O leite humano é considerado o melhor alimento para o bebê recém-nascido. Ele é suficiente para suprir todos os nutrientes necessários durante os primeiros 6 meses de vida.

Mas antes que esse leite comece a ser produzido pela mãe, o colostro começa a dar sinal, já no final da gravidez. Ele será o responsável por transmitir os primeiros nutrientes para o bebê.

Sua composição é rica em nutrientes essenciais que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do bebê, assim como para a maturação de seu sistema digestivo e intestinal.

Os inúmeros benefícios do colostro para o organismo infantil incluem aspectos imunológicos que podem prevenir doenças futuras.

O que é colostro?

O colostro é o leite produzido pela mãe ainda no final da gestação e é secretado nos primeiros dias após o parto, até cerca de 7 dias após o nascimento do bebê.

Ele é produzido em pequena quantidade pelo organismo da mãe, podendo variar entre 2mL a 20mL por mamada nos 3 primeiros dias. Essa quantidade é proporcional à capacidade gástrica do bebê recém-nascido.

No entanto, essa quantia pode variar de acordo com cada organismo, pois mulheres que já amamentaram costumam produzi-lo com mais facilidade.

O colostro contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, que é aquele que será produzido em seguida. Se comparado ao leite maduro, ele também é mais viscoso e possui maior concentração de minerais e vitaminas.


Além disso, o colostro é rico em células de defesa, sendo portanto fundamental para a imunologia do recém-nascido, que recebe as defesas através do leite materno, pois seu sistema imunológico ainda não está completo.

Confira na tabela abaixo, a composição do colostro, a cada 100mL, conforme o Ministério da Saúde:

Bebê nascido entre 37 a 41 semanas de gestação (a termo):

  • Calorias: 45kcal;
  • Lipídios: 1,8g;
  • Proteínas: 1,9g;
  • Lactose: 1,9g.

Bebê nascido antes das 37 semanas de gestação (pré-termo)

  • Calorias: 58kcal;
  • Lipídios: 3g;
  • Proteínas: 2,1g;
  • Lactose: 5g.

Quais os benefícios do colostro para o recém-nascido?

O colostro é o alimento ideal para o recém-nascido. Ele é rico em proteínas e nutrientes que estimulam o desenvolvimento do bebê, além de ser fundamental para seu sistema imunológico.

Confira a seguir os principais benefícios do colostro para o recém-nascido:

Combate infecções

No colostro estão presentes grandes quantidades de glóbulos brancos, anticorpos que protegem o organismo contra infecções e ajudam o bebê a desenvolver sua própria defesa.

Quando o bebê nasce, não tem mais a proteção do interior do útero da mãe. Por isso, os anticorpos presentes no colostro ajudam a preparar seu organismo para o meio externo. 

Ajuda no funcionamento do intestino do bebê

Os anticorpos presentes no colostro além de ajudar a prevenir doenças no bebê, ainda revestem seu muco intestinal. Essa secreção gelatinosa, produzida pelo intestino, lubrifica e protege o trato das fezes facilitando a evacuação.

O colostro também tem efeito de laxante no recém-nascido, fazendo com que ele evacue com frequência. Isso ajuda na limpeza dos intestinos de tudo o que foi ingerido ainda no ventre da mãe e que poderia fazer mal a ele.

Os probióticos contidos no colostro estimulam o desenvolvimento das bactérias “boas” no intestino do bebê e equilibram a flora intestinal exercendo um efeito benéfico para a saúde. 

Fornece vitaminas e minerais ao bebê

O betacaroteno e vitamina A presentes no colostro são importantes para a visão do bebê e previnem contra as degenerações oculares e catarata.

Em geral, o recém-nascido nasce com baixas reservas de vitamina A e o colostro ajuda a compensar essa deficiência.

Ele também é rico em minerais como o magnésio e cobre, que ajudam no funcionamento do coração, reforçam os ossos do bebê e também ajudam a desenvolver o sistema imunológico. 

Há ainda o zinco, que ajuda no desenvolvimento do cérebro do recém-nascido. Por essa razão há cerca de quatro vezes mais zinco nele do que no leite maduro.

Quando começa a sair o colostro? 

O colostro começa a ser produzido pela mulher por volta do último trimestre da gestação (25 a 42 semanas). Nessa fase, os hormônios responsáveis pela produção do leite (prolactina e lactogênio) já estão em ação. Ele pode começar a vazar no final da gestação e em alguns casos não dá sinal antes do parto.

Essas variações são normais e acontecem de acordo com cada organismo. Após o nascimento do bebê, a produção do colostro aumenta durante cerca de uma semana, que é o tempo necessário para nutrir o recém-nascido.

A duração do período de colostro não é bem definida devido à grande variação de mãe para mãe. Alguns especialistas consideram como colostro o leite produzido do primeiro ao quinto dia pós-parto. 

Por volta de 5 dias após o parto, o colostro começa a sofrer alterações para posteriormente tornar-se o leite maduro, que servirá de alimento para o bebê durante todo o período de amamentação.

Qual é a cor do colostro?

O colostro é um líquido de coloração amarelada e muitas vezes quase alaranjada. Isso acontece devido ao elevado teor de betacaroteno em sua composição, um pigmento antioxidante que protege as células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres. A consistência dele costuma ser espessa e pegajosa. 

Ele não se parece muito com o leite que será produzido posteriormente pela mãe. O colostro tem um sabor salgado, pois contém potássio e sódio em sua composição.

Sair colostro é sinal de parto?

Nem sempre que sai colostro do seio da gestante quer dizer que é um sinal de parto. É muito normal vazar líquido e secreção dos seios durante a gravidez. 

Em algumas mulheres, o colostro vaza bastante antes do parto, já em outras ele pode nem dar sinal. Vale ressaltar que as relações sexuais durante a gestação podem estimular esse vazamento. 


Esperamos ter conseguido sanar as principais dúvidas sobre o colostro, que é tão importante para o recém-nascido.

Você tem mais alguma dúvida que não mencionamos aqui? Conta pra nós nos comentários. 

Continue acompanhando o Minuto Saudável para saber mais sobre gestação, amamentação e saúde. 

Fontes consultadas


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *