Açaí engorda? Confira a quantidade de calorias e como calcular

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O açaí é um alimento energético rico em fibras, potássio, magnésio e vitaminas. Seu consumo, no entanto, gera muitas dúvidas em relação ao aumento do peso, pois ele puro já é considerado bem calórico.

Quando consumido de forma moderada, o açaí pode ajudar a emagrecer. Ele puro apresenta diversas propriedades benéficas para a saúde e uma delas é a sensação de saciedade.

Mas da mesma forma que ele pode ser um aliado dentro de uma dieta balanceada, pode se tornar um vilão. A polpa do açaí, normalmente, é comercializada misturada ao xarope de guaraná.

A adição desse ingrediente o torna mais doce, o que acaba eleva os níveis de insulina no organismo, estimulando a síntese de gordura.

Além do xarope, quando acrescentamos ingredientes como paçoca, leite em pó, leite condensado, chocolate, confete e outras guloseimas ele deixa de ser bom para o controle do peso, pois passa a ser um alimento extremamente calórico.

Contudo, o açaí não precisa ser encarado como um vilão, pois ele sozinho não deve fazer a pessoa engordar. Outros fatores são considerados, como as próprias adições, a quantidade ingerida, os outros hábitos alimentares da pessoa, quantidade de exercícios e qualidade de vida.

O açaí pode ser uma boa opção para pessoas que praticam exercícios físicos, para consumo antes do treino, pois é uma boa fonte de energia e pode ajudar no desempenho durante as atividades.

Moderadamente, o açaí faz bem. Ele puro ou com combinações saudáveis é a melhor opção para quem não quer engordar, o que vale é o bom senso somado aos outros hábitos citados.

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Como calcular as calorias da tigela de açaí?

A quantidade de calorias presentes no açaí de tigela podem variar muito. Apenas o açaí puro, em uma quantidade de 200g, pode apresentar 130 calorias. Com o xarope de guaraná, o número de calorias dá um salto bem grande, indo para 320 calorias.

Esses números, contudo, podem variar, pois a concentração de açaí  e xarope podem mudar de acordo com o açaí comercializado.

Para se ter uma noção da quantidade de calorias em uma tigela é preciso saber também quantas calorias os adicionais apresentam. Portanto, se você está de dieta e não quer exagerar, será necessário calcular os complementos.

Listamos a quantidade aproximada de calorias de alguns dos  acompanhamentos mais comuns, considerando com medida uma colher de sopa:

  • Banana (1 unidade): 100Kcal;
  • Aveia: 70Kcal;
  • Granola: 60Kcal;
  • Mel: 62Kcal;
  • Paçoca: 76Kcal;
  • Castanha: 84Kcal;
  • Leite condensado: 85Kcal;
  • Leite em pó: 84Kcal;
  • Calda de chocolate: 95Kcal;
  • Sucrilhos: 55Kcal.

Quer saber mais sobre dicas de alimentação? Confira aqui!

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