Não é de hoje que eternizar na pele um desenho que gosta se tornou comum. 

Seja uma frase, uma imagem cheia de significados ou uma simples linha, a tatuagem é uma forma de expressão que anima muitas pessoas. 

Porém, ao contrário do que se pode pensar, o momento da escolha do local e do desenho não é o único que importa.

Depois de fazer uma tatuagem, alguns cuidados são essenciais para que haja uma boa cicatrização e preservação da arte.

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Quais os cuidados com a tatuagem no primeiro dia?
  2. Por quanto tempo tem que usar plástico depois de fazer tatuagem?
  3. Quantos dias precisa usar creme ou pomada para tatuagem?
  4. Quais os cuidados com tatuagem no verão?
  5. Alimentação: o que não pode comer depois de fazer tatuagem?
  6. Dicas: como cuidar da pele antes de fazer tatuagem?

Quais os cuidados com a tatuagem no primeiro dia?

Os primeiros dias após a realização de uma tatuagem são os mais importantes para que a derme tenha uma recuperação saudável.

Isso pois uma tatuagem é basicamente um machucado na pele. Assim, é necessário tomar alguns cuidados para que não haja inflamação no local e outras complicações, como o aparecimento de queloides, por exemplo.

Alguns dos principais cuidados, são:


No sol

Após fazer uma tatuagem, a pele fica sensibilizada. Por isso, é importante não permitir que o local tenha exposição ao sol, já que pode provocar queimaduras e ferimentos.

Além disso, os raios solares podem atrapalhar a fixação da tinta na derme. Dessa forma, durante os primeiros dias, é importante cobrir e proteger a região ao sair no sol, porém, sem utilizar roupas muito apertadas.

O uso de filtros solares deve ser feito apenas após a cicatrização completa, ou seja, após cerca de 30 dias. Até esse período, o ideal é cobrir a região sempre que for ter contato com o sol.

No banho 

Durante o banho, a higiene deve ser feita de maneira adequada, para evitar a proliferação de bactérias e, consequentemente, infecções. 

A limpeza deve ser realizada com água corrente e sabonete neutro, sem esfregar ou utilizar esponjas na região. O indicado é passar de forma suave os dedos sobre a pele.

A temperatura da água utilizada deve ser morna ou fria (nunca quente), para não irritar o local.

Na hora de secar, o mais indicado é utilizar papel ao invés de toalha de tecido, dando leves batidinhas na tatuagem para remover a umidade.

Uso de plástico

O plástico filme é, em geral, aplicado sobre a tatuagem pelo próprio tatuador ou tatuadora logo após a finalização do desenho. É indicado para proteger a pele de atritos externos, já que a região estará sensibilizada.

É importante seguir sempre as orientações do(a) profissional sobre o período de uso e frequência de troca, já que cada desenho tem suas particularidades.

Pomadas

O uso de pomadas cicatrizantes — utilizadas para acelerar o processo de cicatrização—, já nos primeiros dias, é importante para uma boa cicatrização da tatuagem. 

Isso, pois elas auxiliam na recuperação da pele e na melhor fixação da tinta na região.

O tempo de uso varia de acordo com o desenho e local da tatuagem. Dessa forma, é importante seguir as orientações do(a) tatuador(a).

Contato com a tatuagem

Tanto nos primeiros dias quanto nos que seguem, ter cuidado ao tocar ou limpar a tatuagem é importante para uma recuperação saudável. 

É recomendado, por exemplo, sempre lavar as mãos antes de realizar a higienização do local e troca do papel filme. Isso ajuda a diminuir os riscos de contaminação e inflamação.

Além do mais, assim como em um machucado, após alguns dias, geralmente a derme formará uma espécie de escama sob a tatuagem, a chamada popularmente de “casquinha”.

É muito importante não retirá-la, já que ela é a resposta do corpo a tatuagem e faz parte do processo de cicatrização.

Não é recomendado coçar e nem esfregar a região com esponjas, mas sim esperar que a casca se desprenda naturalmente do corpo. 

Caso seja removida antes, há a possibilidade da tinta ser removida junto, deixando o desenho desbotado.

Em geral, depois que se forma, a casca desaparece em aproximadamente 1 semana.

Por quanto tempo tem que usar plástico depois de fazer tatuagem?

Depende. Não há um consenso entre os tatuadores sobre o uso de plástico e nem sobre o período de tempo que ele deve permanecer sobre a tatuagem.

Isso pode variar de acordo com o tamanho do desenho, estilo, tinta utilizada e do profissional.

Em geral, em alguns casos pode ser indicado o uso durante apenas as primeiras horas e, em outros, por até 3 dias.

É importante sempre seguir as orientações do(a) profissional, que indicará a melhor maneira de cuidar da tatuagem, de acordo com o trabalho realizado.

Quantos dias precisa usar creme ou pomada para tatuagem? 

Depende. O período de uso de pomadas cicatrizantes pode variar de acordo com o desenho, tamanho, local do corpo e pomada utilizada.

Elas aceleram o processo de cicatrização, promovendo a recuperação saudável da derme. Em geral, a indicação de uso pode ser de 7 dias a 1 mês. 

Quais os melhores cremes ou pomadas para tatuagem?

Existem diferentes variedades de pomadas para tatuagem disponíveis no mercado. Algumas opções são:

Em geral, são pomadas que contém propriedades cicatrizantes em sua composição e, além de promoverem uma ação hidratante, aliviam a irritação da pele. 

Quais os cuidados com tatuagem no verão?

Se em outras estações do ano é necessário ter cautela ao tratar com a tatuagem, no verão, os cuidados devem ser redobrados.

Isso pois, em geral, durante o verão há maior chance de exposição aos raios solares e uso de roupas que exibem a pele. Além disso, muitas pessoas costumam frequentar praias e piscinas nessa estação. 

Essas circunstâncias podem afetar a saúde da pele. Veja alguns dos cuidados necessários nessa época do ano:

Cuidado com o sol

Com o passar do tempo, a exposição ao sol pode causar o desbotamento, perda de nitidez ou até mesmo a alteração na coloração da tatuagem. 

Isso ocorre pois os raios solares podem agredir os pigmentos do desenho.

Dessa forma, é importante não se expor por muito tempo ao sol, além de fazer sempre o uso de filtro solar na região tatuada.

Porém, vale lembrar que o uso de filtro solar deve ser feito apenas após a cicatrização completa da tatuagem, que em geral, ocorre depois de 30 a 40 dias.

Antes desse período, é importante proteger a área tatuada utilizando roupas (não muito justas) que cubram a região, por exemplo. 

Praia e piscina

Durante o verão, em geral, é comum que as pessoas frequentem de forma mais recorrente  praias e piscinas. 

Porém, quando a tatuagem ainda não está completamente cicatrizada, é necessário ter cautela em relação a esses locais.

De forma geral, a tatuagem é uma ferida na pele. Se ela não está cicatrizada, quer dizer que o machucado ainda está exposto.

Acontece que tanto a água do mar quanto a água de piscinas têm bactérias que podem causar infecções no local.

Por isso, é importante esperar um tempo de aproximadamente 1 mês, ou até que o desenho esteja completamente cicatrizado, para frequentar esses lugares.

Alimentação: o que não pode comer depois de fazer tatuagem?

O cuidado com a alimentação pós tatuagem, em geral, não é um consenso entre os tatuadores. 

Apesar de haver profissionais e até mesmo médicos(a) que afirmam que a alimentação não interfere na cicatrização do desenho, há tatuadores(as) que indicam que os alimentos consumidos podem, sim, prejudicar o resultado final da tatuagem.

Isso porque algumas comidas têm potencial inflamatório, que pode afetar a cicatrização do desenho.

Em geral, indica-se evitar o consumo em excesso de alimentos muito gordurosos como chocolate, carne de porco e frituras. 

É importante seguir sempre as orientações de quem fizer a sua tatuagem, que vai recomendar a melhor maneira de cuidar de desenho.

Dicas: como cuidar da pele antes de fazer tatuagem?

Assim como o cuidado pós procedimento, o preparo da pele antes de fazer uma tatuagem é importante.

Se a pele estiver saudável e macia, a aplicação da tinta será facilitada e o desenho, em geral, ficará ainda mais nítido.

Algumas dicas para utilizar antes de fazer a tatuagem, são:

Hidratação

A hidratação da pele faz grande diferença na hora de tatuar. Ela, além de manter a pele macia, permite que a tinta penetre de forma mais fácil na região. 

Em geral, é indicado fazer o uso de hidratante, no mínimo, 10 dias antes da sessão.

Apesar disso, no dia da tatuagem, é recomendado manter a pele limpa, sem utilizar nenhum tipo de produto sob a área a ser tatuada.

Evitar o consumo de bebidas alcóolicas

O consumo de bebidas alcoólicas no dia da tatuagem ou até mesmo no dia anterior não é recomendado.

Isso porque ele pode alterar a consistência do sangue — popularmente chamado de “afinar o sangue” —, e favorecer o maior fluxo durante a realização do desenho. 

Dessa forma, com uma maior circulação de sangue, a substância pode se misturar com a tinta e atrapalhar o tatuador na execução do traço.

Retirar os pelos 

Dependendo do local em que a tatuagem será feita, pode haver a presença de pelos. Em geral, eles devem ser retirados com lâmina para que o(a) tatuador(a) possa trabalhar. 

Porém, é importante entrar em contato com o(a) profissional escolhido, que indicará se a retirada deve ser feita anteriormente pelo(a) cliente ou será realizada no momento da sessão. 

Caso a retirada seja feita anteriormente por meio de depilação com cera, é importante realizá-la com cerca de 2 semanas de antecedência, para que a pele possa se recuperar do processo de pós-depilação. 


Fazer uma tatuagem pode ser um passo importante na vida de algumas pessoas. 

Seja feita de forma planejada ou em um momento de coragem, os cuidados após sua realização são de extrema importância para a saúde da derme.

Quer saber mais sobre como manter uma boa saúde da pele? O Minuto Saudável tem outros conteúdos completos para você! Leia mais e continue informado(a)! 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.