Você já ouviu falar sobre massagem tailandesa?
É bem provável que a grande maioria das pessoas tenha uma visão distorcida sobre a técnica milenar. Ao contrário do que se pensa, o procedimento não possui conotação sexual e sim fins medicinais.
Confira agora mais informações sobre a técnica que incentiva a saúde e o bem-estar.
Criada há mais de 2 mil anos, a massagem tailandesa, também conhecida como Thai massagem, é uma técnica terapêutica corporal que tem como finalidade o equilíbrio e o bem-estar tanto físico quanto mental.
A massagem foi criada como uma maneira de liberar a energia acumulada, por meio dos pontos de energia vital do corpo.
Acredita-se que foi fundada por Jivaka Kumar Baccha, médico indiano muito próximo de Buda. Ele é considerado na Tailândia como o pai da medicina.
Na filosofia tailandesa, em que a prática se fundamenta, acredita-se que no corpo humano há diversas linhas de energia que governam a vida. Para assegurar o equilíbrio mental e físico do indivíduo, movimentos de pressão e alongamento são efetuados sob essas linhas.
Apesar de ao longo do tempo ter sido atribuída a massagem um estereótipo erótico — por conta do contato próximo entre o corpo do massagista e o cliente —, o procedimento tem relação com saúde e bem-estar.
É importante ressaltar que a atividade é considerada uma prática medicinal, sendo o relaxamento apenas uma consequência. Sua finalidade médica tem relação com o alívio e tratamento de dores e doenças.
A massagem faz parte da Medicina Tradicional Tailandesa (MTT) e possui semelhanças com o Yoga.
Leia mais: Massagem terapêutica: o que é e quais são os benefícios
Não. Apesar de ser associada, popularmente, a uma modalidade sexual, a massagem tailandesa não possui relação com a massagem tântrica.
A primeira diferença é em relação à finalidade. Enquanto a massagem tântrica tem como objetivo o autoconhecimento e expansão da sensibilidade, redistribuindo as energias sexuais do corpo e identificando novos pontos de prazer, a massagem tailandesa visa o bem-estar e o equilíbrio físico e mental.
Outra grande diferença é no ato da massagem. Enquanto a massagem tailandesa é realizada com o indivíduo de roupa, a tântrica é feita sem o uso de vestimentas. A primeira não utiliza óleos durante a massagem, enquanto a segunda, sim.
Os movimentos também são distintos. A massagem tailandesa realiza movimentos de alongamento e pressão sobre o corpo, utilizando as mãos, pés e joelhos como instrumento. Já a tântrica, utiliza toques sutis dos dedos por todo o corpo.
Não. Apesar de utilizar parte da filosofia e movimentos do yoga, a massagem tailandesa é uma modalidade única.
O Yoga não requer dois indivíduos para ser realizado, podendo ser praticado de forma individual. Já a massagem tailandesa exige a presença de um massagista para que ocorra da forma correta.
Outro ponto é em relação à meditação. A massagem tailandesa não possui foco principal as técnicas de respiração — apesar de serem utilizadas — , já o Yoga promove um processo intenso de controle da inspiração e expiração.
O procedimento é indicado para todas as pessoas, independentemente da idade e condicionamento físico. É preciso que cada pessoa seja avaliada individualmente para que suas necessidades e limitações sejam consideradas.
Pessoas com problemas estruturais, como a escoliose, em condições pós-cirúrgicas ou com dores articulares ou musculares intensas precisam de uma avaliação individual.
A massagem é realizada no solo, geralmente sob um tatame ou colchão firme.
Tanto o(a) profissional quanto o(a) paciente devem estar usando roupas confortáveis, que facilitem o deslocamento na hora de realizar os movimentos.
A duração da sessão pode variar entre 1 e 2 horas e consiste em utilizar as mãos, cotovelos, joelhos e pés para alongar, dobrar e pressionar áreas de todo o corpo. Quanto maior a pressão necessária, maior o conjunto de membros utilizados para realizá-la.
Num primeiro momento, o(a) profissional se posiciona de joelhos à frente de quem vai receber a massagem, que fica deitado(a) no chão. Em seguida, vai pressionando com as mãos todo o comprimento das pernas, desde os pés até a cintura.
Ao longo da massagem, outros movimentos são realizados. Um deles é quando o(a) massagista fica de pé e posiciona a perna do(a) paciente em 90º. Logo depois, realiza um alongamento, empurrando a perna do indivíduo em direção à cabeça.
Outro movimento também característico da Thai Massagem é o alongamento da coluna. O(A) paciente se senta e o(a) massagista puxa os braços da pessoa para trás e apoia os pés em suas costas, realizando o alongamento.
Apesar de atualmente algumas pessoas utilizarem óleos e cremes durante a prática, na massagem original o uso não é feito.
A massagem tem finalidade de proporcionar bem-estar e saúde, dessa forma, os movimentos propiciam vários benefícios para o corpo humano.
Alguns deles são:
Apesar de possuir benefícios, a massagem tailandesa pode não ser recomendada em algumas situações. Algumas delas são:
Fazer a massagem após as refeições não é indicado e gestantes devem sempre consultar um(a) médico(a) antes de realizar o procedimento.
A prática com profissionais capacitados também é um cuidado de extrema importância, pois quando não realizada da forma correta, pode desencadear problemas para o corpo. Por isso, procure sempre um(a) profissional qualificado(a).
A Massagem tailandesa não é muito conhecida, mas auxilia na manutenção da boa saúde corporal. Você já conhecia essa técnica? Conta pra gente nos comentários!
O Minuto Saudável traz outras informações sobre saúde e bem-estar. Confira!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.