Remédios

Minoxidil: ajuda a tratar a calvície? Qual a forma correta de usar?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 05/10/2021Última atualização: 05/10/2021
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 05/10/2021Última atualização: 05/10/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Quem sofre com a calvície (denominada cientificamente como alopecia androgenética) ou deseja ter uma barba volumosa já deve ter ouvido falar do minoxidil. 

Se não, saiba que esse princípio ativo é um dos mais utilizados em produtos para esse objetivo, mesmo que não seja a finalidade principal do fármaco. Mas porque isso acontece, você só irá descobrir no texto abaixo. Confira!

Para que serve o Minoxidil?

Médica conferindo a pressão arterial de paciente.
O uso principal do minoxidil é por pessoas com hipertensão.

O minoxidil é um medicamento vasodilatador, portanto, ele serve para expandir os vasos sanguíneos, permitindo a melhor circulação sanguínea e, como consequência, auxiliando no transporte de nutrientes e oxigênio por todo o corpo.   

Em função desses benefícios, o minoxidil é indicado para pessoas que têm hipertensão (ou pressão alta), ajudando no controle da doença. Porém, em virtude do princípio ativo provocar como efeito colateral o crescimento dos pelos, o minoxidil passou a ser empregado no tratamento da alopécia androgenética.

Hipertensão

A hipertensão é uma doença sem cura, e provoca como sintomas: dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Segundo a Pfizer, cerca de 38,1 milhões de brasileiros acima dos 18 anos convivem com irregularidade da pressão arterial.

Essa condição pode se manifestar devido a uma série de fatores, sendo as mais comuns a idade e o histórico familiar. Outros aspectos que podem levar ao surgimento da doença ou agravar a situação são: a obesidade, tabagismo, o consumo de sal e álcool em excesso, sedentarismo e estresse. 

Normalmente, o tratamento anti-hipertensivo é baseado em um regime de medicamento diurético e bloqueador beta-adrenérgico, sendo aconselhado que a administração do minoxidil seja feita respeitando esse regime. 

Alopécia androgenética

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a alopecia androgenética refere-se à queda de cabelos em função de uma alteração genética. A condição é tida como comum, e pode afetar homens e mulheres a partir da adolescência (quando os hormônios agem com maior intensidade).  

O principal sintoma é o afinamento dos fios, deixando o cabelo ralo e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto. 

O tratamento da alopecia androgenética é feito com o objetivo de estimular o crescimento de novos fios mais resistentes com minoxidil, assim como impedir a atuação de hormônios responsáveis pela perda de cabelo, com o uso de bloqueadores hormonais.

Entre esses hormônios está a Di-hidrotestosterona, popularmente conhecida como DHT. Esse hormônio é um derivado da testosterona e surge em decorrência da ação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que converte a testosterona em DHT. A DHT se liga aos fios de cabelo, provocando o enfraquecimento e a queda dos fios. 

Vale lembrar que o Minoxidil não possui a capacidade de bloquear a DHT.

Publicidade
Publicidade

Como tomar o medicamento 

De acordo com a bula, a dose usual para o tratamento dos pacientes adultos é de 5 a 40 mg/dia, no entanto pode ser maior caso o (a) médico determine.

Basicamente, o paciente pode ser orientado a tomar apenas uma dose diária ou dividi-la, tomando duas vezes ao dia. 

Sendo assim, é recomendado que a pessoa com a pressão diastólica (medida em posição supina, ou seja, deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados) e necessita reduzir para 30 mmHg, a medicação deve ser utilizada uma vez ao dia. No entanto, se for preciso baixar mais do que 30 mmHg é indicado dividir a dose em duas de forma igual.   

É importante que a resposta individual seja observada atenciosamente para realizar o ajuste de doses. Além disso, o intervalo de ajuste deve ser respeitado (ao mínimo 3 dias). Em situações graves, quando a pressão arterial precisa ser controlada rapidamente, pode haver o aumento de doses a cada 6 horas, mas somente com monitoramento especializado.  

Tratando-se de pacientes com diálise crônica (insuficiência renal crônica) a dose pode ser menor.

Já em crianças, vale salientar que a experiência ainda é limitada, devido a isso podem ser consideradas apenas uma sugestão para o tratamento, sendo fundamental um cuidadoso ajuste individual da dose. 

A faixa usual de tratamento é de 0,25 a 1,0 mg/kg/dia. A dose máxima recomendada é de 50 mg/dia.

O mais adequado é iniciar com 0,2 mg/kg de Minoxidil em dose única diária, que pode ser aumentada de 0,1 a 0,2 mg/kg/dia, com três dias de intervalo, até se atingir o ótimo controle da pressão arterial. 

Porém, vale ressaltar que atualmente existem tratamentos muito mais seguros e eficazes para fazer o controle da pressão arterial.

Efeitos colaterais

Na maioria dos pacientes sob tratamento com o medicamento, observa-se alongamento, espessamento e pigmentação acentuada dos pelos do corpo. O crescimento de pelos é especialmente incômodo para crianças e mulheres, portanto,tais pacientes devem ser adequadamente informados desse efeito antes do início do tratamento com minoxidil.

Alguns pacientes relatam o surgimento de rashes cutâneos (caracterizado pelo surgimento de manchas avermelhadas em todo o corpo ou em uma região específica). Outro ponto é que pessoas que tomam o minoxidil podem apresentar alterações em exames como o eletrocardiograma. 

Se administrado isoladamente, o medicamento pode provocar, em poucos dias, retenção significativa de sal e água, produzindo edema (inchaço).

Como o minoxidil é um vasodilatador, ele pode provocar problemas cardíacos em pacientes propensos, por isso é recomendado que seja associado ao tratamento um agente beta-bloqueador ou outro supressor do sistema nervoso simpático para prevenir ou minimizar tal resposta.

Contraindicações

Minoxidil é contraindicado para pacientes com feocromocitoma (tumor desenvolvido principalmente na região das glândulas adrenais), pois pode estimular a secreção de catecolamina (substâncias hormonais) no tumor através de sua ação anti-hipertensiva.

O medicamento também não é adequado para pacientes com porfiria (grupo de distúrbios causados pelo acúmulo de proteínas usadas na produção de glóbulos vermelhos).

Ademais, não deve ser usado por pacientes com histórico de hipersensibilidade ao minoxidil ou a qualquer componente da fórmula.

Publicidade
Publicidade

Uso do minoxidil para alopécia androgenética

Homem com cálvice que precisa usar minoxidil.
Para recuperar os fios de cabelos é possível aplicar a solução capilar com minoxidil.

Segundo a bula (minoxidil 5%), para usar a solução capilar não é preciso lavar os cabelos antes, no entanto se for desejado lavar, não é indicado o uso de xampu com silicone (que deve ser substituído por um mais suave).

A dose total de 1mL de minoxidil 5% deve ser aplicada no couro cabeludo, sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. 

Vale ressaltar que o minoxidil deve ser aplicado apenas se o cabelo e o couro cabeludo estiverem perfeitamente secos, e é necessário esperar pelo menos quatro horas após a aplicação do minoxidil para lavar os cabelos novamente. 

Se a pele ou couro cabeludo estiverem inflamados, vermelhos, irritados, doloridos ou sob condições como queimaduras solares ou dermatites, a solução capilar de minoxidil 5% não deve ser usada.

O uso de secador de cabelos, géis, cremes ou sprays para os cabelos não diminui o efeito do minoxidil 5%, assim como tinturas ou permanentes também não. 

Mas, a fim de evitar qualquer irritação local, é recomendado que não haja minoxidil no couro cabeludo antes de aplicar qualquer produto químico. Para melhores resultados, aconselha-se que não aplique o minoxidil 5% no mesmo dia em que foi utilizado produtos químicos.

Em quanto tempo o Minoxidil faz efeito?

Segundo a plataforma Consulta Remédios, é necessário no mínimo dois meses de aplicação de minoxidil, duas vezes ao dia, para que se evidencie algum crescimento capilar. 

Porém o período em que serão alcançados os melhores resultados, assim como a quantidade de cabelo que crescerá novamente são questões que variam de pessoa para pessoa.

Uma coisa é fato, tratar a queda de cabelo demanda paciência e disciplina.

Minoxidil faz o cabelo cair?

É previsto em bula como uma reação ao uso da solução capilar de minoxidil, um aumento temporário de perda de cabelo, que normalmente ocorre de duas a seis semanas após o início do tratamento, diminuindo algumas semanas depois.

Esse fenômeno é esperado no início do tratamento e recebe o nome de Shedding capilar.

A reação pode acometer certas pessoas com maior intensidade do que outras, de qualquer modo é importante relatar ao médico especialista e seguir suas orientações.  

Publicidade
Publicidade

Preço e onde comprar

O preço do minoxidil depende da versão (comprimidos, cápsulas ou solução capilar), assim como do fabricante escolhido e quantidade disponível na embalagem. De forma geral, é possível comprar a partir do valor médio de R$38, podendo encontrá-lo até por mais de R$100.

O medicamento é encontrado em farmácias, drogarias ou em plataformas on-line como o Consulta Remédios.


Independentemente da doença, é importante que o minoxidil seja administrado com prescrição médica e que o paciente siga com atenção todas as orientações. 

Se você gostou deste artigo, compartilhe! 

Fontes consultadas

Imagem do profissional Lucas Fustinoni
Este artigo foi escrito por:

Dr. Lucas Fustinoni

CRM/PR: 30155CompletarLeia mais artigos de Dr. Lucas
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade