A glândula tireoide é responsável pela produção e excreção de hormônios fundamentais para o metabolismo do corpo: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Assim, quando há alguma alteração, é preciso acompanhamento médico, realização de exames regularmente e tratamento com medicamentos para o reequilíbrio. Nos casos de hipotireoidismo e tireoidite, por exemplo, é comum a utilização da levotiroxina sódica.
Basicamente, o medicamento faz a reposição hormonal para o correto funcionamento do corpo. A seguir, você entenderá melhor quando utilizar, como o fármaco age no organismo e outras informações sobre a levotiroxina, confira!
A levotiroxina sódica é um medicamento que faz a reposição hormonal do T4 de forma sintética. Ou seja, quando o organismo tem alguma alteração e não consegue produzir a quantidade suficiente do T4, se torna necessária a suplementação.
Isso é importante, pois alterações na tireoide afetam o funcionamento de vários órgãos (coração, rins, fígado, cérebro, entre outros) e do metabolismo como um todo.
Entre as disfunções mais comuns da tireoide, podemos listar:
Nesses dois últimos casos, a levotiroxina sódica é indicada. Bem como para o tratamento de alguns casos de câncer de tireoide. Para isso, é fundamental um acompanhamento adequado com o (a) médico (a) endocrinologista.
Leia também: Médico endocrinologista: o que é, para que serve, o que faz? | MS (minutosaudavel.com.br)
Assim como descrito acima, a levotiroxina faz a reposição hormonal do T4 de maneira sintética, reequilibrando as doses do hormônio no organismo e colaborando para o correto funcionamento do corpo.
O ideal é tomar o comprimido diariamente em jejum, junto a um líquido, e aguardar ao menos 1 hora para fazer qualquer refeição. Para crianças, o comprimido pode ser esmagado, diluído em 10mL de água e ingerido imediatamente.
A posologia da levotiroxina varia de acordo com características de cada paciente, bem como com as dosagens hormonais no organismo. De forma geral, a dosagem se inicia baixa e vai aumentando gradativamente, sendo reajustada até atingir os resultados adequados.
Nesse período de adaptação, é importante a realização de exames de sangue a cada 6 semanas, em média, para monitoramento das doses do hormônio tireoestimulante (TSH) e do T4.
Depois de estabilizado, é importante repetir os exames conforme indicação médica, a cada 6 meses ou 1 ano.
As dosagens mais comuns são de 25mcg, 50mcg, 75mcg e 100mcg. Entretanto, também estão disponíveis comercialmente apresentações de:
A levotiroxina sódica não deve ser utilizada para emagrecimento, pois é um medicamento que afeta o metabolismo como um todo. Quando utilizado sem necessidade, pode trazer diversos prejuízos para a saúde.
Como o equilíbrio acelera o metabolismo, pode levar à perda de peso dos pacientes com hipotireoidismo, mas não costuma passar de 3kg. Por outro lado, pessoas que não têm disfunções na tireoide, quando ingerem o medicamento, além de não terem perda de peso significativa, podem desenvolver hipertireoidismo medicamentoso e diversos problemas.
Na maioria das pessoas, a levotiroxina sódica não desencadeia efeitos colaterais, mas a dosagem inadequada pode estar relacionada a alguns sintomas, como:
Por isso, sempre converse com seu (a) médico (a) para ajustar o tratamento de acordo com suas características específicas.
Pessoas com sensibilidade a qualquer composto do medicamento não devem utilizá-lo. Assim como pessoas com hipertireoidismo, pacientes em recuperação após infarto, casos de tireotoxicose não tratada e suprarrenal descompensada.
O medicamento não tem restrições de faixa etária, podendo ser utilizado por crianças e idosos, de acordo com a orientação médica. Da mesma forma, é um medicamento seguro para gestantes e lactantes, podendo ser utilizado normalmente, seguindo orientações médicas.
Além disso, é importante avaliar as possíveis interações medicamentosas da levotiroxina. O fármaco não deve ser tomado com anticoagulantes orais, antidiabéticos orais e insulina.
Levotiroxina sódica pode ser encontrada em farmácias físicas e online. No Consulta Remédios, além de encontrar os melhores preços, você consegue comprar online ou encontrar quais farmácias perto de você têm o medicamento em estoque.
O preço médio varia de acordo com a dosagem, o laboratório e se é um fármaco de referência, similar ou genérico. Assim, os valores podem variar entre R$5 e R$60* para caixas com 30 comprimidos.
*Valores consultados em dezembro de 2021, podendo sofrer alteração.
Além de poder pesquisar pelo nome do princípio ativo, você pode encontrá-lo comercialmente como:
O uso de qualquer medicamento deve ser receitado pelo (a) médico (a). É fundamental cuidar da saúde e seguir corretamente os tratamentos necessários. Para saber mais sobre a levotiroxina, acesse a bula do medicamento ou converse com o (a) médico (a) ou farmacêutico (a).
Gostou deste conteúdo? Então, siga se mantendo bem informado (a) com conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar aqui no Minuto Saudável!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.