Quando se faz uma tatuagem, é normal que sejam necessários alguns cuidados. Afinal, apesar de muitas pessoas não pensarem no procedimento desta forma, trata-se de algo invasivo ao nosso corpo.

Basicamente, consiste na inserção subcutânea de um pigmento com a ajuda de uma agulha. 

Sendo assim, são necessários cuidados tanto na área em que foi feita a tatuagem (com auxílio de pomadas e cremes) quanto com o organismo em geral — uma vez que ele vai precisar trabalhar para que ocorra a cicatrização.

Nesse momento, podem estar envolvidas algumas restrições alimentares, a fim de facilitar esses processos. Entenda melhor o porquê de evitar alguns alimentos:

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que eu não posso comer depois de fazer uma tatuagem?
  2. Pode comer ovo depois de fazer tatuagem?
  3. Por que não pode beber álcool ou comer gordura depois da tatuagem?
  4. Cuidados gerais com a tatuagem

O que eu não posso comer depois de fazer uma tatuagem?

Ao fazer uma tatuagem, o(a) tatuador(a) com certeza vai te passar algumas informações sobre os cuidados necessários. O que pode incluir dicas a respeito da alimentação nos dias seguintes, a fim de que não haja nenhuma complicação.

Inicialmente, deve-se evitar os alimentos com alto teor de gordura, pois podem facilmente causar inflamações na pele e, além disso, provocar uma produção exagerada de colágeno (o que favorece o surgimento de queloides).

Além disso, alguns podem ter uma concentração elevada de quitosana, o que pode causar inflamações na pele.


  • Camarão;
  • Frituras em geral;
  • Carnes com alto teor de gordura (de porco, picanha, costela, hambúrgueres);
  • Chocolates e refrigerantes — devido à concentração alta de açúcar e sódio.

Esse cuidado é necessário porque a gordura presente nesses, e outros alimentos, pode dificultar o processo de cicatrização, o que vai causar um incômodo e pode, inclusive, prejudicar o resultado final da tatuagem.

Cabe destacar que nem todas as pessoas apresentam essa sensibilidade no organismo e podem ter uma boa cicatrização mesmo com o consumo de gordura. Porém, não há uma forma de saber isso previamente, então, na dúvida é melhor evitar e priorizar outros alimentos.

Alimentos bons para a cicatrização

No geral, com exceção dos alimentos gordurosos, você pode manter uma dieta normal com outros ingredientes sem causar prejuízo a sua tatuagem.

Se deseja uma cicatrização ainda mais rápida, é ideal que seu organismo esteja em pleno funcionamento e saudável. Ou seja, que não haja carência de vitaminas e minerais, por exemplo.

Para ajudar com esse processo, você pode investir em alimentos ricos em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essas, favorecem a saúde e impactam em uma melhor cicatrização. Como exemplo, pode-se listar:

  • Peixes (salmão, atum, sardinha) — são uma excelente fonte de ômega 3, uma gordura benéfica com ações anti-inflamatórias;
  • Carnes magras (alcatra, músculo, filé mignon) — fornecem ao organismo aminoácidos essenciais na produção de colágeno;
  • Frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, pêssego) — nutriente que age como antioxidante e favorece a produção de colágeno;
  • Frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, cereja) — ricas em propriedades antioxidantes que colaboram com a cicatrização;
  • Amendoim — fonte de vitamina E, nutriente com ações antioxidantes.

Além disso, manter o consumo adequado de carboidratos, proteínas e beber bastante água também pode contribuir para esse processo. E claro, lembre-se também de seguir os outros cuidados (passar pomada, evitar exposição ao sol etc).

Pode comer ovo depois de fazer tatuagem?

Não há alguma comprovação de que o ovo pode realmente fazer mal ao processo de cicatrização do organismo. Porém, é um alimento que conta com um percentual significativo de gordura.

Como mencionado, os altos níveis de gordura no corpo não favorecem a cicatrização e podem ser prejudiciais para quem acabou de fazer uma tatuagem.

Sendo assim, o melhor seria evitar o consumo dele e de alimentos que tenham esse ingrediente como base (tais como o quindim, maionese, entre outros).

Caso você queira manter o consumo, evite fazer ele frito e opte por outras formas de preparo.

Por que não pode beber álcool ou comer gordura depois da tatuagem?

Assim como os alimentos gordurosos não são benéficos para a cicatrização, o álcool também não é. Porém, mais do que isso, ele pode causar outras complicações.

Quando ingerimos bebidas alcoólicas, ocorrem várias alterações em nosso organismo. Dentre elas, está a mudança no fluxo sanguíneo. Por isso, o teor dessa substância no corpo pode aumentar os sangramentos após a tatuagem.

Isso não quer dizer que você vai apresentar um problema como uma hemorragia, por exemplo, mas sim que o “ferimento” na pele vai sangrar por mais tempo e em maiores intensidades.

Assim, o consumo de álcool atrasa esse processo natural de cicatrização da região e pode prejudicar o resultado final da tatuagem, além de provocar incômodo devido à má recuperação.

É preciso ter clara a ideia de que uma má cicatrização pode, inclusive, provocar inflamações e infecções no corpo, uma vez que a pele está exposta e aberta para a entrada de microrganismos infecciosos.

Sendo assim, o melhor a fazer é evitar os alimentos e bebidas que podem prejudicar sua recuperação e garantir, além de um bom resultado, sua saúde sem nenhum dano!

Cuidados gerais com a tatuagem

Para reforçar a importância de ter cuidado com a tatuagem, também separamos algumas dicas que vão colaborar em conjunto com uma boa alimentação. Confira o que você deve fazer após se tatuar:

  • Hidratar bem a pele todos os dias — opte por produtos livre de parabenos (não deixam a pele respirar) e sem fragrância ou substâncias com potencial alergênico;
  • Usar filtro solar — reaplicando a cada 2 horas;
  • Evitar a alta exposição solar direta durante os primeiros 30 dias;
  • Não entrar no mar ou piscina;
  • Higienizar o local diariamente — use um sabonete sem parabenos ou perfume.

Lembrando que o uso de cremes hidratante e filtro solar só deve ocorrer após alguns dias, quando a área já está mais cicatrizada. Inicialmente, o ideal é manter os outros cuidados listados e aplicar corretamente a pomada indicada pelo(a) tatuador(a).

Além disso, se você desejar também pode ter alguns cuidados extras como, por exemplo, borrifar água termal na área da tatuagem ao longo do dia. Isso pode ajudar a acalmar a região e mantê-la hidratada por mais tempo.


Se você gosta de tatuagem e quer garantir que a sua fique linda, siga esses cuidados. Além disso, vai também estar cuidando de sua saúde e prevenindo complicações.

Gostou desse conteúdo?! Continue acompanhando o Minuto Saudável para não perder nada!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.