Quais são as principais doenças bacterianas?

0

Mais da metade das doenças humanas conhecidas são provocados pelas bactérias. Tuberculose, coqueluche e meningite são algumas delas, as quais podem ser evitadas com medidas preventivas.

A maioria das doenças causadas pelas bactérias são transmitidas pelo ar ou então quando o indivíduo ingere algum alimento que contenha a bactéria. As reações e manifestações do problema podem acontecer das formas mais variadas.

Principais doenças bacterianas

As principais doenças causadas por bactérias são bem conhecidas. Tuberculose, tétano, meningite, coqueluche, hanseníase e cólera. Algumas das principais DSTs também são causadas pelas bactérias, como é o caso da clamídia, sífilis e gonorreia.

Tratamento e prevenção

Os antibióticos são os medicamentos mais utilizados para o tratamento desse tipo de doença, entretanto, eles só devem ser usados quando forem receitados pelo médico.

Prevenção

Diferentes tipos de vacinação estão disponíveis como método preventivo. Também existem outras formas de prevenção, como: manter as mãos sempre higienizadas e os alimentos também, principalmente frutas e saladas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.