Manter a casa limpa, o ambiente de trabalho e lembrar-se de higienizar o corpo corretamente, são maneiras simples e eficazes para evitar o contágio por diversos vírus e bactérias. A limpeza nasal, apesar de incomum, também pode fazer diferença no dia a dia com o uso de uma solução simples: o soro fisiológico.
Poucas pessoas dão a devida importância ao nariz. Ele é uma das principais portas de entrada para vírus e bactérias, os quais podem ocasionar qualquer tipo de doença, desde um simples resfriado até um vírus mais agressivo. Por isso, sempre que possível é importante limpá-lo da forma correta.
Quando realizada com frequência pode ser um ato extremamente eficaz contra problemas de saúde. Ela pode evitar casos de rinite, sinusite, resfriados e inclusive ajudar no estancamento de sangramentos nasais. Mas, e qual a melhor forma de realizar a limpeza? Uma das maneiras menos agressivas é o uso do soro fisiológico 0,9%.
Sabe-se que o seu uso inclusive pode melhorar os quadros de dores de ouvido ou garganta. O soro pode ser facilmente encontrado em farmácias, mas quem preferir também pode fazer uma mistura similar e caseira (meio copo de água com uma colher de sal). Confira algumas dicas para realizar o seu uso:
As lavagens frequentes com o uso do soro fisiológico evitam o ressecamento da mucosa nasal, além de eliminar possíveis agentes alergênicos ali presentes.
Já no caso das pessoas que sofrem com otites e dores de garganta, devido à dificuldade para respirar, essa solução desentope as vias nasais e melhora a capacidade respiratória.
Indivíduos com problemas nasais, ou que sofrem com sangramentos recorrentes nessa região também devem se tornar adeptos desse tipo de lavagem.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.