Eduardo (Minuto Saudável)
06/03/2019 19:09

Recuperar as horas de sono no fim de semana não ajuda sua saúde

Você é daqueles que não têm uma rotina para dormir em dias de semana, e quando vai se aproximando o sábado e o domingo já está pensando em recuperar o sono?

Então, aqui vai um alerta!

Apesar de repor as horas de sono perdidas, esse hábito não é capaz de ajudar sua saúde e evitar problemas como obesidade e diabetes. Mas calma, nós vamos te explicar melhor.

Segundo um novo estudo publicado na revista científica Current Biology, dormir mais no fim de semana não melhora a saúde metabólica, que nada mais é do que a maneira como o corpo proporciona e utiliza as energias necessárias para seu funcionamento.

O sono e as alterações no metabolismo

Nessa pesquisa os cientistas analisaram homens saudáveis, divididos em grupos com tempos de sono distintos (entre 9 e 5 horas) e rotinas diferentes (entre sono regular e irregular).

A partir do estudo, foi possível avaliar se a reposição do sono é capaz de driblar os efeitos negativos das noites mal dormidas. E a resposta é: não.

Leia mais: 6 horas por noite é o tempo mínimo de sono para evitar doenças cardíacas

De maneira geral, os cientistas notaram que ambos os grupos com sono restrito tiveram um aumento de peso — independente das horas de sono a mais nos fins de semana.

Naqueles que dormiram mais nestes dois dias a sensibilidade à insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue) estava 9% a 27% menor do que nos outros grupos.

Isso faz com que a pessoa entre em risco de ter problemas na pressão arterial, aumento nos índices de açúcar no sangue (hiperglicemia) e ganho de peso.

Com dormir bem mesmo em dias de semanas?

Algumas dicas podem te ajudar a manter o sono em dia em meio a toda correria. Confira:

  • Siga uma rotina na hora de dormir: pode levar um tempo até você se acostumar, mas com isso o seu corpo irá trabalhar a favor dos seus horários, regulando seu sono na hora certa e de maneira saudável.
  • Cuide com as refeições antes de deitar: o recomendado é que a alimentação seja feita 3 horas antes, pois esse é o tempo médio que seu metabolismo leva para digerir completamente os alimentos, evitando que você acorde na madrugada.
  • Escolha os alimentos corretos: a alimentação nesses horários deve ser limitada e não incluir alimentos que contenham cafeína e álcool, pois ambas as substâncias atrapalham o sono.

Hábitos simples como estes podem ser incluídos em sua rotina, tanto de segunda a sexta, como também nos fins de semana. Essa mudança vai te deixar descansado e te dar mais tempo para outras atividades.


Apenas dormir o recomendado não é suficiente para que você acorde com aquela sensação de estar novo no outro dia. É preciso ter uma boa qualidade, em todas as fases da noite para evitar problemas ligados ao sono.

18/04/2019 15:59

Eduardo (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*