Existem alguns tipos de dores que são sentidas pela maioria das pessoas em alguma fase da vida, como é o caso das dores de cabeça, barriga e pernas.
Estas duas últimas, embora não tenham idade, tendem a serem mais comuns ou acentuar-se conforme a velhice se aproxima.
Felizmente, elas tendem a ser passageiras e podem ser tratadas.
A dor nas pernas pode ser causada por várias complicações como: má circulação do sangue nos membros inferiores, lesões nos nervos ou músculos, doenças cardiovasculares, nervo ciático, distrofias musculares, problemas na coluna vertebral, lesões após exercícios físicos sem preparo, diabetes, gota e varizes.
Para saber exatamente o que está causando os incômodos nas pernas, o recomendado é preciso buscar o auxílio de médico de ortopedistas ou angiologistas, que podem avaliar os sintomas e receitar a melhor forma de tratamento.
Alguns outros fatores também podem provocar ou agravar as dores nas pernas:
As baixas temperaturas tendem a fazer com o que os músculos se endureçam. Isso acontece porque o organismo busca formas de manter-se aquecido e preservar o calor corporal.
Essas contrações musculares podem ocorrer em todas as partes do corpo causando dificuldade na circulação, inchaços e dores.
Para contornar essa situação, basta praticar exercícios que movimentem os membros inferiores. E não se esqueça de fazer o aquecimento e o alongamento corretamente.
Durante a gravidez, o eixo de equilíbrio da mulher tende a mudar por causa do peso e do espaço que o neném ocupa.
Isso pode acabar gerando dores nas pernas, nas costas, na lombar e nos braços.
Em grande maioria dos casos, os incômodos nas pernas na gestação são causados porque a gestante tende a andar com as pernas abertas, o que sobrecarrega a musculatura.
O inchaço (também comum na gravidez) é outro fator que pode provocar desconfortos nessa parte do corpo.
Durante o repouso, é comum que se aumentem as dores e desconfortos. Isso pode acontecer por vários motivos.
Um deles é que, durante o dia, passamos mais tempo em pé. Isso faz com que, devido à posição vertical, o sangue se acumule nos membros inferiores ou tenha dificuldade para retornar ao coração.
Ao deitar, elevamos as pernas ou a deixamos no mesmo nível que o restante do corpo, fazendo com que o sangue comece a circular da maneira correta novamente. Essa movimentação pode causar uma espécie de dor momentânea.
Outra razão para as dores durante o repouso são as cãibras, ou seja, contrações musculares que geralmente são provocadas ou pelo excesso de exercício (o músculo trabalha demais) ou pela falta do mesmo (o músculo fica parado e pode atrofiar).
As dores nas pernas durante a tensão pré-menstrual (TPM) e a menstruação estão relacionadas aos hormônios e às cólicas.
O útero, ao se contrair, provoca uma pressão que pode se espalhar para outras partes do corpo, inclusive as pernas.
Além disso, os hormônios (como o estrogênio) liberados durante essa época também são uns dos responsáveis pela dor nas pernas.
Eles, em sua grande maioria, provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e costumam gerar a sensação de latejamento na pélvis, nos seios e nas pernas durante a menstruação.
As dores nas pernas à noite podem ser causadas por fatores como: cãibras, relaxamento muscular, falta ou excesso de atividades físicas, problemas de circulação sanguínea e crescimento (esse tipo de dor é comum na infância e adolescência).
Além disso, outras complicações como veias dilatadas (varizes) ou inflamadas (flebite), podem agravar as dores nas pernas durante a noite.
Todas essas situações citadas acima possuem tratamento (medicamentoso ou cirúrgico) que pode garantir uma melhor qualidade de sono.
As dores nas pernas e nos pés incomodam milhares de pessoas e podem, muitas vezes, ser tratadas com o auxílio de sessões de fisioterapia, alimentação correta, prática de atividades físicas e medicamentos. Hábitos do cotidiano e o estilo de vida também podem melhorar esse quadro.
Algumas dicas tendem a ajudar no tratamento:
Existem receitas de remédios caseiros que variam entre vinagre de maçã, argila, abacate, gengibre, castanhas e óleos de alecrim ou de cravo.
Vale ressaltar que esses remédios não possuem comprovação científica, podendo funcionar para alguns e não funcionar para outros.
Para ajudar a tratar essa condição em casa, as dicas de massagem, alongamento, repouso e ingestão de líquidos são as melhores opções.
As dores nas pernas podem ter várias causas. Assim, ir a um(a) profissional ortopedista é o mais indicado para fazer o diagnóstico e receitar a melhor forma de tratamento e alívio da dor. O Minuto Saudável traz outras informações sobre bem-estar e saúde. Confira nossas postagens!!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.