A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo que pode ser eficaz até 72 horas após uma relação sexual sem precauções. Ela age contra a gravidez e pode diminuir drasticamente as chances de uma gestação acontecer.

O princípio ativo da pílula do dia seguinte é o levonorgestrel, um tipo de progesterona (o hormônio feminino usado em anticoncepcionais) sintética. Comparada com anticoncepcionais que são tomados diariamente, a pílula do dia seguinte possui até 20 vezes mais hormônios.

O hormônio sintético impede ou retarda a saída do óvulo do ovário, ou pode dificultar a entrada do espermatozoide no útero. Assim, a pílula impede que ocorra a fecundação (união do espermatozoide com o óvulo).

Mas o que muita gente se pergunta é: será que a pílula do dia seguinte atrasa a menstruação? Sim, é possível.

O atraso irá depender de como o organismo reage à pílula e do ponto do ciclo menstrual em que a mulher está.

A pílula pode atrasar a menstruação em 3 semanas. Isso porque o hormônio contido nela bagunça todo o ciclo menstrual, e pode levar de 1 a 2 meses para que ele se normalize.

Leia mais: O que é Menstruação Irregular? Conheça os tipos, causas, sintomas

Vale lembrar que a pílula também tem capacidade de adiantar a menstruação.

Outro ponto importante é que não se deve usar a pílula do dia seguinte quando se está menstruada ou nos dias em que a menstruação deve descer, nem na pausa do anticoncepcional.

Como fica a menstruação depois de tomar a pílula do dia seguinte?

Além da desregulação do ciclo menstrual, a pílula do dia seguinte pode alterar algumas características da menstruação.

Ela pode vir em maior quantidade e mais escura por conta do hormônio do medicamento.

Leia também: Como colocar camisinha masculina, feminina e os erros mais comuns


Fonte consultada

Dra. Francielle Tatiana Mathias (CRF/PR 24612), farmacêutica generalista (CRF/PR 24612) com mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2018)

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Participe da discussão

8 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Tomei a pílula do dia seguinte e depois de alguns dias tive relação desprotegida.Porém minha menstruação desceu no outro dia, e eu acredito que seja o efeito da pílula ,pq eu já havia menstruado e desceu no mesmo mês.Mesmo eu tendo relação desprotegida e no outro dia ter menstruado corro risco de ficar grávida?

    1. Olá, Joyce.
      A menstruação é a descamação do endométrio. quando ela ocorre, é porque não houve fecundação.
      Assim, a maioria das mulheres não fica grávida se fizer sexo durante a menstruação, a não ser em casos raros em que o ciclo é bastante curto, e pode haver ovulação durante o sangramento.
      Mas vale destacar que sangramentos podem ocorrer sem serem, necessariamente, menstruação (por exemplo, os escapes). Nesse caso, é importante sempre usar métodos contraceptivos, pois em oda relação desprotegida há riscos de engravidar.

      1. OLá tomo anticoncepcional ah 12 anos e aconteceu da cartela acabar e eu ter relação desprotegida 2 dia depois tomei pílula do dia seguinte faltando 1 dia pra minha menstruação descer chegou dia não menstruei será que a causa foi da pílula q tomei ?

        1. Olá, Dani.
          É bem comum que a pílula do dia seguinte cause atrasos ou desregule a menstruação. Em geral, os efeitos não persistem muito e sua próxima menstruação virá após os efeitos hormonais terem estabilizado.

  2. Olá, eu preciso de uma informação. Meu ciclo e de 21 dias , a mais ou menos um mes eu meu namorado transamos e eu não uso pílula anticoncepcional, ele uso camisinha ,só que depois ele penetrou sem camisinha eu ressabiada usei pílula do dia seguinte após umas doze horas… Nove dias depois a minha menstruação desceu a minha dúvida é que é possível eu estar grávida ou não… Muito obrigada

    1. Olá.
      A eficácia da pílula do dia seguinte é de cerca de 85% a 95%. A única forma de detectar uma gravidez é por meio da realização do exame de sangue ou de urina.

  3. Oi…tive relação desprotegida no último dia do período fértil, tomei a pirula do dia seguinte no outro dia a tarde,na outra semana tive relação e tomei a pirula d novo e agora to atrasada três dias. fiz o teste d farmácia deu negativo ainda sim posso estar grávida ou não

    1. Olá, Alaine.
      Em geral, os testes de farmácia são bem seguros e com baixas chances de erro, se o exame for feito a partir do 1º dia do atraso menstrual.
      O atraso no seu ciclo pode ser decorrente do uso da pílula do dia seguinte, pois ela contém altas dosagens hormonais, capazes de afetar a regularidade da menstruação.
      Vale lembrar que esse é um método de emergência e que o uso seguido da pílula pode trazer riscos à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *