O que é eczema?

Processo crônico ou agudo de inflamação da pele, o eczema apresenta-se em manchas avermelhadas com pequenas bolhas e, apesar de prevalecer em algumas partes do corpo, como nas mãos e no rosto, a doença também pode se apresentar no corpo todo. Mesmo sendo considerada como uma desordem genética, o eczema não é contagioso.

Quando se tem um eczema, os óleos que nossa pele produz não são suficientes e, por isso, a pele torna-se seca, dura e pode apresentar algumas crostas e coceiras também, o que acaba confundindo com outras doenças que apresentam sintomas parecidos.

Índice — Neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. O que é eczema?
  2. Quais são os tipos de eczema?
  3. Quais são as causas do eczema?
  4. Posso me prevenir do eczema?
  5. Quais são os sintomas do eczema?
  6. Em qual especialista devo ir em caso de eczema?
  7. Eczema tem cura?
  8. Qual o tratamento para eczema?

Quais são os tipos de eczema?

Pode-se distinguir o eczema em dois tipos: o eczema de contato e o eczema atópico. A irritação do primeiro tipo é causado por agentes irritantes, como sabonetes, joias e cosmésticos. Já o segundo tipo é desenvolvido no início da infância e é mais comum aparecer em quem já possui um histórico da doença na família.

Eczema de contato

É estimado que 2% a 6% da população possui esse tipo de eczema que, como explicado acima, é causado por diversos agentes irritantes que ficam em contato constante com a nossa pele. O eczema de contato é de foro alérgico e não é contagioso.

É importante ressaltar que na fase de sensibilização, isto é, logo no início que há o contato, não há manifestação da doença, mas após alguns contatos, ela pode se desenvolver.

Eczema atópico

Dermatose mais frequente em crianças, o eczema atópico é uma doença crônica, que causa muita coceira e evolui por crises. De origem hereditária, esse tipo de eczema não possui uma causa concreta e não é contagiosa.

Quais são as causas do eczema?

As causas da doença não são totalmente esclarecidas, mas sabe-se que o fator genético influencia no tipo atópico e substâncias irritantes influenciam no tipo de contato.

As pessoas predispostas a essa doença acabam sofrendo com a inflamação da pele e precisam se adaptar a convivência com essa situação que desencadeia sem mais nem menos. Alguns casos são mais controláveis que outros, mas o devido tratamento ajuda a espaçar as crises e a minimizar os sintomas.


Posso me prevenir do eczema?

A prevenção não só pode como deve ser feita. E, para isso, é muito simples. Basta seguir essas dicas abaixo:

  • Ao invés de coçar a pele, em casos de coceira, esfregue-a;
  • Durma adequadamente, assim você consegue reduzir o estresse;
  • A hidratação da pele é fundamental;
  • Evite contato direto com substâncias irritantes, como produtos de limpeza.

Quais são os sintomas do eczema?

Os sintomas da doença variam de acordo com o seu tipo (contato ou atópico) e da sua frequência (agudo ou crônico). Alguns sinais da doença são:

  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Bolhas;
  • Inchaço;
  • Descamação;
  • Crostas;
  • Feridas;
  • Após inúmeras coceiras, a pele pode se tornar escura e grossa.

Em qual especialista devo ir em caso de eczema?

A área de conhecimento sobre prevenção e tratamento de doenças de pele é a dermatologia. Portanto, ao constatar sintomas de eczema em você ou em alguém de sua família, vá direto ao seu dermatologista, para que ele possa averiguar o fato e realizar o diagnóstico correto.

Eczema tem cura?

Não há nenhuma cura simples ainda para os dois tipos de eczema, mas várias medidas para aliviar os sintomas existem e vão desde remédios caseiros até tratamentos com medicamentos que o seu dermatologista irá indicar.

Qual o tratamento para eczema?

A ajuda médica é fundamental para descobrir qual é a causa do eczema e, assim, poder ajudar no tratamento. São vários tipos de tratamento e, entre eles, constam:

  • Pomadas hidratantes ou óleos de banho;
  • Pomadas ou loções a base de ureia;
  • Antissépticos são indicados para eczemas agudos;
  • Anti-histamínicos por via oral;
  • Corticóides tópicos, como o acetato de hidrocortisona e o propionato de clobetasol;
  • Imunomoduladores, como primecrolimus e tracolimus;
  • Fototerapia através de luz ultravioleta ou UVB.

Antes de fazer o uso de qualquer medicamento, consulte o seu dermatologista. Ele saberá te indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.

Tratamentos caseiros para o eczema

Além dos tratamentos acima, também há várias receitas caseiras para ajudar na cura do eczema. São elas:

  • Solução de cânfora (indicada para coceiras);
  • Cápsulas de zinco (ajudam na inflamação da lesão);
  • Suco de tomate;
  • Usar roupas de algodão;
  • Aplicação de aloe vera em cima das lesões.

Atenção! 

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.


Caso tenha mais alguma dúvida sobre eczema, pode perguntar pra gente. Estamos aqui para ajudar você sempre!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

15 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. hoje faz quatro dias que tenho quatro dias pegou os dois peitos a pele toda dos peito dos dois peitos dos dois a pele toda e toda vermelha é eczema

  2. Boa noite tenho essa doença manchas na pele e corça pra caramba fica vermelhão meu corpo todinho cheguei a começa um tratamento mais parei mais continuo tomando os remédios q a médica passo quando paro de toma começa tudo dinovo

    1. Olá!

      Ao sinal de qualquer sintoma suspeito, é importante procurar ajuda médica imediatamente. Recomendamos que busque o auxílio de um profissional de saúde, pois apenas ele está apto para fornecer um diagnóstico preciso de acordo com suas condições de saúde.

  3. Orientação rápida e objetiva e completa, com começo, meio e fim. Parabéns. Grato. Foi bastante útil.

    1. Olá Thais!

      As causas do eczema não são totalmente esclarecidas pela medicina e não há estudos que indiquem uma relação entre picada de inseto e a inflamação. Porém, existem alguns gatilhos que podem provocar um surto ou piorar o quadro, como o estresse, pele seca e certas substâncias (fumaça do cigarro, perfumes, poeira, maquiagem, cloro etc.).

  4. Tenho a Dermatite Atópica, desde a adolescência.
    Hoje com 29 anos, ainda sofro com as lesões que são bem desconfortáveis.
    Mas aprendi o que posso e não posso fazer.
    Produtos e limpeza como descrito acima, desencadeia uma crise, por que irrita bastante a pele.
    Stress também, percebo que o meu estado psicológico influência bastante.
    E quando não posso mais controlar, uso a pomada em creme Propianato de Clobetasol, que em 1 ou 2 dias, desaparece com os sintomas.

  5. A dermatologista primeiro receitou pomada de corticóide. Não fez efeito. Agora receitou TRAFIC. Penso que deveria haver algum exame clínico ( coleta de material do local afetado) ou ambulatorial ( sangue, por ex) para fechar o diagnóstico. É muito estressante sentir coceira e ficarem chutando o que pode ser.

  6. Estou desesperada tenho e ecizema pelo corpo todo sinto muita comichão não sei Lais o k fazer

  7. Ola !me chamo Neide e tive eczema mamilar de 84 até 2005 quando realmente veio o diagnostico foi dificil saber que ja estava avançado e que não haveria cura, e sai do hospital das clinicas pela medicina desenganada pela medicina.
    Mas Deus fez o meu milagre ,naquele mesmo ano fuu curada,e não tomo nenhum remédio.
    Sofri muito gastei toda minha fortuna e bens que eu tinha gastei com medicos e renedios tratamentos produtos manipulado. Hoje falo com toda convicção Deus me curou sem me covrar nada só precisei usar a fé e crer que Deus existe que nos dias chamados hoje aindavopera pequenos e grandes milagres.
    Hoje eu não perco uma oportunidade de dá este testemunho aonde posso afirmar Deus cura” ressuscita, liberra e lwva o homem para o céu.
    Deus os abençoe.

  8. Bom dia
    Por favor me ajude, estou com problema nas mãos,pois já fui para dermatologista fiz vários exames e até agora não resolveu nada. Gostaria de saber o que pode ser. As pontas do dedos começam a ficar grossa inchada e depois corta e doe muito e às vezes se sai sangue. Eu já não sei o que fazer. Disseram que é alergia de contato já evitei vai coisas e não fico boa. Só uns dias e depois começa tudo de novo.
    Aguardo retorno .
    Muito obrigada.
    Lenizete carla

    1. Olá, Lenizete.
      É necessário realizar avaliações médicas para determinar o correto diagnóstico.
      As alergias de contato podem ter causas diversas. Por isso, é importante buscar orientação dermatológica para descobrir qual o fator que desencadeia a alergia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *