A diabetes afeta cerca de 6,9% da população brasileira, sendo que o problema costuma acometer principalmente as mulheres. Diabéticos estão predispostos a sofrer com uma série de riscos, como a cegueira. A produção inadequada de insulina ou a sua ausência traz uma série de complicações à saúde quando não tratada.

Apesar de ser uma doença conhecida, muitas pessoas ainda desconhecem todos os seus riscos. Dentre 10 brasileiros com algum tipo de diabetes, 8 deles não sabem que a falta de tratamento pode levar a perda da visão.

Visão prejudicada

A perda de visão costuma acontecer devido a obstrução dos canais saguíneos do local. Com as vias bloqueadas, o organismo acaba criando novos vasos. Mas, como estes são mais frágeis costumam se romper com maior facilidade, o que leva a hemorragias e, em situações mais graves, leva ao afastamento da retina.

Exame de fundo de olho

O problema pode ser contornado, entretanto é preciso que seja diagnosticado. Para evitar que se agrave o cuidado com a visão deve ser constante. O exame de fundo de olho deve ser feito anualmente, período que diminui de acordo com a condição e o tempo em que a diabetes se apresenta no paciente.

A correção a laser costuma ser um dos métodos mais utilizados por quem possui o problema. Mas, é importante que os cuidados continuem mesmo após a realização do procedimento. A alimentação deve ser extremamente equilibrada e regrada e, além disso, é essencial que o sedentarismo seja deixado de lado, pois este prejudica muito quem possui a doença.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *