Diabetes pode levar à perda da visão

0

A diabetes afeta cerca de 6,9% da população brasileira, sendo que o problema costuma acometer principalmente as mulheres. Diabéticos estão predispostos a sofrer com uma série de riscos, como a cegueira. A produção inadequada de insulina ou a sua ausência traz uma série de complicações à saúde quando não tratada.

Apesar de ser uma doença conhecida, muitas pessoas ainda desconhecem todos os seus riscos. Dentre 10 brasileiros com algum tipo de diabetes, 8 deles não sabem que a falta de tratamento pode levar a perda da visão.

Visão prejudicada

A perda de visão costuma acontecer devido a obstrução dos canais saguíneos do local. Com as vias bloqueadas, o organismo acaba criando novos vasos. Mas, como estes são mais frágeis costumam se romper com maior facilidade, o que leva a hemorragias e, em situações mais graves, leva ao afastamento da retina.

Exame de fundo de olho

O problema pode ser contornado, entretanto é preciso que seja diagnosticado. Para evitar que se agrave o cuidado com a visão deve ser constante. O exame de fundo de olho deve ser feito anualmente, período que diminui de acordo com a condição e o tempo em que a diabetes se apresenta no paciente.

A correção a laser costuma ser um dos métodos mais utilizados por quem possui o problema. Mas, é importante que os cuidados continuem mesmo após a realização do procedimento. A alimentação deve ser extremamente equilibrada e regrada e, além disso, é essencial que o sedentarismo seja deixado de lado, pois este prejudica muito quem possui a doença.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.