Uma pesquisa descobriu que espalhar pequenos atos de bondade pode ajudar a reduzir a ansiedade. Os pesquisadores acreditam que as gentilezas também podem trazer mais felicidade e criar uma sensação de pertença social.

Os cientistas contaram com a participação de estudantes universitários que caminharam por cerca de 12 minutos no ambiente da faculdade. Os universitários foram divididos em quatro grupos e estimulados a terem pensamentos diferentes:

  • Grupo 1 – “bondade amorosa”: foram motivados a olharem para as pessoas que encontravam e desejarem felicidade à elas. Em alguns casos, esses desejos foram manifestados em voz alta;
  • Grupo 2- “interconexão”: foram motivados a olharem para as pessoas e pensarem em como estamos conectados uns aos outros. Os estudantes foram instruídos a pensarem que podem ter sonhos, desejos e esperanças similares aos das pessoas que estavam vendo;
  • Grupo 3 – “comparação social descendente”: foram motivados a olharem ao redor e compararem (mais forte, mais bonita, mais inteligente) a si mesmos com as pessoas que estava observando;
  • Grupo 4 – “lado de fora”: foram motivados a olharem para as pessoas e observarem as roupas, os penteados, a maquiagem, a combinação de cores, os acessórios e tatuagens.

Todos os alunos passaram por testes antes e depois do experimento para medir níveis de ansiedade, felicidade, tristeza, estresse e empatia.

Os resultados

Os resultados mostraram que os estudantes que praticaram a técnica da bondade amorosa estavam mais felizes e menos estressados ao final do estudo.

O segundo grupo de estudantes (da técnica de interconexão) se mostraram mais empáticos ao final dos doze minutos.

Tanto os grupos 3 e 4 (comparação e exterior) não mostraram resultados positivos quanto aos níveis das emoções. Pelo contrário, o grupo 3 estava mais depressivo e ansioso ao final da pesquisa. Os cientistas acreditam que isso aconteça porque a comparação está ligada à inveja, ao desapontamento e a raiva que atrapalham o bem-estar.

Os pesquisadores se surpreenderam ao perceber que a técnica da bondade amorosa ajuda a controlar a ansiedade e a tristeza em qualquer qualquer tipo de personalidade.

A pesquisa foi feita na Universidade de Iowa, Estados Unidos e publicada no jornal Journal of Happiness Studies.



Gentileza gera… saúde! A ciência comprovou que desejar o bem pode reduzir a ansiedade. Em caso de dúvidas, aplique a técnica da “bondade amorosa”.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *