Considera-se como hérnia abdominal toda abertura que está localizada na parede abdominal ocasionada pela sua ruptura. É uma doença bastante comum que se desenvolve nas pessoas, podendo ocorrer nas regiões umbilical ou inguinal – assunto deste artigo.
Diante disso, a importância de se conversar sobre ela é grande. Vamos lá?
Localizada na região da virilha, a hérnia inguinal corresponde a 75% de todas as hérnias abdominais existentes e cerca de 3% da população a desenvolve. Essa hérnia ocorre quando há uma ruptura no músculo abdominal e, através dele, passa conteúdo da cavidade, normalmente parte do intestino, pelo canal inguinal – passagem no interior da parede abdominal anterior na qual transitam o cordão espermático (homens) ou o ligamento redondo do útero (mulheres).
A doença é muito mais comum de aparecer em homens do que nas mulheres e pode acontecer em um ou nos dois lados da virilha – a chamada hérnia inguinal bilateral.
Normalmente, os músculos que compõem a parede abdominal são fortes o suficiente e impedem que uma ruptura aconteça nela. Porém, essa musculatura, em algumas pessoas, é mais fraca, causando, assim, a hérnia.
Dentre as causas dessa fraqueza da parede abdominal estão:
Além dessas causas, alguns fatores também contribuem para o aparecimento da hérnia inguinal em um indivíduo, tais como:
Existem dois tipos de hérnias inguinais: a direta e a indireta.
Esse tipo de hérnia inguinal é mais comum de acontecer em homens na fase adulta. Ela se forma de forma diretamente – como o próprio nome já sugere – num ponto da parede abdominal que está rompida e que permite a penetração de uma parte do intestino na bolsa escrotal. Cerca de 2% dos homens enfrentam a hérnia inguinal direta ao longo de sua vida.
A hérnia inguinal indireta ocorre por conta de um problema na entrada do canal inguinal que faz com que ele permaneça aberto. Esse tipo da doença acontece principalmente em crianças, do sexo masculino, recém-nascidas ou no início da infância.
A condição se forma pela passagem da alça do intestino para o interior da bolsa que envolve o testículo através de um ponto muito frágil do corpo humano: o anel herniário. Cerca de 1 a 2% dos recém-nascidos são afetados por esse tipo de hérnia.
O principal sintoma da hérnia inguinal é, além da dor – que pode ser forte ou fraca – que o indivíduo sente, é a sua saliência na região da virilha, que fica mais visível quando tosse, é feito muita força ou se ergue peso. Conforme o tempo vai passando, a hérnia tende a aumentar de tamanho, podendo até descer à bolsa escrotal.
Fora esses sintomas, alguns outros podem ser constatados também:
Como algumas crianças podem nascer já com a ruptura na parede abdominal devido a um problema congênito, é preciso ficar atento aos sinais que elas emitem.
Para saber se seu filho possui uma hérnia inguinal, preste atenção quando ele chorar, tossir ou movimentar a região do intestino, pois são com esses movimentos que a hérnia pode ficar visível. Além disso, verifique se a criança está mais irritada do que o normal ou possui menos apetite do que antes.
Caso você esteja com suspeitas de que possua uma hérnia inguinal, por estar com dores e/ou um inchaço na região da virilha, o ideal é que você vá o quanto antes a um cirurgião geral. Esse especialista é o mais indicado a te passar um diagnóstico exato, além de te encaminhar para o devido tratamento – que, nesse caso, apenas envolve um procedimento cirúrgico.
No consultório, o médico geralmente diagnostica a hérnia apenas com a análise clínica, revisão dos sintomas e verificação do seu histórico médico. Cerca de 70% das hérnias inguinais podem ser identificadas através da apalpação simples.
O examinador pode te pedir também, durante o exame, para você tossir ou assoprar com a boca fechada, pois isso faz com que a lesão seja vista e sentida mais facilmente.
Em poucos casos, quando a lesão não consegue ser identificada com precisão através desse método, o médico poderá indicar que você faça exames como a ultrassonografia e a herniografia apenas para que a confirmação seja realizada.
Como mencionado, o melhor e mais viável tratamento para a hérnia inguinal é a cirurgia, pois o problema é mecânico e só isso trará solução a ele. Dentre as opções cirúrgicas, temse duas: a aberta e a laparoscópica.
Cerca de 95% das cirurgias de hérnia inguinal são feitas de modo aberto. Para esse tipo de cirurgia, é necessário que o paciente esteja sob efeito de anestesia loco regional, isto é, que bloqueia toda a espinha da pessoa. Após isso, uma incisão é feita na virilha para que o cirurgião possa empurrar o tecido herniado de volta para o local de origem e reforce o mesmo com alguns pontos.
Além desse procedimento, a cirurgia também conta com o uso de um pequeno pedaço de malha sintética, feita de material plástico, para que a parede abdominal rompida seja reforçada e impedir com que a hérnia volte. Caso haja ocorrência de hérnia bilateral, será necessário fazer duas incisões, uma de cada lado do corpo.
Assim como nas cirurgias realizadas para o tratamento da colelitíase e da colecistite, a cirurgia laparoscópica também pode ser utilizada para o tratamento da hérnia inguinal.
Esse tipo de cirurgia consiste na aplicação de anestesia geral no paciente e, sob efeito da mesma, três incisões, medindo de 0,5 a 1 cm, são feitas na parede abdominal. Após isso, o abdômen é inchado com gás carbônico para que o cirurgião possa fazer o procedimento da melhor forma possível.
Sobre o procedimento, ele se dá através da inserção de um laparoscópico (tipo de tubo com uma micro câmera de vídeo) através de uma das incisões. A imagem que ali for reproduzida será transmitida em um monitor, fazendo com que o cirurgião consiga ver exatamente onde está a lesão, puxe o intestino herniado de volta ao interior do abdômen e feche o orifício com grampos cirúrgicos e uma malha sintética.
Um paciente que precise passar por uma operação de hérnia inguinal, normalmente fica internado no hospital entre 12 e 24 horas. A recuperação da cirurgia se dá de forma rápida e a maioria das atividades do cotidiano podem ser retornadas em pouco tempo.
Para que essa recuperação se dê de forma saudável, algumas orientações precisam ser atendidas:
O tratamento cirúrgico da hérnia inguinal é muito eficiente e a lesão retorna em apenas 3 a 10% dos casos. Porém, mesmo assim, algumas complicações podem acontecer em alguns pacientes. Confira quais são abaixo:
Quando a doença não recebe o seu devido tratamento – e o quanto antes, melhor –, a hérnia inguinal pode desenvolver algumas complicações.
Qualquer pessoa possui o risco de desenvolver uma hérnia inguinal, mas algumas medidas podem ser tomadas a fim de preveni-la:
Tendo isso em mente e as devidas informações sobre a doença, fica muito mais fácil de você reconhecê-la e procurar a devida ajuda médica necessária. Compartilhe esse artigo com os amigos e nos ajude a propagar essas informações sobre a hérnia inguinal para a maior quantidade de pessoas possível!
15/01/2019 15:12
Ver comentários
Boas informações. Tenho ignais bilaterais e duas supra e sub umbilical. Vou fazer a cirurgia próxima semana. Foi muito bom o esclarecimento.
Muito esclarecedora a explicação.
Fui diagnosticado com este problema dos dois lados e farei a cirurgia laparoscópica.
Eu além de trabalhar como eletricista, pratico o triatlo (nada, pedala e corre).
Será que dentro de 2 meses já dá pra voltar a trabalhar normalmente, treinar e competir?
Olá Anderson!
Obrigada pelo comentário. O tempo de recuperação pode variar de acordo com a saúde do paciente, por isso é importante discutir essa e outras dúvidas com seu médico.
Bom dia, eu sou praticante de desporto e sou apaixonado por exercicios e de alguns anos para ca quando estou fazendo exercicios abdominais tenho tido uma prisao muuto forte do lado direito, sinto uma dor insuportavel como se os orgaos estivessem se prendendo e eh notavel algo que dura nao mais que 30 segundos. Ontem durante o treino ono ginasio o mesmo occoreu, entao eu gostaria de saber se pode ser ernia?
Olá!
A dor é o principal sintoma da hérnia, mas também é algo que pode estar relacionado a outros problemas. Para obter um diagnóstico, é importante que você consulte um médico.
Tenho ernia tem algum problema de praticar musculação
Olá!
Se você possui hérnia, é importante que, antes de praticar qualquer tipo de exercício, você consulte seu médico. Vale lembrar também que o acompanhamento de um profissional de educação física é indispensável durante a realização da atividade.
Ótimo artigo! Parabéns!
Muito obrigado pelas informações!
:)
Excelente matéria! Ao menos para mim foi bem esclarecedor.
Pratico ciclismo e gostaria de esclarecer se apos realizar a cirurgia vou poder voltar a fazer esta atividade?
Grato,
Rudinei Correa
Olá Rudinei!
As restrições do pós-operatório devem ser discutidas com seu médico, pois podem variar de acordo com as condições de saúde do paciente.
Me ajudou bastante essas orientações, agora falta só um pouco de coragem pra fazer a cirurgia.
Toda hernia precisa ser operada?
Boa tarde a minha hérnia não incomoda nada , as vezes até mesmo em pé ela some depois volta é pequena, será que tem como ajudar a reverter sem cirurgia. ? ?
Olá!
No geral, toda hérnia precisa ser operada pois este é o único tratamento eficaz, além de evitar as complicações.
Parabéns pela matéria!
Acho q estou c hérnia ingnal! Dias atrás, após fazer capina no sítio por horas, ao urinar senti uma queimação na virilha do lado esquerdo! Na hora do banho, percebí q o local da queimação estava almentado. Entāo , minha ida ao médico será p confirmar a hérnia e preparar p a operação ! Valeu mesmo!!!
Acabei de ser diagnosticado com hérnia Inguinal.
Como todos neste caso estou muito abalado. Nunca precisei passar por um procedimento cirúrgico, mas sei que esta é a única solução. Parabéns aos idealizadores do site MinutoSaudável e todos os colegas que postam comentários. Sem dúvida é um processo muito importante para quem busca informações e apoio. Deus nos guarde e que dê tudo certo com todos.
Eu tô com hernia inguinal.
Será que eu posso trabalhar de padeiro?
Saco de farinha pesa um pouco. Inclusive cilindrar massa.
Olá!
Certos exercícios, especialmente os que aumentam a pressão na região abdominal, podem prejudicar o quadro. Se você sente dores, é importante consultar um médico para que ele avalie suas condições de saúde e indique o melhor tratamento.
Muito esclarecedor!
Excelente!
Meu esposo esta´com hernia inguinal já com cirurgia marcada, porem não pode ser feita, pois o mesmo é cardíaco, hipertenso, diabético e revascularizado, com 2 pontes de safena e 1 mamária, e infartou, ano passado 2017. Agora a hernia dói e ele precisa fazer alguns exames cardiológicos, para o medico liberar a cirurgia. E ainda depende de sala de UTI para observação pós-operatória no minimo de 36 horas. E muito complicado, estou muito preocupada, pedindo a DEUS para aliviar a dor enquanto ele faz esses exames. Muito obrigada.
Parabéns pela matéria, acabei de fazer a cirurgia, devia ter lido a matéria antes, mas só falam da doença em homens, no meu caso sou mulher e não carrego peso.
Boa tarde!
Gostaria de saber se uma pessoa de 80 anos pode fazer cirurgia de hérnia inguinal?
Boa tarde , sim eu fiz tenho 85 kilos estou ótimo só sinto a incomodação da tela mas cicatrização somente após 3 meses e vou realizar outra esse mês ....
Olá Ester!
As contraindicações de uma cirurgia devem ser discutidas e avaliadas caso a caso juntamente com o médico, pois podem depender das condições de saúde do paciente.
Fiz cirurgia de hérnia inguinal a 3 meses e não estou podendo fazer nenhum esforço nem caminhada estou preocupado fiz uma tomografia e não causou nada o que pode estar errado?
Oi amigo... Voce esta melhor? Fiz a cirurgia tambem dia 31/10/18. Eu sinto desconforto todo dia de manha. E dor anoite no final do corte, tambem estou preocupado. Abraco
Olá Rubens!
Se você suspeita de algo, deve consultar um médico. Ele é o único profissional apto para fornecer um diagnóstico.
Faz 4 anos que fiz a cirurgia de hernia inguinal. Na época eu era obesa. Hj estou quase 50 kg mais magras e voltei a sentir dores no mesmo local. A conclusao que meu medico chegou, foi que como eu emagreci, a tela esta comorimindo e por isso a dor. Tomo analgesico todos os dias. Queria saber se alguem ja teve esses sintomas e qual foi o tratamento. Eu nao agento mais.
eu tenho hérnia inguinal a 3 anos eu não estou aguentando de tanta dor não cosigo se quer urina a hérnia e bem pertinho da minha cessaria então minha cessaria inflamou e ta abrindo eu ando tendo tontura fraqueza não consigo comer direito por causa da dor a minha são dos dois lado alguém me ajuda não sei mas oque fazer
estou com os sintomas característicos de HERNIA INGNAL, no próximo d ia 22/11/18 , vou fazer uma consulta com o medico urologista. Tenho 73 anos já
fiz varias cirurgias e não estou receioso. Espero que tudo ocorra normal e que
dê tudo certo. se Deus Quiser. Aconselho a todos(as) que estiverem os sintomas
que são característicos, não escondam e nem fiquem com medos, não guardem
a doença pra depois,
João Toledo,
Há uma semana senti uma alteração na virilha direita e lendo esse site, conclui que estou com hérnia inguinal. Vou procurar o médico imediatamente. O ótimo artigo
esclareceu-me completamente. Muito obrigado e parabéns!