Saúde

O que não pode comer depois de fazer tatuagem? Veja os cuidados

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 28/08/2020Última atualização: 27/02/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 28/08/2020Última atualização: 27/02/2023
alimentacao-depois-da-tatuagem-minuto-saudavel.jpgalimentacao-depois-da-tatuagem-minuto-saudavel.jpg
Publicidade
Publicidade

Quando se faz uma tatuagem, alguns cuidados são muito importantes, pois, apesar de muitas pessoas não pensarem no procedimento desta forma, trata-se de algo invasivo para o nosso corpo.

Basicamente, o processo consiste na inserção subcutânea de um pigmento com a ajuda de uma agulha. Sendo assim, são necessários cuidados tanto na área em que foi feita a tatuagem, quanto com o organismo em geral, uma vez que ele vai precisar trabalhar para ocorrer a cicatrização.

Nesse momento, podem estar envolvidas algumas restrições alimentares, a fim de facilitar esse processo de recuperação da pele.

Por isso, para entender melhor o porquê de evitar alguns alimentos, continue lendo o artigo!

Índice — Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que eu não posso comer depois de fazer uma tatuagem?
  2. Pode comer ovo depois de fazer tatuagem?
  3. Por que não pode beber álcool ou comer gordura depois da tatuagem?
  4. Cuidados gerais com a tatuagem

O que eu não posso comer depois de fazer uma tatuagem?

Ao fazer uma tatuagem, o(a) tatuador(a) com certeza orientará sobre os cuidados necessários. O que pode incluir dicas a respeito da alimentação nos dias seguintes, a fim de que não haja nenhuma complicação.

Inicialmente, o ideal é evitar alimentos com alto teor de gordura, pois, além de facilmente causar inflamações na pele, podem ocasionar queloides.

Leia mais: Queloide em tatuagem: quais são as opções de pomadas?

Além disso, alguns alimentos podem ter uma concentração elevada de quitosana, o que pode causar inflamações na pele. Alguns dos alimentos com essa substância e que precisam ser evitados são

  • Camarão;
  • Frituras em geral;
  • Carnes com alto teor de gordura, como a de porco, picanha, costela e hambúrgueres;
  • Chocolatesrefrigerantes por conta da concentração alta de açúcar e sódio.

Esse cuidado é necessário porque a gordura presente nesses e em outros alimentos pode dificultar o processo de cicatrização, o que causa incômodo e pode, inclusive, prejudicar o resultado da tatuagem.

Alimentos bons para a cicatrização

No geral, com exceção dos alimentos gordurosos, o recomendado é manter uma dieta normal com alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e oleaginosas, por exemplo.

Além disso, para uma cicatrização mais rápida, o ideal é que seu organismo esteja em pleno funcionamento e saudável, ou seja, que não haja carência de vitaminas e minerais, por exemplo.

Para ajudar com esse processo, você pode investir em alimentos ricos em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias como:

  • Peixes: salmão, atum, sardinha são excelentes fonte de ômega 3, uma gordura benéfica com ação anti-inflamatórias;
  • Carnes magras:  alcatra, músculo, filé mignon fornecem ao organismo aminoácidos essenciais para a produção de colágeno;
  • Vitamina C: laranja, limão, pêssego possuem nutrientes que agem como antioxidante, que favorece a produção de colágeno;
  • Frutas vermelhas: morango, amora, framboesa e cereja são ricas em propriedades antioxidantes, que colaboram com a cicatrização;
  • Amendoim: fonte de vitamina E, poderoso antioxidante.

Além disso, manter o consumo adequado de carboidratos, proteínas e beber bastante água também pode contribuir para esse processo. E claro, lembre-se de seguir os outros cuidados, como passar pomada e evitar exposição ao sol.

Veja também: Cuidados com a tatuagem: saiba o que fazer antes e depois

Pessoa com tatuagem nos braços servindo uma taça de chope.
Publicidade
Publicidade

Pode comer ovo depois de fazer tatuagem?

Não há comprovação científica de que o consumo de ovos dificulte o processo de cicatrização do organismo. Porém, é um alimento que conta com um percentual significativo de gordura e, como mencionado, os altos níveis de gordura no corpo podem ser prejudiciais para quem acabou de fazer uma tatuagem. 

Sendo assim, o indicado seria evitar seu consumo durante a cicatrização.

Publicidade
Publicidade

Por que não pode beber álcool ou comer gordura depois da tatuagem?

Assim como os alimentos gordurosos não são benéficos para a cicatrização, o álcool também não é. Porém, mais do que isso, ele pode causar outras complicações.

Quando ingerimos bebidas alcoólicas, ocorrem várias alterações em nosso organismo, como mudança no fluxo sanguíneo. Por isso, o teor dessa substância pode aumentar sangramentos após a tatuagem.

Dessa forma, o consumo de álcool atrasa o processo natural de cicatrização da pele e pode prejudicar o resultado final da tatuagem, além de provocar incômodo devido à má recuperação.

É preciso ter clara a ideia de que a má cicatrização pode, inclusive, provocar inflamações e infecções no corpo, uma vez que a pele está exposta e aberta para a entrada de microrganismos.

Sendo assim, o melhor a fazer é evitar os alimentos e bebidas que podem prejudicar a recuperação e garantir, além de um bom resultado, sua saúde!

Cuidados gerais

Para reforçar a importância de ter cuidado com a tatuagem, também separamos algumas dicas que ajudam quando aliadas com uma boa alimentação. Confira abaixo o que você deve fazer após se tatuar:

  • Hidratar bem a pele todos os dias;
  • Usar filtro solar, reaplicando a cada 2 horas;
  • Evitar a exposição solar direta durante os primeiros 30 dias;
  • Não entrar no mar ou piscina;
  • Higienizar o local diariamente.

Lembrando que o uso de cremes hidratantes e filtro solar só deve ocorrer após alguns dias, quando a área já está mais cicatrizada. Inicialmente, o ideal é manter os outros cuidados listados e aplicar corretamente a pomada indicada pelo(a) tatuador(a) ou dermatologista.


Se você gosta de tatuagem e quer garantir que a sua fique ótima, siga esses cuidados. Dessa forma, também vai estar cuidando de sua saúde e prevenindo complicações.

Para seguir informado sobre variados assuntos sobre saúde, continue acompanhando o portal e redes sociais do Minuto Saudável!


Referências

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Lucas Fustinoni
Este artigo foi escrito por:

Dr. Lucas Fustinoni

CRM/PR: 30155CompletarLeia mais artigos de Dr. Lucas
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade