite, resfriados e inclusive ajudar no estancamento de sangramentos nasais. Mas, e qual a melhor forma de realizar a limpeza? Uma das maneiras menos agressivas é o uso do soro fisiológico 0,9%.

Sabe-se que o seu uso inclusive pode melhorar os quadros de dores de ouvido ou garganta. O soro pode ser facilmente encontrado em farmácias, mas quem preferir também pode fazer uma mistura similar e caseira (meio copo de água com uma colher de sal).  Confira algumas dicas para realizar o seu uso:

  • Antes de fazer a aplicação do produto aqueça-o por meio da fricção com as mãos. Isso irá aquecer o frasco até que a atinja a temperatura corporal;
  • Aplique com o auxílio de um conta-gotas ou seringa. No caso de crianças pequenas pode ser necessário o uso de um cotonete, tomando cuidado para que a sua haste não machuque a mucosa;
  • Nunca introduza o conta-gotas ou a seringa novamente no pote do soro fisiológico após o seu uso. Para evitar a contaminação do produto prefira colocar uma pequena quantidade em um copo e depois descarte-o;
  • Com a cabeça levemente inclinada para trás é importante injetar a dosagem indicada quantas vezes for necessário.

Benefícios

As lavagens frequentes com o uso do soro fisiológico evitam o ressecamento da mucosa nasal, além de eliminar possíveis agentes alergênicos ali presentes.

Já no caso das pessoas que sofrem com otites e dores de garganta, devido à dificuldade para respirar, essa solução desentope as vias nasais e melhora a capacidade respiratória.

Indivíduos com problemas nasais, ou que sofrem com sangramentos recorrentes nessa região também devem se tornar adeptos desse tipo de lavagem.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *