Saúde

Como clarear as axilas: saiba quais são os tratamentos possíveis!

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Um problema estético muito relatado é o aparecimento de manchas escuras em algumas regiões do corpo, como a virilha e as axilas. 

Normalmente, algumas pessoas  não sabem qual é a verdadeira motivação da alteração na pele, por isso  não conseguem tratar da forma correta para uniformizar o tom da derme  novamente. Mas, afinal, como clarear as axilas?

Por isso, neste  texto, o Minuto Saudável irá esclarecer suas dúvidas a respeito da pigmentação escura das axilas e quais são as formas de tratamento para elas. Confira!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Por que as axilas ficam escuras? 
  2. O que os dermatologistas indicam para clarear as axilas?
  3. Bicarbonato ajuda a clarear as axilas?
  4. Pode usar limão para clarear as axilas?
  5. Dicas para clarear as axilas em casa
  6. Depilação a laser ajuda a clarear as axilas?

Por que as axilas ficam escuras? 

Pote com cera quente para depilção das axilas.
A depilação com cera quente é uma das responsáveis pelo escurecimento das axilas.

Em geral, as axilas ficam escuras devido a algumas ações comuns do dia a dia, mas  que acabam sendo prejudiciais à pele, desencadeando um processo inflamatório que tem como resultado o escurecimento da área afetada. 

Normalmente, os  hábitos que provocam inflamação são:

  • Uso de roupas apertadas: aqueles(as) que usam diariamente camisetas ou blusas muito apertadas, podem ter axilas escuras, já que a peça cria atrito com a pele, provocando irritação que, consequentemente, ocasiona as  manchas escuras na região das axilas.  
  • Desodorantes com álcool: pessoas com a pele mais sensível podem ter axilas escuras devido ao uso de antitranspirantes que contêm álcool em sua formulação, visto que essa substância, quando em contato com a pele, pode causar  irritação. 
  • Depilação com lâmina ou cera: quem remove os pelos das axilas com o uso de lâminas ou por meio da cera (em especial a quente) tem maiores chances de ter axilas escuras, já que esses dois métodos de depilação agridem a pele, podendo causar foliculite (infecção na raiz do pelo), o que resulta  em manchas escuras. 
  • Higienização incorreta: a região das axilas está mais suscetível à proliferação de agentes infecciosos, como bactérias e fungos, por isso, se após o banho a área não for secada adequadamente, isso irá propiciar  o ambiente perfeito para esses micro-organismos, que por sua vez, causam manchas, irritação e mau cheiro nas axilas.  

Por isso , para reverter o quadro, é indicado procurar um profissional, como um(a) dermatologista , que irá identificar quais desses hábitos estão  influenciando na pigmentação escura das axilas, podendo ser evitado  ou substituído na rotina.

Desodorante pode escurecer as axilas?

Sim, pelo fato de  algumas pessoas terem maior sensibilidade a cosméticos, certos desodorantes podem desencadear um processo inflamatório na pele, que tem como  consequência a pigmentação escura das axilas.

Dessa forma, é indicado que indivíduos  com a pele mais sensível, busquem por antitranspirantes sem álcool na formulação, visto que produtos que contêm  essa substância, quando entram em contato com as axilas, causam irritação.  

Por isso, é importante dar prioridade ao uso de desodorantes livres de álcool, hipoalergênicos  e com componentes que promovem a hidratação da pele, fazendo com que o escurecimento das axilas seja evitado. 

O que os dermatologistas indicam para clarear as axilas?

Mulher com axilas escuras em uma sala de tratamento estético.
Ir a uma clinica de estética segura e realizar sessões de depilação a laser, é uma das melhores formas de clarear manchas nas axilas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica três formas de tratamento consideradas eficazes para clarear as axilas, são eles:

Dermocosméticos

Pelo fato de  conter substâncias ativas em sua composição (como ácido ascórbico, retinoico e kójico), capazes de promover a regeneração celular e uniformizar o tom da pele, os dermocosméticos são excelentes opções para clarear as axilas.

É possível encontrar esses produtos em diferentes formatos, como creme, serum, gel e loção. O preço* varia de acordo com os componentes  utilizados na formulação.   

Algumas opções são: 

*Preços consultados em março de 2021. Os valores podem sofrer alterações. 

Peelings 

Realizado em clínicas estéticas, o peeling é uma forma de clarear as axilas com uso de componentes físicos, vegetais, raio laser ou substâncias químicas, como os ácidos. 

Esse método provoca o rejuvenescimento da pele, por meio da remoção de sua camada externa, fazendo com que ocorra a renovação do tecido celular por consequência, a derme fica  mais firme e uniforme. 

O peeling é contraindicado para gestantes, pessoas que tenham realizado tratamento dermatológico nos últimos 6 meses (como o uso de isotretinoína, para acne) e aqueles que fazem uso de medicação que pode causar inflamação ou atrapalhar a reconstrução do tecido da pele. 

Vale destacar que devido às diferentes formas de realizar o peeling, que variam de acordo com a profundidade (baixa, média, alta) e método escolhido (laser, físico, químico), é necessário buscar um(a) dermatologista antes de marcar o tratamento para clarear as axilas.

Certas pessoas podem ser mais sensíveis a alguma das formas do procedimento e ter complicações após fazê-lo. Portanto, consulte um profissional para ajudar a escolher a melhor forma de realizar  o peeling, para garantir que não ocorra nenhuma complicação à  saúde

Depilação a laser

A depilação a laser também é uma boa opção  para quem deseja clarear as axilas visto que, por meio desse método, é possível retirar da rotina outras formas de depilação que prejudicam a pele e acabam provocando a pigmentação escurecida das axilas — como é o caso da depilação com lâmina, cera (quente e fria) e cremes. 

Além disso, o laser ajuda a estimular a produção de colágeno pelo organismo, melhorando a firmeza da pele e tonificando a região.

Pessoas que têm pele clara e pelos escuros são as mais beneficiadas com a depilação a laser, já que a luz emitida pelo aparelho é atraída pela melanina (conjuntos de compostos responsáveis pela pigmentação da pele). Sendo assim, o contraste ocasionado pela tonalidade clara da pele e a forte coloração do pelo irá permitir que a luz não se disperse, facilitando a remoção por completo.

Por isso, é contraindicado  realizar a depilação a laser com a pele bronzeada, já que aumentam as chances da dispersão das luzes emitidas, o que diminui  a eficiência do  resultado e causa queimaduras na pele.

Ademais, a depilação a laser nas axilas também não deve ser feita por aqueles que têm doenças na região, como micose, herpes e impetigo, pois pode agravar o quadro. 

Bicarbonato ajuda a clarear as axilas?

Não há nenhuma comprovação científica que confirme a eficiência do bicarbonato de sódio para clarear as axilas. No entanto, muitas pessoas relatam que após utilizarem a mistura com bicarbonato e água, conseguiram obter resultados no processo de despigmentação das axilas. 

Isso se explica devido a essa solução aquosa servir como um esfoliante, o que ajuda  a remover as células mortas da pele, promovendo  o clareamento das axilas. 

Embora os resultados possam ser satisfatórios, é necessário ter cuidado com o uso de bicarbonato de sódio, pois caso seja aplicado em altas dosagens e frequentemente, por um longo período, pode provocar efeitos colaterais, como irritação, vermelhidão e coceira. 

Isso acaba por agravar ainda mais o escurecimento das axilas, o que pode ocasionar outros problemas de pele.  

Sendo assim, para evitar efeitos indesejados, é melhor optar por dermocosméticos testados e  com ação clareadora. 

Pode usar limão para clarear as axilas?

O limão também é uma das substâncias polêmicas em relação ao efeito de clareamento das axilas. Pois, ainda que muitas pessoas obtenham resultados significativos utilizando essa fruta, há divergências a respeito da segurança desse recurso. 

O limão contém componentes ácidos que quando entram em contato com a pele, conseguem clarear manchas. No entanto, se for utilizado em excesso ou aplicado em locais sensíveis, pode provocar inflamação e irritação na pele, o que causa sintomas como vermelhidão e coceira. 

Além disso, se ocorrer exposição do indivíduo ao sol logo após passar o limão na pele, irá acontecer uma reação química entre o ácido ascórbico e cítrico com os raios solares, resultando no aparecimento de manchas escuras na pele. 

Dessa forma, é necessário cuidado ao utilizar limão para clarear as axilas, sendo mais indicado a aplicação de produtos que contenham substâncias ativas do limão, que atuam no clareamento da pele, porém que proporcionam o efeito sem riscos à derme . 

https://minutosaudavel.com.br/perigos-das-receitas-caseiras/

Dicas para clarear as axilas em casa

Óleos hidratantes e esfoliante natural para axilas escuras em cima de uma mesa de madeira verde.
Esfoliar e hidratar as axilas frequentemente ajuda a clarear as axilas e evitar manchas futuras na região.

Algumas dicas que podem ser realizadas para clarear as axilas em casa são adotar uma rotina de cuidados com a região, como por exemplo:

Limpeza — as axilas necessitam de uma higienização adequada diariamente, pois é uma área suscetível à proliferação de bactérias e fungos que causam doenças na pele. Por isso, durante a limpeza das axilas, pode ser utilizado sabonete com ação clareadora, que além de ajudar na prevenção de doenças, auxilia no clareamento das  axilas. 

Esfoliação realizar com frequência (de 2 a 3 vezes por semana) esfoliação nas axilas promove a regeneração do tecido da pele, fazendo com que células mortas sejam removidas para dar espaço a novas que são mais firmes e uniformes. Por isso, aplicar esfoliantes à base de substâncias ativas com ação clareadora é uma boa alternativa para clarear a região.

Hidratação hidratar a pele diariamente também é uma forma de amenizar a coloração escura das axilas, visto que devido a alguns hábitos como depilação, uso de roupas apertadas e aplicação de desodorantes, agridem a pele e causam manchas escuras na região, por isso repor nutrientes importantes, como a vitamina C e A, ajuda a reverter a situação e a clarear as axilas. 

Proteção solar — as axilas, assim como todo o corpo, está exposto ao sol diariamente, sendo assim, também está suscetível aos danos causados pela incidência dos raios solares na região, como manchas escuras. Por isso, aplicar protetor solar nas axilas ajuda a amenizar os efeitos nocivos do sol e a evitar o escurecimento da área.  

Depilação a laser ajuda a clarear as axilas?

Sim, a depilação a laser ajuda a clarear as axilas, pois é capaz de remover por completo os pelos do local sem provocar coceira, irritação e inflamação na pele — reações estas, responsáveis pelo escurecimento das axilas. 

Tendo em vista todos esses fatores,, a melhor opção parece ser  adotar a depilação a laser e eliminar da rotina o uso de lâminas, cera ou cremes para depilação, visto que, muitas vezes, são eles os causadores principais da pigmentação escura das axilas. 

Vale lembrar  que para obter o efeito desejado é importante escolher uma clínica especializada para realizar o procedimento. 


Cuidar da derme é muito importante, já que esse órgão reveste e protege todo o nosso corpo. Por isso, adotar hábitos benéficos à pele é uma excelente forma de mantê-la saudável e  prevenir o aparecimento de inflamações e infecções que mancham a pele. 

Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para mais artigos como esse!

Fontes Consultadas:

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade