Eduardo (Minuto Saudável)
13/03/2019 15:59

Enxaqueca e olho seco: estudo mostra que pode haver relação

Segundo a pesquisa publicada no periódico médico JAMA Ophthalmology, os pacientes que sofrem com a enxaqueca têm 20% de maiores chances de ter outra condição chamada de síndrome do olho seco.

Publicidade

Um estudo avaliou os relatórios médicos de cerca de 73 mil pessoas, ao longo de 10 anos. Os resultados apontam que muitas pessoas que relataram sofrer com a síndrome do olho seco também eram afetadas por dores de cabeça.

A condição é agravada com a idade. Mas não só.

Enquanto os homens com mais de 65 anos apresentaram 2 vezes mais incidência do olho seco junto à enxaqueca, entre elas os números foram maiores, chegando a quase 3 vezes mais chances.

Isso prova que tanto nos homens quanto nas mulheres, é importante para estar sempre em alerta para qualquer sintoma.

O que é olho seco?

Síndrome do olho seco, na verdade, é uma condição que afeta a produção de glândulas lacrimais, deixando elas insuficientes para manter os olhos lubrificados e hidratados.

Com o decorrer do tempo, a falta de lágrimas causa um ressecamento dos olhos, e pode até causar problemas na visão.

A condição é um problema mais comum entre os idosos, mas atualmente se estima que até 34% da população sofra com essa condição, pois, além deles, quem usa lente de contato ou passa muitas horas em ambientes com ar condicionado, por exemplo, estão mais suscetíveis.

Como olho seco e enxaqueca podem estar ligados?

Então, agora que você já tem uma noção do que é a síndrome do olho seco, é preciso entender como essas duas coisas estão ligadas.

Para entender isso, voltamos ao estudo, pois, segundo os seus autores, as inflamações causadas pelo olho seco podem provocar perda dos níveis celulares e, por isso, as dores de cabeça.

Publicidade

Os pesquisadores ainda reforçam que o ressecamento do olho influencia o sistema nervoso, aumentando as chances de ter enxaqueca.

Porém, o estudo feito ainda não pode comprovar de fato essa relação, mas já serve como um alerta para os médicos, que devem estar atentos a qualquer relato sintomático, avaliando a presença de ambas.

Leia mais: Cefaleia (dor de cabeça): o que é, tensional, em salvas, crônica, CID


Às vezes, condições de saúde e sintomas podem estar relacionados sem que o paciente se dê conta. Por isso, estudos verificando a incidência de condições associadas são necessários.

Acompanhe mais notícias no Minuto Saudável!!

Fonte: WebMD

13/03/2019 18:18

Eduardo (Minuto Saudável)

Redator, é estudante de Jornalismo pela Uninter. Escreve notícias sobre saúde e bem-estar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*