Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela alteração das taxas glicêmicas.

A Organização Mundial da Saúde aponta que a doença é umas das principais causas de insuficiência renal em todo o mundo.

Mas um estudo descobriu que uma dose diária do medicamento Canagliflozina diminuiu as chances de problemas do coração e insuficiência renal em pacientes com diabetes tipo 2.

Leia mais: Remédios para diabetes: saiba os tipos e para que servem

Esse remédio é usado para controlar a quantidade de açúcar no sangue de pacientes com alteração das taxas glicêmicas. Mas o consumo frequente também trouxe outros benefícios:

  • O risco de morte por complicações renais caiu em 34%;
  • O risco de interações por problemas renais caiu em 32%;
  • O risco de acidente cardiovascular (AVC) e ataque cardíaco também foi reduzido.

Quais os benefícios da descoberta?

A fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) indica que, no Brasil, cerca de 16 milhões de pessoas têm a doença. Nos últimos 10 anos, os casos de diabetes aumentaram 61,7%, sendo uma das doenças que mais cresce no país.

Com a nova descoberta dos outros benefícios do Canagliflozina, a empresa que produz o medicamento fez um pedido a Administração de Comida e Remédios (FDA, sigla em inglês) para que ele seja utilizado para tratamento de doenças renais.

Os pesquisadores acreditam que o uso pode reduzir 22 internações por complicações no coração e 25 casos de morte por ataque cardíaco a cada mil pacientes que têm com esses problemas. Mas recomendam outros estudos na área.

Leia mais: Diabetes pode levar à perda da visão

Mesmo com os lados positivos, o medicamento pode ter efeitos colaterais que incluem fratura óssea.

No entanto, a redução da circulação, que é uma das principais complicações do diabetes, não apresentou variação. Por isso, as taxas de amputação de membros inferiores continuou igual.

Durante 3 anos, 4.401 pacientes com diabetes 2 foram acompanhados. Todos tinham mais de 30 anos e eram de 34 países diferentes. O estudo foi publicado o jornal New England Journal of Medicine.


A descoberta que medicamentos usados para diabetes podem evitar outras doenças é uma boa notícia para os pacientes e pesquisadores. Mesmo com a novidade, novos estudos devem ser feitos antes de receitar-se o Canagliflozina para combater doenças renais e cardíacas.

Fonte: CNN

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *