A ejaculação precoce costuma gerar dúvidas em muitos homens, sobretudo na época da adolescência. O medo ou receio quanto ao tema, junto com a desinformação, faz com que o ato sexual seja, muitas vezes, carregado de ansiedade.
Índice — neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:
A ejaculação precoce é um assunto que preocupa muitos dos homens. Acredita-se que cerca de 20 a 30% deles sofrem com o problema. A EP ocorre quando o orgasmo vem antes do tempo desejado durante a relação sexual.
É normal que isso aconteça uma, duas vezes, mas quando o problema se torna rotina é necessário ir ao médico.
Acredita-se que um a cada três homens tem a ejaculação precoce, causando desconforto na relação, pois ele fica envergonhado com o seu desempenho e a (o) parceira (o) fica insatisfeita pois não conseguiu chegar ao orgasmo. A ejaculação precoce pode acontecer também durante a masturbação.
A ejaculação precoce pode ser chamada de primária ou secundária.
A primária é relacionada com os problemas identificados durante toda a vida do paciente, e afeta cerca de 65% dos casos de ejaculação precoce. Ainda há a EP a que ocorre antes mesmo da penetração, quase 50% dos homens são afetados com o problema.
A secundária é quando a ejaculação precoce ocorre depois de algum problema ou trauma. Esses problemas podem ser doenças como hipertiroidismo, fimose, hipersensibilidade da glande e também problemas neurológicos, psicológicos ou advindos de medicamentos.
A ejaculação secundária pode surgir, ainda, depois de uma prostatite, uma inflamação que ocorre na próstata. Ao tratar do problema com antibióticos o problema pode ser resolvido, mas se não houver tratamento, a EP pode ser intensificada.
Também é situado como secundária quando ocorre sempre a ejaculação precoce com a mesma pessoa.
Acredita-se que a ejaculação precoce pode ocorrer por alguns motivos, como fatores biológicos, como a diabetes, ou psicológicos.
Os fatores psicológicos são os que mais incomodam, pois se tratam de insegurança na maioria das vezes. Essa insegurança se deve a cobrança que é gerada em cima dos homens desde a primeira relação sexual.
Eles acreditam que precisam desde o início ter um ótimo desempenho para agradar a parceira ou então para provar como são "bons de cama".
Existem dois fatores que podem causar a ejaculação precoce mais facilmente:
Os sintomas mais comuns da ejaculação precoce são:
O médico indicado para a consulta em casos de ejaculação precoce é o urologista ou o psiquiatra. A consulta só vale a pena se os eventos ocorrerem com certa frequência.
Se a ejaculação precoce ocorrer apenas uma ou duas vezes é algo considerado natural, e pode ter como causa o estresse ou outro problema momentâneo.
Os especialistas afirmam que uma ejaculação normal acontece, em média, cinco minutos após o início da penetração. Para a ejaculação ser considerada precoce, ela deve ocorrer entre o primeiro e o segundo minuto de penetração. Ou até mesmo antes da penetração acontecer.
Na consulta médica, o doutor fará uma série de perguntas sobre a relação sexual, sobre a sua ejaculação e até mesmo sobre como está o seu relacionamento, pois muitas vezes os fatores são psicológicos.
Uma outra função do médico é acalmar o paciente, pois muitos homens tem vergonha de assumir o problema. No consultório, o médico é acostumado a atender diversas outras pessoas com o mesmo problema, até porque a ejaculação precoce é algo muito comum.
Para que o diagnóstico seja dado, é necessário realizar um exame físico completo, além da conversa. Exames de sangue podem ser solicitados para que o médico possa avaliar o nível de testosterona na corrente sanguínea do paciente.
O tratamento para ejaculação precoce pode ser feito de diversas formas. É sabido que se os homens devem ter o apoio de suas parceiras (os), pois o lado emocional relaxa e o homem consegue se concentrar mais.
Além disso, é possível que os homens trabalhem outras técnicas que não sejam a penetração, como o sexo oral.
Abaixo, informaremos as técnicas mais conhecidas e praticadas pelos homens que sofrem da ejaculação precoce.
A hipnose foi comprovada como um método efetivo. Estudos dizem que a ejaculação é um ato subconsciente e, diante disso, as sessões de hipnose servem para que a ereção dure mais tempo. Os homens que participam desse tratamento disseram que houve uma melhora significativa depois que começaram o tratamento.
A terapia sexual é o ato de se masturbar um tempo antes da relação sexual, para fazer com que a ereção permaneça por mais tempo durante o sexo. Descobrir outras fontes de prazer, além da penetração, é uma boa forma de garantir um tempo a mais e tirar a pressão do homem.
Esse método consiste em estimular o homem sexualmente até que ele sinta que está quase atingindo o orgasmo. Quando ele sentir isso, a estimulação deve ser interrompida por 30 segundos. Após esse tempo, ela deve ser iniciada novamente. Assim, o orgasmo é retardado até o momento da ejaculação.
A técnica é bem parecida com o método começa e para. Após o estímulo e a sensação de que a ejaculação está próxima, é recomendado parar e apertar suavemente, por vários segundos, a parte final do pênis (onde a glande se encontra com o eixo).
Feito isso, interrompa por 30 segundos e volte a penetração ou a masturbação até que o orgasmo venha. Essa técnica pode ser feita várias vezes e, geralmente, o homem espera sua parceira ou parceiro também atingir o orgasmo para, aí sim, também ejacular.
O último tratamento é feito com medicamentos que prolongam a ejaculação. Antidepressivos podem ser usados, assim como pomadas anestésicas para diminuir a sensibilidade.
Os medicamentos indicados aos pacientes de ejaculação precoce são:
O médico sempre deverá ser consultado antes desses medicamentos serem utilizados. A automedicação pode trazer sérios problemas de saúde aos pacientes. É indicado seguir as instruções que há na bula.
Existem alguns alimentos que podem ajudar no tratamento da ejaculação precoce. Leites, ovos e derivados são indicados, pois podem trazer a sensação de felicidade, causando o relaxamento do corpo.
O espinafre também ajuda, pois é um aliado para combater a ansiedade. O mesmo ocorre com as frutas cítricas que, além de diminuírem a ansiedade, trazem a sensação de bem estar ao corpo inteiro.
Nesse tipo de massagem, o paciente é relaxado e estimulado a controlar a ejaculação. A massagista faz movimentos leves no pênis, no períneo, testículos e em outras regiões erógenas.
Aumentar o tempo das preliminares é uma forma de excitar a mulher e garantir mais tempo na cama, visto que não há penetração. Realizar essa atividade também permite que a mulher atinja o orgasmo mais rapidamente.
Exercitar o músculo do assoalho pélvico, conhecido como PC, é uma outra forma de tratar a ejaculação precoce. O exercício deve ser feito quando for urinar. Ele consiste em tentar interromper o xixi durante 5 segundos. Ao conseguir controlar a urina, é possível também controlar o orgasmo.
Leite de aspargos, cebolas brancas, inhame selvagem, flor da paixão e o chá de cravo são ervas que podem auxiliar no tratamento da EP. Tomar o chá de cravo duas vezes ao dia pode trazer bons resultados.
Há estudos que afirmam que o cigarro, o álcool e também as drogas afetam a ejaculação precoce e a ereção. Diminuindo o consumo de ambos os produtos, pode-se garantir um melhor desempenho do homem.
Atenção!
NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.
Todos os distúrbios ou disfunções do organismo devem ser tratadas e acompanhadas por médicos(as) especialistas. Assim, o tratamento deve sempre consistir em métodos para amenizar o problema.
Uma das possibilidades naturais ou não farmacológicas para resolver ou reforçar o tratamento da ejaculação precoce é por meio do relaxamento ou cuidado com a saúde mental. Isso porque a disfunção está, também, bastante associadas aos fatores emocionais e mentais.
Ter conversas e boa relação com a pessoa parceira, encontrar terapias relaxantes, evitar fazer sexo em dias bastante cansativos (física e mentalmente) podem ser opções eficazes.
Além disso, maneiras de relaxar são bem diversificadas e podem ser feitas em casa, como o uso de chás, massagens e até atividades de lazer.
Os exercícios físicos e a boa alimentação também têm um peso relevante no tratamento.
A ejaculação precoce não traz riscos à saúde, mas a timidez e a complicação na vida à dois podem ocorrer por conta do problema. A EP também pode trazer problemas em relação a fertilidade. Em alguns casos, é preciso fazer tratamento para conseguir engravidar.
Os homens que sofrem da EP devem realizar as técnicas ensinadas acima para que a ejaculação retarde. Se isso não obter efeito, é necessário consultar o psiquiatra ou psicólogo, pois o problema deve ser depressão ou ansiedade.
Uma boa forma de evitar o problema é manter uma relação sincera com a sua dupla, havendo conversas sobre o tema e adequação às técnicas. O problema pode ser diminuído, não há fórmula exata para prevenir a ejaculação precoce, mas há técnicas que podem auxiliar, como:
O Minuto Saudável está sempre disposto a tirar as suas dúvidas que possam surgir a partir da leitura dos nossos artigos. Compartilhe com seus amigos e parentes para que mais pessoas tenham acesso às informações que podem trazer uma melhor qualidade de vida a todos.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.