Sim, quem tem herpes pode doar sangue, mas não enquanto houver alguma lesão ativa da doença, seja labial ou genital.
Assim, após o desaparecimento desses sintomas, o doador está apto novamente.
O vírus da herpes não é transmitido pelo sangue, somente pelo contato direto com a secreção da ferida — por exemplo, pelo beijo, partilhamento de objetos pessoais ou então através de relação sexual sem preservativo.
Por isso, após os sintomas da herpes desaparecem, a doação pode ser feita normalmente.
Porém, dependendo do tipo de herpes, é importante ficar atento aos critérios que a doação exige.
Pode, mas há alguns critérios.
Tanto a herpes labial quanto a genital são causadas pelo vírus simplex (tipo 1 ou 2). Há ainda a herpes zóster, que, apesar do nome, não é causada pelo mesmo vírus da herpes, mas sim pelo varicela zoster virus.
Por isso, há diferença na recomendação para doadores:
Pacientes que foram acometidos pelo vírus simples — ou simplex — da herpes podem doar sangue.
A infecção pode ser na região oral ou genital e causa feridas como erupções, lesões de pele e bolhas.
Enquanto essas manifestações estiverem presentes, o paciente fica impedido de doar. Mas, após desaparecerem, a doação pode ser feita tranquilamente.
Leia mais: Herpes labial: o que causa, sintomas e como tratar
Já no caso de Herpes Zóster, o caso é um pouco diferente. A doença não é causada pelo mesmo vírus de herpes, mas sim por uma versão do vírus Varicella Zoster, o mesmo da catapora.
Nesse caso, a doação de sangue só pode ocorrer após 6 meses da cura.
Sim, a doação de medula óssea pode ser feita se o doador tiver herpes. Outras doenças consideradas sexualmente transmissíveis como HPV, Clamídia e Sífilis também podem doar.
Nesses casos, os pacientes podem fazer o cadastro como doador e aguardar o agendamento para a coleta e análise da medula.
Lembrando que a medula óssea só é retirada para doação se houver alguém compatível precisando.
Tanto herpes quanto HPV são DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) — ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) — que não impedem a doação de sangue.
Mas o portador só poderá doar após o desaparecimento das manifestações de pele, que podem ser verrugas (no caso do HPV) ou lesões e erupções (no caso da herpes).
Não pode ser doador quem:
Leia mais: Doação de sangue: requisitos, como e quem pode doar sangue
Quem tem herpes pode doar sangue e medula! Seguindo as orientações corretamente, é possível fazer o bem e ajudar ao próximo.
Mais dicas de bem-estar você encontra no Minuto Saudável!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.