Mais da metade das doenças humanas conhecidas são provocados pelas bactérias. Tuberculose, coqueluche e meningite são algumas delas, as quais podem ser evitadas com medidas preventivas.

A maioria das doenças causadas pelas bactérias são transmitidas pelo ar ou então quando o indivíduo ingere algum alimento que contenha a bactéria. As reações e manifestações do problema podem acontecer das formas mais variadas.

Principais doenças bacterianas

As principais doenças causadas por bactérias são bem conhecidas. Tuberculose, tétano, meningite, coqueluche, hanseníase e cólera. Algumas das principais DSTs também são causadas pelas bactérias, como é o caso da clamídia, sífilis e gonorreia.

Tratamento e prevenção

Os antibióticos são os medicamentos mais utilizados para o tratamento desse tipo de doença, entretanto, eles só devem ser usados quando forem receitados pelo médico.

Prevenção

Diferentes tipos de vacinação estão disponíveis como método preventivo. Também existem outras formas de prevenção, como: manter as mãos sempre higienizadas e os alimentos também, principalmente frutas e saladas.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *