Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela alteração das taxas glicêmicas.
A Organização Mundial da Saúde aponta que a doença é umas das principais causas de insuficiência renal em todo o mundo.
Mas um estudo descobriu que uma dose diária do medicamento Canagliflozina diminuiu as chances de problemas do coração e insuficiência renal em pacientes com diabetes tipo 2.
Leia mais: Remédios para diabetes: saiba os tipos e para que servem
Esse remédio é usado para controlar a quantidade de açúcar no sangue de pacientes com alteração das taxas glicêmicas. Mas o consumo frequente também trouxe outros benefícios:
- O risco de morte por complicações renais caiu em 34%;
- O risco de interações por problemas renais caiu em 32%;
- O risco de acidente cardiovascular (AVC) e ataque cardíaco também foi reduzido.
Quais os benefícios da descoberta?
A fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) indica que, no Brasil, cerca de 16 milhões de pessoas têm a doença. Nos últimos 10 anos, os casos de diabetes aumentaram 61,7%, sendo uma das doenças que mais cresce no país.
Com a nova descoberta dos outros benefícios do Canagliflozina, a empresa que produz o medicamento fez um pedido a Administração de Comida e Remédios (FDA, sigla em inglês) para que ele seja utilizado para tratamento de doenças renais.
Os pesquisadores acreditam que o uso pode reduzir 22 internações por complicações no coração e 25 casos de morte por ataque cardíaco a cada mil pacientes que têm com esses problemas. Mas recomendam outros estudos na área.
Leia mais: Diabetes pode levar à perda da visão
Mesmo com os lados positivos, o medicamento pode ter efeitos colaterais que incluem fratura óssea.
No entanto, a redução da circulação, que é uma das principais complicações do diabetes, não apresentou variação. Por isso, as taxas de amputação de membros inferiores continuou igual.
Durante 3 anos, 4.401 pacientes com diabetes 2 foram acompanhados. Todos tinham mais de 30 anos e eram de 34 países diferentes. O estudo foi publicado o jornal New England Journal of Medicine.
A descoberta que medicamentos usados para diabetes podem evitar outras doenças é uma boa notícia para os pacientes e pesquisadores. Mesmo com a novidade, novos estudos devem ser feitos antes de receitar-se o Canagliflozina para combater doenças renais e cardíacas.
Fonte: CNN