
Durante a vida, é comum que relacionamentos comecem e terminem. Às vezes, é porque há incompatibilidade de afinidades, por falta de afetividade ou por dezenas de outros fatores.
Muitas vezes, os términos são conturbados, pois, mesmo em relações desgastadas, ainda resta afetividade entre o casal. Mas, mesmo nos términos amigáveis, havendo maturidade das pessoas, os sentimentos podem ser complexos.
Por isso, saber lidar com as mudanças na vida é importante para que o processo seja, de fato, benéfico para as pessoas envolvidas.
Como superar uma separação: dicas para a saúde mental

Não existe uma receita para superar uma separação, mas certamente há dicas que podem ajudar a tornar esse período um pouquinho mais leve. São elas:
Viva suas emoções
É comum sentir um misto de emoções, especialmente negativas, após um término. As emoções sentidas são semelhantes às fases do luto, pois se trata de uma perda significativa. Nesse sentido, reprimir os sentimentos não é uma boa ideia.
Apesar de amigos(as) e familiares pressionarem para você superar logo, ter esse contato genuíno com as emoções negativas é de extrema importância para superá-las. Apenas quando nos permitimos sentir é que podemos regular esses sentimentos.
Por isso, vivencie todas as emoções, por piores que sejam.
Porém, elas não podem durar para sempre: se você está sofrendo há muito tempo por causa de uma separação, é importante buscar ajuda com profissionais da saúde mental.
Desabafe com os amigos
Ter pessoas que gostam de você por perto é fundamental para uma boa recuperação. Ficar só, especialmente após uma separação, pode acabar piorando a sensação de solidão e abandono.
Converse com amigos(as), desabafe e peça conselhos. Isso porque eles(as) podem oferecer uma nova perspectiva, tanto em relação ao antigo relacionamento quanto a outros aspectos da vida.
Aproveite esse tempo também para fazer novas amizades. Conhecer outras pessoas pode te levar a um novo círculo social e até mesmo render novos hobbies e interesses!
Não se culpe
Errar é humano e, por mais que você possa ter errado com o(a) antigo(a) parceiro(a), culpar-se só vai piorar o sofrimento. A verdade é que relacionamentos geralmente terminam por conta de uma combinação de fatores e raramente a culpa é só de uma das partes.
Sendo assim, ficar culpando-se pelos seus erros não é o caminho certo. Aprenda com eles para evitá-los em relacionamentos futuros, mas se lembre que a outra pessoa também tem defeitos e isso pesa na hora do término.
Foque no lado negativo
Ficar lembrando da pessoa após o término é normal e, muitas vezes, inevitável. Até mesmo quem decidiu pelo fim da relação passa por isso. Contudo, pode surgir uma vontade de reatar ao lembrar dos bons momentos.
Por isso, uma das técnicas para superar é focar no lado negativo. Lembre-se dos pontos negativos do relacionamento. Tenha em mente que ele terminou por um motivo e voltar só vai trazer o lado ruim de volta.
Afaste-se completamente
É bacana quando casais mantêm uma boa relação após o término, mas isso raramente acontece, e existe um motivo: manter o contato pode prejudicar o processo de superação.
Se esse é o seu caso, busque afastar-se. Não mantenha contato em redes sociais e resista àquela vontade de dar uma olhada no perfil só pra ver como a pessoa está.
Não se sinta mal por isso. Se o relacionamento terminou e não há bons motivos para manter uma amizade, é melhor que a pessoa fique apenas no passado.
Elimine gatilhos
Afastar-se completamente pode até parecer fácil, mas é preciso também desapegar de presentes e outros itens que a pessoa pode ter deixado com você. Eles servem de gatilhos para lembrar do relacionamento e, na maior parte das vezes, fazem muito mal.
Procure devolver coisas que são da outra pessoa ou apenas se desfaça delas, caso ela não as queira de volta.
Doe para quem precisa, recicle ou, dependendo do objeto, simplesmente jogue fora. O importante é não guardar.
Cuide de si
O autocuidado é um dos pontos chaves para superar muitas coisas, em especial separações. Talvez seja óbvio, mas você é a única pessoa que estará com você todos os dias da sua vida.
Curtir sua própria companhia, amar e valorizar a si mesmo são questões fundamentais para ficar bem. Lembre-se que as suas qualidades continuam aí, mesmo depois do término.
Aproveite esse momento para fazer tudo aquilo que queria fazer, inclusive, avaliando se há algo que deixou ou evitou fazer por estar junto com a outra pessoa.
Lembre-se também de cultivar essa independência se um dia vier a entrar em um novo relacionamento, pois ela faz toda a diferença tanto para a dinâmica de um relacionamento saudável quanto para a superação caso haja um término.
Separação com filhos: como lidar?
Embora separações já sejam complicadas na grande parte das vezes, quando há filhos(as) envolvidos(as), existe uma possibilidade de complicar ainda mais a situação.
Frequentemente, as crianças captam os sentimentos do casal e acabam sofrendo tanto quanto, especialmente quando são pequenas.
Muitas pessoas escolhem continuar em um relacionamento infeliz supondo que os filhos ou filhas vão sofrer mais com a separação.
No entanto, ela pode trazer mais qualidade de vida para toda a família, já que evita brigas e conflitos.
Se os filhos ou filhas são mais velhos(as), conversar francamente é uma boa opção, já que o diálogo será mais maduro.
No entanto, caso precise desabafar, evite fazer isso com filhos(as), visto que podem gerar mágoas e desafetos desnecessários com a outra parte. Lembre-se que quem está se separando é apenas o casal.
Separação com traição
Nem sempre a traição leva ao fim do relacionamento. No entanto, se esse é o caso, a recuperação após o término pode ser um pouco mais lenta e, não raramente, são deixadas marcas profundas.
Nesse caso, é normal ter dificuldade em confiar em outras pessoas e entrar em um novo relacionamento pode até parecer um pesadelo pelo medo de que a traição se repita.
Por isso, é importante lembrar que a traição foi uma falha alheia e não sua, o que significa que é possível encontrar um novo relacionamento sem vivenciar essa situação novamente.
Não tenha pressa para encontrar um novo amor a fim de superar a traição. Primeiro porque você pode ainda não ter superado o antigo, o que já traz problemas para iniciar uma nova relação.
Em segundo lugar, de nada adianta estar com uma nova pessoa, por mais confiável que ela seja, sendo assombrado pelo fantasma da traição passada. Dê tempo ao tempo e espere a ferida curar-se antes de se envolver novamente com outro alguém.
Quando ainda há amor: como se separar?
Às vezes, a separação acontece por motivos de força maior, como uma mudança de cidade ou a pessoa faz mais mal do que bem, chegando a ser abusiva. Nesses casos, quando as duas pessoas ainda se amam, a sensação pode ser de muita injustiça do universo, mas é possível superar.
Infelizmente, em alguns desses casos sobram principalmente as memórias boas, aumentando muito a vontade de reatar na primeira oportunidade. Portanto, é de extrema importância se afastar completamente da pessoa quando ainda há muito apego.
Exclua a pessoa das redes sociais, bloqueie se for necessário, evite acompanhar novidades.
Afaste-se dos amigos da pessoa e aproxime-se mais dos seus próprios amigos(as), pois isso vai ajudar bastante a reconectar-se com a sua vida e deixar de lado a vida que levava antes.
Caso você tenha passado por um relacionamento abusivo e tem dificuldades para esquecer a pessoa, lembre-se das coisas ruins que a pessoa fazia que te levaram ao término em primeiro lugar. Você não quer isso de novo para você, não é mesmo? O segredo, nesses casos, é focar no lado negativo.
Separação traumática: como superar?
Vez ou outra, a separação pode ser traumática, especialmente quando ocorre de maneira inesperada. Não é precedida por brigas ou desentendimentos, o amor ainda parece estar no ar e tudo parece ir bem, até que, de repente, o relacionamento acaba.
Também pode acontecer de uma das partes não aceitar o fim do relacionamento e fazer de tudo para tentar reconquistar a outra pessoa, incluindo chantagem emocional. Tudo isso sem falar nos relacionamentos que já são abusivos desde o começo.
Esses casos geralmente causam muito estresse, sensação de culpa, sensação de impotência, entre outros. O estrago emocional é tão grande que, não raramente, é preciso ajuda de profissionais da saúde mental.
Se você passou por algum relacionamento que deixou marcas tão profundas, não hesite em procurar ajuda! Nem sempre é possível superar tudo sozinho(a) e, com a ajuda profissional, você não apenas pode superar o término como também tratar as feridas deixadas por esse relacionamento.
Dicas para um relacionamento saudável
Um relacionamento saudável envolve, principalmente, respeito. E esse respeito não é apenas pelo companheiro, mas por si mesmo(a) também.
O autocuidado deve vir acima de tudo e, quando você sabe que algo pode gerar mágoas na outra pessoa, seja sincero(a). Caso contrário, por mais que você respeite a si e às suas vontades, não estará respeitando a relação.
É importante lembrar que algumas formas de apego não são saudáveis, especialmente quando causam dependência ou ciúmes exagerados.
Se você sofre com algum problema assim, é interessante buscar ajuda profissional para resolver isso antes de se relacionar com outra pessoa.
Os relacionamentos são um processo importante da vida das pessoas. Eles envolvem intimidade e afetividade, mas que nem sempre são eternos. Quando há necessidade de romper uma relação, uma série de sentimentos podem tornar essa decisão sofrida e conturbada.
Por isso, é sempre importante aprender a lidar bem com as mudanças, mantendo o bem-estar e preservando a saúde mental. Leia mais dicas e informações no Minuto Saudável!